Closet aberto: 80 ideias para você se inspirar!

Closet aberto: 80 ideias para você se inspirar!

Toda mulher sonha em ter um closet, e se antes o objeto de desejo era ter um closet enorme e lotado, com o minimalismo e a moda do armário-cápsula, a ideia é ter um closet menor, mais minimalista e otimizado, que fica ainda mais interessante quando todas as peças ficam à vista, como é possível com o closet aberto.

No artigo de hoje vamos dar algumas dicas e um monte de inspirações pra você ter o seu closet aberto, porque independente do seu orçamento ou espaço, se você tiver um pouco de criatividade é possível realizar esse sonho fashion.

O que é?

Como o nome sugere, o closet aberto é um armário para roupas, calçados e acessórios que não tem paredes e portas, podendo ser feito usando araras, algumas prateleiras (de qualquer material), nichos, cestas e gaveteiros para organizar as suas peças.

Closet Aberto ou fechado?

Para te ajudar a decidir se o melhor pra você é ter um closet aberto ou fechado, vamos citar a principal vantagem do closet aberto, que é a facilidade de encontrar tudo que você tem e de usar todas as peças, que podem ficar escondidas e esquecidas no fundo do guarda-roupas e prejudicar o seu estilo e o seu orçamento, porque você pode comprar uma peça igual ou repetir sempre as mesmas peças por não lembrar daquela que já tinha.

Por outro lado, se você tem dificuldade de manter tudo no lugar e mais organizado, o closet aberto pode deixar o seu quarto mais bagunçado, com cara de que aquilo é mais uma improvisação que um projeto.

Nesse caso, o ideal é ter um closet fechado, que pode ser num cômodo diferente do seu quarto, ou como um guarda-roupas, mas com espaço para você entrar e se locomover enquanto pega o que precisa.

Closet Aberto Barato

Para fazer um closet aberto barato, você vai precisar escolher ter poucas gavetas, que costumam deixar o projeto mais caro por causa do material e da mão-de-obra, e mais prateleiras.

Uma das opções de closet aberto barato é com estrutura de metal, que você pode comprar as peças separadamente e montar de acordo com a sua necessidade e o seu espaço.

Outra ideia é usar várias prateleiras (de MDF ou madeira) e nichos para fazer o seu closet aberto na parede que ficaria o seu guarda-roupas, e usar caixas para organizar as coisas maiores nas prateleiras, e armações de metal para pendurar acessórios, bolsas e sapatos.

 Planejado

Contratar um projeto planejado já foi mais caro, e atualmente costuma caber no orçamento de famílias de classe C, que precisam fazer verdadeiros milagres para otimizar os espaços, já que os apartamentos novos estão cada vez menores.

Para fazer o seu closet aberto planejado é importante saber alguns detalhes, independente de ser com uma empresa especializada em móveis sob medida, um marceneiro ou um projetista.

Como falamos, as portas e gavetas geralmente são as partes mais caras, porque precisam de dobradiças, trilhos, armações e a própria mão de obra, pois exige mais esforço para a confecção e montagem.

Num closet aberto, como não tem portas, o projeto pode ficar bem mais barato, mas o tamanho do espaço, a escolha dos materiais (se é MDF, MDP ou madeira) e cada detalhe (como a cor, os puxadores das gavetas, a quantidade de nichos e prateleiras, etc.) pode deixar o projeto mais caro ou mais barato, e se o projeto inicial ficar muito caro, fale com o projetista responsável para que ele sugira outros materiais, outros modelos de puxadores, ou faça pequenas modificações no projeto, como tirar prateleiras e gavetas, por exemplo, até que o projeto caiba no seu orçamento.

Pequeno

Como falamos, o minimalismo está na moda, e se você quer ter poucas roupas ou tem pouco espaço, o closet aberto pequeno pode ser uma boa opção pra você.

Usar uma arara ao lado de uma estante que vai servir de prateleira para colocar as peças que devem ficar dobradas também e algumas caixas para guardar acessórios é uma opção muito barata e prática de ter um closet aberto pequeno.

Se você quiser aproveitar mais a altura do cômodo, vale fazer uma estrutura metálica com duas ou três barras horizontais, que vão servir para suporte de cabides.

Ideias de closet aberto para você se inspirar

Abaixo você vai poder conferir uma pequena galeria dos tipos de closet que você pode usar na decoração da sua casa. São diversos estilos para todos os gostos. Basta escolher o que mais combina com você, se inspirar e replicar em seu quarto ou em qualquer cômodo de sua casa. Confira a ideias incríveis que separamos para vocês.

Closset aberto clássico

Os closets abertos clássicos são aqueles que vemos muitas vezes em casa mais luxuosas, onde normalmente existe um cômodo só para o closet. São grandes, pedem uma decoração mais clean e limpa, e levam cores mais claras como branco, cinza claro, e tons pastéis.

A iluminação é essencial, assim como gavetas, vidros, pratilheiras e espaços.

Tons de madeira

Closets com tom madeira combina com qualquer ambiente , proporcionando um ar mais rústico. As opções de madeira são inúmeras. E são ótimas opções para quartos mais neutros e básicos sem muito detalhe.

Infantil

Para um quarto infantil você pode ousar no estilo, nas cores, e na decoração. Um closet aberto nesse cômodo facilita a vida da mamãe e do papai em escolher uma roupa, guardar brinquedos e materiais escolares.

Móvel

Esse estilo móvel além de ser funcional e prático, é super estiloso e cabe em qualquer lugar do quarto ou do cômodo.

De metal

Assim como o closet de madeira o de metal favorece uma decoração com menos detalhe, com cores mais neutras. Pode ser de diversos tamanhos, são práticos  e na maioria das vezes não possuem gavetas.

closet aberto metal

Moderno e descolado

Os closets modernos e descolados na maioria das vezes fazem parte da decoração do quarto ou do cômodo que estão inseridos. Várias cores pode compor essa decoração, dos tons mais escuros como preto, cinza, como madeira, branco e tons pasteis. Geralmente essa decoração pede um ar mais clean, sem muitos compartimentos e gavetas.

Pequeno e fácil de trasportar

Os closets abertos pequenos são closets funcionais. Eles cabem em qualquer lugar, e não ocupam espaço no quarto.  São usados por pessoas que não precisam de muitas peças de roupas. E são facilmente transportados.

Simples

Um closet aberto simples não é sinal de algo de má qualidade e de péssimo gosto. Esse estilo de closet, são pequenos, sem decorações, não ocupando muito espaço e não fazendo parte de uma decoração moderna e luxuosa.  A cor branca é a mais utilizada nesses casos. Podem ser comprados prontos ou planejado.

Closet no banheiro

Muitas pessoas optam por um closet perto do banheiro, isso para facilitar a troca de roupa, logo ao sair do banho, evitando que a pessoa percorra todo o quarto para se trocar. Uma ideia moderna e interessante, no entanto, é essencial um planejamento do aquieto para que o ambiente não fique confuso e carregado.

Usar uma divisória bonita que separe os dois cômodos é essencial. Opte por cores mais neutras, tons pasteis, vidros e branco. Deixando o ambiente mais iluminado e amplo.

Tons escuros

Tons escuros são usados muitas vezes em closets masculinos. No entanto, ele pode ser usado para ambos os sexos.  Os tons escuros realçam o que tem dentro do closet, portanto é essencial que nesse estilo de decoração, a organização seja ainda mais rígida. Brincar com dois tons escuros é uma ótima pedida.

Os tons como dourado, marrom escuro, cobre, preto e cinza, são mais utilizados.

Provençal

Abaixo você pode conferir algumas ideias de decoração provençal, esse estilo de decoração pede a utilização de móveis antigos, com textura rústica, formas curvas, tons pastéis e clean, extremamente sóbrios.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *