Persiana para sala: Saiba como escolher a correta!

Persiana para sala: Saiba como escolher a correta!

Se você está decorando ou mudando a decoração da casa e já sabe que prefere colocar uma persiana para sala ao invés de colocar uma cortina, esse texto é pra você. A sala é o centro da casa e apesar de a persiana pode sair um pouco mais cara que as cortinas, ela pode deixar o ambiente mais moderno e elegante, e dar a privacidade e o aconchego que você precisa para receber os seus amigos e familiares.

Além disso, a persiana fica muito melhor em ambientes pequenos, já que não ocupa muito espaço e não faz muito volume. Veja outras vantagens de usar persiana para sala, que modelos escolher e inspire-se!

Persiana para sala de jantar

A persiana pode vedar completamente ou parcialmente a iluminação externa e também tem uma função térmica, ajudando a bloquear a entrada de calor e frio. Atualmente podemos encontrar persianas em vários tipos de tecidos, cores e padrões. A seguir falaremos dos modelos mais comuns de persiana para você escolher o que combina mais com a decoração da sua sala de jantar.

A persiana romana (modelo que tem gomos que são recolhidos um a um) é mais aconselhável para o quarto do casal, já que deixa o ambiente mais romântico, mas também é muito usado para sala de jantar.

Você também pode optar por uma persiana vertical do tipo silhouette, que junta funcionalidade e sofisticação, com lâminas horizontais que parecem flutuar entre as lâminas transparentes, levando elegância ao ambiente.

persiana para sala

Persiana rolô na sala de jantar

A persiana rolô é o modelo mais usado quando o objetivo é escurecer totalmente o ambiente, e pode também ser usada como um blackout (ou blecaute, em português) por trás da cortina tradicional, de tecido.

Funciona como um painel inteiro ao invés de ter lâminas, como os outros modelos de persiana, e o seu recolhimento é vertical, ou seja, quando você gira a vareta lateral, ela sobe e fica na altura que você desejar, para entrar mais ou menos luz externa.

A persiana rolô na sala de jantar possibilita um almoço ou ver filmes sem a claridade ou o calor do sol.

Como escolher uma persiana para sala de jantar

Existem várias opções de persianas, e geralmente elas se diferenciam pela direção, pelos materiais e tamanho das lâminas. Veja alguns dos principais modelos a seguir:

  • Veneziana ou persiana horizontal: é o modelo mais comum, formado por lâminas horizontais mais finas, que podem ser de plástico, metal ou madeira (nas cores branca, preta e em várias cores de madeira mesmo).
  • Persiana vertical: as lâminas deste tipo de persiana são posicionadas verticalmente, com recolhimento lateral ou bilateral (indo uma parte para cada lado). Além dos materiais mais comuns como o plástico e o metal, as placas também podem ser feitas em tecido. A persiana vertical também pode ser fixa, tendo apenas o mecanismo de regulação para a inclinação das lâminas.
  • Persiana rolô: Também é chamada de cortina de rolo e não possui lâminas, e sim um painel, geralmente feito de tecido que pode ou não ser blackout (ou blecaute), com recolhimento vertical. É uma ótima opção para janelas amplas e com muita luminosidade, principalmente se você optar pela tela solar.
  • Persiana romana: Tem um design mais clássico, com folhas de tecido, madeira ou fibras naturais com cerca de 20cm cada, e recolhimento vertical. É um modelo bem elegante e que transmite uma sensação de limpeza, organização e sofisticação, perfeitos para salas modernas e minimalistas.

Quanto custa colocar persiana para sala?

Os preços podem variar de acordo com o modelo da persiana, assim como o tamanho e o material dela, mas além disso, você também precisa considerar a sua necessidade (calor e luz), o estilo da sua casa e a manutenção que ela exigirá na hora de escolher uma persiana para sala de jantar.

Para todos os modelos que citamos, o recomendado é tirar o pó com um espanador ou pano seco uma vez por semana, e a cada duas semanas, limpar a persiana com o aspirador de pó, de preferência com aquele bocal de escova. Caso o material da persiana aceite o uso de água (como o PVC), você pode usar uma esponja levemente umedecida com sabão neutro. Peças de tecido natural ou sintético pedem uma limpeza mais profunda, que deve ser feita por empresas especializadas pelo menos uma vez ao ano.

Veja mais opções de persiana para sala abaixo:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *