Estantes para sala: Descubra o modelo ideal para cada estilo e tamanho!

Estantes para sala: Descubra o modelo ideal para cada estilo e tamanho!

A escolha certa de cada móvel da sala pode fazer grande diferença no estilo final da decoração. Principalmente pelo fato de que os móveis estão cada vez mais estilizados com detalhes que ajudam a compor um ambiente exatamente de acordo com os desejos dos donos da casa. As estantes para sala são um tipo de item com presença obrigatória na lista de quem deseja comprar móveis para esses cômodos, pois, além de organizadoras e funcionais, elas já possuem diversos tipos de estilos que deixam a decoração mais bonita e marcante.

Porém, antes de escolher qual estilo desse móvel escolher, é importante se levar em consideração alguns fatores determinantes, como: o tipo e tamanho do ambiente, assim como o estilo final desejado, ou seja, se será um ambiente mais moderno, vintage, rústico, delicado, dentre outros.

Para sala de estar

A sala de estar é o ambiente mais social da casa, uma vez que se trata de um espaço compartilhado, onde, geralmente, os moradores e visitas mais transitam. Por essa razão, é comum que, na hora da decoração, se escolham móveis e itens com estilos mais democráticos.

Por se tratar de um ambiente de descanso ou recepção de visitas, o uso da estante é mais decorativo do que funcional. Por isso, vale a pena apostar em móveis desse tipo que possuam menos prateiras e que sejam feitos de madeiras mais estilizadas, como as de demolição.

Se esse ambiente não possuir uma adega, é valido apostar em prateleiras suspensas para se guardar vinhos e taças. Essa ideia também serve para armazenar itens de interesse geral, como livros, revistas ou álbuns da família.

É sempre bom lembrar que as cores das prateleiras devem ser pensadas também considerando as cores dos sofás, itens fundamentais desse tipo de ambiente. Caso a estante possua objetos especiais, como porta-retratos, vale a pena coloca-la em frente ao sofá principal.

estantes para sala simples e baixa

estantes para sala simples

estantes para sala estilo rústico

estantes para sala com prateleiras e espaço para quadro

Estantes para sala pequena

Para os ambientes pequenos, é necessário que se atente ao tamanho da estante, uma vez que se esses móveis forem muito grandes, podem atrapalhar na composição geral do ambiente, deixando-o com aspecto desorganizado.

Se os móveis forem planejados, vale a pena pensar em estantes construídas em cima de balcões ou racks. As cores claras ajudam a deixar o ambiente mais leve, o que é ideal para espaços extremamente pequenos.

estantes para sala branca com prateleiras e nichos

estantes para sala clara com Nichos e TV

estantes para sala clara com prateleiras e tv

estantes para sala simples em preto e branco

Para salas grandes

Se na casa existir uma sala de estar espaçosa, uma boa opção para uma decoração marcante é a utilização de estantes com formas geométricas diferenciadas. As prateleiras com grande extensão na largura podem aumentar o aspecto amplo do ambiente, além de marcar a decoração com um formato não tão comum.

Se a sala de estar for realmente grande, vale a pena investir em duas ou mais estantes, e organizar os objetos por tema, cor ou estilo, como: prateleiras de livros, vinhos e revistas.

estantes para sala grande em formato de nichos

estantes para sala grande com gavetas, gavetão, pratilheiras e nichos

estantes para sala com prateleiras e gavetão

estantes para sala clara em formato de nichos

Estantes para sala de TV

Algumas casas e apartamentos com tamanhos maiores podem possuir as famosas salas de TV, que nada mais são do que espaços destinados para a utilização desse eletrodoméstico e que, geralmente, vem acompanhado por outros itens, como os aparelhos de som e Home Theaters.   

Por isso, a estante em salas de TV é um item quase que obrigatório, principalmente, por sua funcionalidade na organização do ambiente. A dica principal é optar por estantes que possuam compartimentos para guardar esses aparelhos audiovisuais, além de outros itens geralmente utilizados como DVD’s e Blu-rays.

estentes para sala em madeira com tv

estantes com prateleiras branca e com detalhe em madeira

estantes para sala em aço cinza

estantes para sala  preta e branca

Modelos modernos

Quem deseja um aspecto moderno na decoração da sala pode investir em estantes que fujam das formas tradicionais. As prateleiras com divisórias na diagonal são uma boa opção, pois ajudam a dar um aspecto mais despojado ao ambiente.

Mesclar a disposição dos compartimentos da estante também é uma boa saída. É possível colocar, por exemplo, uma grande prateleira suspensa na parede de forma horizontal e, acima dela, colocar alguns compartimentos de forma vertical.

As estantes feitas em formas de “L” e fixadas nos cantos das paredes também são tendência e podem ser um trunfo para quem possui espaços reduzidos, além de ser uma boa ideia para aproveitar o espaço do ambiente.

As cores também são um forte aliado para quem deseja fugir do tradicional com uma estante mais moderna. Para isso, vale a pena apostar no contraste de cores. Se a parede possuir um tom mais neutro, fica legal utilizar prateleiras com cores vibrantes como amarelo e vermelho.

estantes para sala moderna em preto e branco

estantes para sala com design moderno

estantes para sala com design moderno

estantes para sala moderna nas cores preto e branco

Veja também nossos posts sobre: Nicho e Sofás Modernos para decorar a sua sala!

Gostou das nossas dicas sobre estantes para sala? Deixe seu comentário! Vamos adorar saber sua opinião!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *