Colchão de mola ou de espuma? Qual escolher? Explicamos aqui!

Colchão de mola ou de espuma? Qual escolher? Explicamos aqui!

Todo mundo sabe que é importante ter uma boa noite de sono, e que uma noite mal dormida deixa a gente de mau humor, cansado, irritado, improdutivo e se o problema for o colchão errado, até com dores no corpo.

Se o ideal é dormir 8 horas por dia, a gente passa 1/3 da vida sobre o colchão, e por isso, escolher o colchão certo é essencial para o seu bem-estar e a sua saúde.

Nesse texto vamos falar sobre o colchão de mola e o colchão de espuma, como escolher, o que observar na hora da compra, quais os benefícios de cada um deles e as principais diferenças entre eles, para que você consiga escolher a melhor opção de acordo com as suas necessidades.

Colchão de mola ou de espuma?

A gente não dorme apenas para descansar. Uma boa noite de sono é importante para a saúde porque é durante o sono que acontece a recuperação e a manutenção do equilíbrio do organismo.

Estudos indicam que as pessoas mudam de posição durante o sono de 35 a 60 vezes por noite (mesmo que você acorde na mesma posição que foi dormir), e por tudo isso que já falamos, é importante escolher o colchão certo. Afinal, qual o melhor: Colchão de mola ou de espuma? É o que vamos mostrar a seguir.

Diferença entre o Colchão de mola e o de espuma

Tanto o colchão de mola quanto o de espuma consideram o peso do usuário (ou usuários, no caso do colchão de casal) para indicar qual é o melhor deles, mas enquanto o colchão de espuma fala de densidade, o de mola fala na quantidade de molas por metro quadrado. Vamos falar sobre isso mais pra frente.

Vale dizer que existem vários tipos de sistemas de molejo (no colchão de mola) e vários tipos de espuma, e que antes de tomar a sua decisão final, é importante conversar com um profissional da área, para definir qual o melhor modelo para você.

A maior diferença entre o colchão de mola e o de espuma é o preço, já que o de espuma costuma ser mais barato. No entanto, a durabilidade do colchão de espuma é maior, e talvez a economia inicial não valha tanto a pena, já que você vai precisar trocar o colchão de espuma com menos tempo do que trocaria o de mola. O tempo médio de durabilidade do colchão de espuma é de três a cinco anos, enquanto o colchão de mola pode durar de cinco a dez anos. Sabe o desenho do corpo que fica no colchão de espuma mesmo se você tiver o costume de virar sempre o colchão de lado? Isso não acontece com o colchão de mola, e por isso ele dura mais.

Outro fator que você deve levar em conta é o conforto, pra não acordar mais cansado do que foi dormir na noite anterior, com dores de cabeça e no corpo, mau humor ou com aquela irritabilidade típica de uma noite mal dormida. Como o colchão de espuma é mais firme que o de mola, o colchão de mola é considerado mais confortável, já que responde melhor aos movimentos e às pressões que o corpo faz durante a noite. Porém, se você prefere uma superfície mais firme, o de espumas pode ser melhor pra você, e aí basta saber escolher de acordo com a densidade.

O colchão de espuma considera o peso do usuário para indicar a melhor densidade da espuma:

  • D23 – ideal para quem pesa até 60 kg
  • D28 – ideal para quem pesa até 80 kg
  • D33 – ideal para quem pesa até 100 kg
  • D45 – ideal para quem pesa até 150 kg

Existe a espuma visco elástico Nasa, que o corpo “afunda”, a espuma Latéx, que tem furos que permitem maior circulação de ar e não limitam tanto os movimentos, e a espuma memosense, que é a mais resistente á deformações.

Para o colchão de mola, além da quantidade de molas, é importante considerar o tipo de mola, principalmente se for uma cama de casal, já que alguns sistemas de molejo fazem a colchão balançar mais ou menos, incomodando o seu parceiro enquanto você se mexe.

Para esses casos, o ideal é o modelo de molas ensacadas, que além de se moldar melhor ao corpo, não balança tanto quanto o modelo de molas superlastic ou multilastic.

colchão de mola ou espuma

A quantidade de molas por metro quadrado também influencia na quantidade e no conforto, e por isso, o colchão de mola também considera o peso do usuário:

  • Bonnell ou Nanolastic – até 90kg
  • Pocket – (mola ensacada) até 90kg
  • Superlastic – até 110kg
  • LFK – até 150kg

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 3,60 out of 5)
Loading...

Comments (14)

  • obrigada pelas informações, estava com dúvidas,me ajudou muito!!!!

    Reply
  • Não referem quaisquer indicações relativamente ao aquecimento que cada tipo de colchão proporciona! E isso é importante, pois penso que o de espuma deve aquecer muito, pois terá pouca circulação de ar!

    Querem esclarecer isto?!

    Reply
  • Comprei o colchão antes de ler seu post, estou aliviada por ter feito a opção. Muito obrigada!!!

    Reply
  • Olá, Bia tarde!!
    No caso do colchão de casal D45 e então 150 kg do casal ou so de uma pessoa.

    Reply
  • Olá, boa noite!
    Então no caso do Dia 45 e 150kg de cada um? Ou 150kg do casal.

    Reply
  • Oi, a quantidade de kg sempre se refere a indivíduos separados.

    Reply
  • Olá..comprei um cama queen da ortobom e o colchão e o Premium D30 eu não esyou me acosyumando ele é muito diro , pois na primeira noite q dormi acordei cheia de dores , pous tenho problema de coluna .como hérnia e lombares e ainda tenho fibromealgia . Eles dizem que eu vou acustumar e nao trocam o colchão que estafazendo um mês
    O que eu faço
    É normal eu senti as dores
    Pois eu nao consultei o meu ortopefista antes de compra o colchão
    Obrigada

    Reply
  • Minha mãe tem fibromialgia e a fisioterapeuta indicou o de molas p ela, foi ótimo.

    Reply
  • Temos um colchão de molas ensacadas de alta qualidade, entretanto todos os dias acordo com dores nas costas. Muitas vezes na semana preciso dormir no colchão que temos no quarto de visitas que é de espuma gramatura D33 que foi bem mais barato. Por que será que prefiro o colchão de espuma? Meu peso é 50 kg. O peso influencia em algo? Muito obrigada

    Reply
    • o seu comentário me ajudou eu tbm tenho fibromialgia e tinha dúvidas qual cama box comprar então eu vou optar pela cama de molas.

      Reply
  • Ana é normal esta situação. O corpo se adapta rapidamente, normalmente em bem menos de 1 ano você se adaptou. Então é ter um pouco de paciência e sentirás o conforto.

    Reply
  • colchão de molas é uma porcaria
    6 anos insistindo. tive lfk e pocket
    tb durmo em de molas em hóteis. sempre me incomodo
    já os simples de espumas de qualidade NUNCA me deram problema

    Reply
  • Estou comprando um colchão novo, adorei as versões de cada um. Obrigada Vilma

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *