Colchão magnético: Será que realmente vale a pena? Quais os benefícios?

Colchão magnético: Será que realmente vale a pena? Quais os benefícios?

O colchão magnético é um modelo com propriedades especiais que oferecem diversos benefícios à saúde e à qualidade do sono, e se você tem problema de coluna, provavelmente já ouviu falar que esse tipo de colchão pode te ajudar.

Inicialmente, o colchão magnético (também conhecido por colchão magnetizado) era vendido de porta em porta apenas por vendedores cadastrados, mas hoje você já encontra várias opções em lojas de colchão e de utilidades domésticas, e também pode comprar pela internet.

Existem opções de colchão magnético de mola e de espuma, em densidades diferentes e com a opção de ter infravermelho longo ou não, para que você consiga comprar um produto de acordo com as suas necessidades.

As pesquisas sobre o magnetismo como tratamento preventivo para saúde surgiram em meados da década de 50, e nesse texto vamos falar sobre todos os benefícios que o colchão magnético pode oferecer, como ele funciona, e quais as opções que o mercado oferece.

colchão magnético

Como funciona o colchão magnético?

O colchão magnético é um colchão comum, com uma estrutura ortopédica com placa de EPS (Uma placa rígida como a madeira, mas muito mais leve que os tradicionais ortopédicos de madeira e muito mais durável), uma camada de espuma de alta qualidade e conforto, e uma camada de espuma Rabatan perfilada e vulcanizada, onde são fixados os imãs com magnetismo e as pastilhas de infravermelho longo (que nem todos os modelos têm).

O campo magnético criado pelos ímãs tem mais ou menos 800 Gauss de força magnética e o alto relevo feito por esses imãs proporciona uma sensação de relaxamento, como acontece numa massagem. Os colchão magnético pode ser considerado uma terapia magnética, que é uma técnica usada há décadas contra a dor.

Vamos falar das outras vantagens do colchão magnético a seguir.

O colchão magnético é bom?

O colchão magnético é bom porque segundo estudos, o campo magnético gerado pelos ímãs fixados nos colchões proporcionam vários benefícios preventivos para nossa saúde, que vão além da massagem relaxante. Veja alguns deles:

  • Ajuda no alívio de dores na coluna e na região lombar
  • Ajuda na prevenção de varizes, cãimbra, tensões e dores musculares
  • Ajuda no controle da pressão arterial
  • Ajuda na desintoxicação do organismo
  • Ativa a dilatação de vasos sanguíneos
  • Reduz a inflamação muscular

O colchão magnético é ideal para pessoas que sofrem de condições dolorosas como artrite, fibromialgia, dor ciática, dor muscular, e dores de cabeça, mas também pode ser usado por pessoas com boa saúde que queira melhorar o bem-estar de forma geral.

Vale lembrar que o colchão magnético não tem o poder de curar nenhum problema de saúde sozinho, mas que pode sim ajudar no tratamento indicado pelo seu médico e ajudar a combater as dores de forma eficaz.

Como dissemos, existem opções de colchão magnético com infravermelho, e nesse caso, existem vários outros benefícios, como mostraremos a seguir.

Colchão magnético com infravermelho

A maioria dos colchões magnéticos tem infravermelho longo, que também é chamado de “pastilha do sol” por ser uma pastilha de biocerâmica com metais nobres fixada também na camada de espuma Rabatan, e emite ondas eletromagnéticas de 4 a 14 mícrons, similares às ondas de raios infravermelho longo emitidas pelo sol.

Estudos apontam que o infravermelho pode oferecer benefícios como:

  • Melhora preventiva na circulação do sangue
  • Redução do ácido lático
  • Combate as doenças relacionadas à insônia
  • Auxilia na Renovação celular, ajudando a eliminar as toxinas
  • Melhora no crescimento e desenvolvimento celular do organismo
  • Auxilia na diminuição das dores articulares

colchão magnético

Colchão magnético com massageador

O colchão magnético com massageador é ideal para um maior relaxamento, além de ajudar a alinhar e corrigir sua coluna enquanto você dorme.

Cada marca pode oferecer uma quantidade de tipos de massagem e de intensidades diferentes, que são modificadas e visualizadas através de um controle remoto.

A técnica usada pelo colchão magnético com massageador é a vibroterapia, que é uma terapia promovida através de vibrações por equipamentos eletrônicos de massagens corporais.

O que observar na hora de comprar um colchão magnético?

Além dos fatores comuns que você deve considerar na hora de comprar um colchão, como o seu peso e problemas articulares, musculares ou de coluna, por exemplo, para definir a densidade do colchão, você deve observar se a marca é certificada pelo InMetro.

Também vale observar se o colchão magnético foi devidamente calibrado, pois se ultrapassarem os 1000 Gauss podem causar insônia e irritabilidade.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (3)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *