Móveis de ferro: Como escolher o ideal? Onde usar? Confira!

Móveis de ferro: Como escolher o ideal? Onde usar? Confira!

O mercado de móveis tem diversificado cada vez mais suas opções de produtos. Não importa o tamanho da casa, tipo de decoração ou estilo desejado, existem várias opções de mobílias capazes de atender aos mais variados gostos e necessidades. Mesmo com o surgimento de materiais mais baratos e alternativos, como o MDP e MDF, muitas pessoas ainda optam por materiais clássicos e um pouco mais caros, como o ferro. Principalmente, por sua alta durabilidade e acabamento sofisticado. Os móveis de ferro podem ser uma ótima opção para quem deseja investir um pouco mais em mobílias mais duráveis, pois trata-se de um material mais resistente, que não estraga facilmente com umidade ou mudanças de lugar. Além disso, atualmente, a indústria oferece diversas opções para esse tipo de mobília, com acabamentos bem trabalhados e com estilos que atendem a diversas necessidades e tipos de ambientes.

Móveis de ferro para o jardim

Embora não seja um dos primeiros lugares do lar a receber atenção na hora da decoração, quando o assunto é customização com móveis de ferro, o jardim é uma das primeiras partes da casa a ser pensado.

Um dos motivos é que, se bem decorado, esse lugar da casa pode funcionar como um belo cartão de visitas e a utilização de móveis e itens de ferro podem fazer toda a diferença nesse momento. 

Os móveis com acabamentos delicados, em tons pastéis e detalhes em arabescos são os mais procurados e podem dar certo se o jardim possuir muitas flores e plantas menores.

Se o jardim possuir árvores e plantas robustas, vale a pena apostar em estilos como o provençal ou cottage. O uso de móveis e itens antigos pode ajudar a dar um toque retrô a esse tipo de ambiente e trazer um pouco do clima dos jardins dos grandes castelos antigos.

móveis de ferro para o jardim mesa e cadeiras pintadas de branco

móveis de ferro conjunto de mesa e cadeiras almofadadas

móveis de ferro para jardim conjunto de mesa e cadeira almofadadas

móveis de ferro cadeira para jardim com acento almofadado

móveis de ferro estante para jardim

Na decoração

Quando o assunto é a parte interna da casa, geralmente, o que mais determina a escolha de um móvel de ferro é a sua capacidade decorativa, já que existem outras opções mais baratas e fáceis de manusear, como móveis em madeira ou sintéticos.

Por isso, é bem comum que os móveis de ferro para salas e quartos possuam um acabamento extremamente bonito, para atrair os olhares de quem busca uma decoração sofisticada.

Para quem quer decorar a sala com esse tipo de mobília, uma boa dica é apostar no clássico aparador de ferro. Que pode ser colocado no centro da sala e se tornar o grande ponto de beleza a ser visto. O acabamento em tons dourados e com detalhes curvos podem deixar esse móvel de ferro ainda mais robusto.

Outra dica legal é apostar em estofados com pés e braços de ferro. Isso trará um clima totalmente retrô, que pode ficar ainda mais charmoso se a decoração também for composta por mesas de centro é quadros com acabamento em ferro envelhecido.

móveis de ferro mesa de jantar com tampo de vidro

móveis de ferro dois exemplos de cama com ornamentos em ferro

móveis de ferro mesa de jantar com tampo de pedra

móveis de ferro sofá e mesinha de centro

móveis de ferro sofá com ornamentos

Móveis de ferro com madeira

Se a intenção é utilizar o ferro apenas como detalhe, sem o aspecto totalmente antigo, vale a pena optar por móveis mistos de madeira e ferro, principalmente, em cadeiras e bancos.

A grande dica para o isso desse tipo de mobília é apostar na harmonização entre as cores dos materiais. Como, geralmente, a madeira possui tons mais sóbrios, fica interessante apostar em cores para o ferro puxada para tons envelhecidos.

Como são materiais distintos, é preciso muito cuidado e atenção na hora da manutenção! Utilize produtos apropriados para cada um deles e lembre-se que o ferro requer um cuidado maior, devido a sua fácil oxidação.

móveis de ferro gabinete com tampo de madeira

móveis de ferro sala com mesinha de centro com tampo de vidro

móveis de ferro estante com nichos de madeira

móveis de ferro mesa de jantar com tampo de madeira

móveis de ferro mesa pequena de ferro e madeira

Móveis de ferro e vidro

A mescla entre ferro e vidro deixa qualquer móvel com um acabamento ainda mais sofisticado e são os pequenos detalhes, como os formatos dos contornos, que vão determinar o tom retrô ou moderno.  

Quem deseja um ambiente com aspecto mais atual pode optar por móveis com detalhes geométricos e acabamentos retos. As cores também influenciam, por isso, é bom evitar que o ferro seja acobreado ou muitos detalhes dourados.

Para quem deseja uma ambientação mais clássica, a dica é se atentar aos detalhes do ferro. Opte por contornos robustos e bem torneados, além de detalhes antigos como arabescos, florais e formas cruzadas.

Outra opção é aplicar o vidro em alguns detalhes dos moveis,  seja em tiras ou pequenos quadrados. Para um aspecto mais moderno, vale a pena aplicar vidros espelhados em pequenas partes da mobília.

móveis de ferro gabinete com tampo de vidro

móveis de ferro estante com prateleiras de vidros

móveis de ferro sala com mesinha de centro com tampo de vidro

móveis de ferro mesa de centro com tampo de vidro

móveis de ferro mesa de jantar de ferro com tampo de vidro

Talvez você também tenha interesse em outro post nosso sobre móveis. Confira o Canto Alemão!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *