Quarto planejado: Saiba porque você precisa de um

Quarto planejado: Saiba porque você precisa de um

Ter um quarto planejado por muito tempo foi um sonho distante, já que era um produto caro e que não cabia na realidade das famílias de classe C, mas hoje em dia é possível otimizar o espaço do seu quarto com móveis feitos sob medida sem gastar muito.

Dependendo da empresa que você contratar para fazer o seu projeto, você também pode ter um quarto com design exclusivo, de acordo com a sua idade, personalidade e orçamento.

Veja nesse artigo as vantagens de um quarto planejado, quanto custa e algumas idéias para você se inspirar.

Vantagens de um quarto planejado

A maior vantagem de um quarto planejado é poder escolher o material, a cor e o modelo dos móveis, como vai ser o puxador das portas e gavetas, a quantidade de prateleiras e portas, e poder deixar tudo com a sua cara. Isso pode ser mais caro que comprar móveis prontos em lojas ou mandar fazer numa marcenaria, mas vale a pena porque um quarto planejado permite otimizar o espaço que você tem de forma organizada e bonita, de acordo com as suas necessidades.

Se você tem mais roupas de guardar pendurado em cabides (como vestidos, blazers e calças, por exemplo), você pode pedir um guarda-roupas com mais espaço para cabides. Se você tem mais roupas que são guardadas dobradas (como camisetas de malha), pode mandar fazer um com mais gavetas e prateleiras.

Quanto custa um quarto planejado?

Quando você contrata uma empresa especializada em móveis sob medida, num marceneiro ou um projetista, a escolha dos materiais (se é MDF, MDP ou madeira) e cada detalhe (como a cor, os puxadores das portas e gavetas, a quantidade de portas e prateleiras, etc.) pode deixar o projeto mais caro ou mais barato, e para saber quanto custa um quarto planejado é preciso saber o tamanho do espaço, pra quem é o quarto (rapazes solteiros, moças solteiras, crianças e casais têm necessidades diferentes), o material utilizado, a quantidade de móveis, nichos e prateleiras, o tipo de puxador, entre outros elementos que influenciam no custo do projeto para mais ou para menos.

Se a sua opção for mandar fazer o seu quarto planejado e o projeto inicial ficar muito caro, fale com o projetista responsável para que ele sugira outros materiais, outros modelos de puxadores, ou faça pequenas modificações no projeto, como tirar prateleiras e gavetas, por exemplo, até que o projeto caiba no seu orçamento.

Portas e gavetas geralmente são as partes mais caras, porque precisam de dobradiças, trilhos, armações e a própria mão de obra, pois exige esforço maior para confecção e montagem. Então, se você puder diminuir estes itens, com certeza você vai economizar bastante.

Existe ainda a opção de você comprar os módulos separadamente e fazer você mesmo o projeto do seu quarto planejado, o que pode ser um pouco mais barato, mas com certeza vai ser um pouco mais trabalhoso, já que você vai precisar medir bem o cômodo (e não se esqueça de medir também o pé direito) e pensar nas suas necessidades pessoais para saber a quantidade e o tipo de módulos e de móveis vai precisar, e comprá-los separadamente em lojas especializadas, sem esquecer de verificar a medida de cada um deles.

Quarto do casal planejado

O quarto do casal planejado geralmente é mais caro que um quarto de adolescente ou criança, já que os armários são maiores por causa da quantidade de roupas, além de precisar de um espaço maior para as roupas de cama, mesa e banho.

Como a cama é maior, uma boa opção á aproveitar o espaço em cima dela para colocar alguns armários aéreos ou prateleiras, de acordo com a necessidade e o estilo do casal. Os armários aéreos não atrapalham a circulação e são ótimos para quartos pequenos.

Projetos de quarto planejado

Antes de ir à empresa especializada para pedir um orçamento, vale ver alguns projetos de quarto planejado na internet ou em revistas especializadas em decoração para se inspirar.

Você verá que é possível embutir a TV na parede ou dentro do armário, aumentar o cômodo com espelhos, usar portas de correr para otimizar o espaço, ter luzes direcionadas para leitura na mesa de cabeceira, ou fazer o que for mais importante, como deixar o espaço aconchegante, moderno ou mais funcional.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *