Canto alemão: O que é? Quais os tipos? Veja fotos e inspirações!

Canto alemão: O que é? Quais os tipos? Veja fotos e inspirações!

Como apartamentos e casas estão ficando cada vez menores, é comum que as pessoas procurem por móveis e adereços que ajudem na otimização do espaço e da organização do lar, sem deixar que o ambiente fique com uma ótima aparência.  O canto alemão é um bom artifício utilizado na hora de decorar ambientes como salas de jantar ou estar, cozinhas ou ambientes sem repartições, como estúdios ou kitnets. Por isso, é comum que se encontre, cada vez mais, variações desse tipo de móvel.

Afinal, o que é canto alemão?

Canto alemão é um tipo de decoração, inicialmente muito utilizada em bares e restaurantes, que consiste na forma de instalar assentos próximos à parede em forma de “L” e, depois, adaptar a mesa e outras cadeiras a esses assentos.

Geralmente, esses móveis são feitos em madeira ou sintéticos similares, como MDP ou MDF, e são revertidos em material confortável, como estofados e afins, que podem dar um ar mais sofisticado ao móvel, permitindo que o canto alemão se torne um importante item da decoração da casa.

canto alemão de madeira acolchoado

canto alemão com mesa de vidro

Origem do nome e primeiras formas de uso

Algumas pesquisas relatam que os primeiros usos dessa forma de decoração foram feitos em pubs e restaurantes da Alemanha, por isso, a origem do nome. Essa maneira de decorar foi bastante utilizada, principalmente em estabelecimentos menores, que necessitavam da otimização de espaço.

Com o passar do tempo, os cantos alemães passaram a ser utilizados em diversas partes do mundo e, hoje em dia, é comum que muitas pessoas utilizem essas formas de decoração em outros tipos de ambientes, como nos cômodos da casa.

canto alemão com mesa de vidro

sala com canto alemão

Tipos de canto alemão: veja dicas e fotos

Por ser uma famosa maneira de otimização do espaço é cada vez mais comum encontrar diversas formas de decoração com canto alemão, com variação de cores, material e formas de acabamento.

Para ambientes maiores, a dica é utilizar assentos mais largos, robustos e com estofados mais sofisticados. Existem alguns tipos de canto alemão que são parecidos com sofás e, por isso, podem trazer mais conforto para as pessoas que o utilizam.

Se o local é menor, vale a pena a investir em móveis com mesas e assentos menores, confeccionados em madeira e com um estofado menos aparente. Os elementos mais discretos ajudam a dar a aparência que o ambiente é maior, sem comprometer a beleza e utilidade desse tipo de decoração.

Canto alemão com baú

Para as pessoas que desejam investir ainda mais no aproveitamento ideal do espaço, existem móveis para esse tipo de decoração que já podem ser instalados com baús. É uma ótima forma de aproveitar ainda mais o ambiente e deixa-lo mais organizado.

Os baús podem ser utilizados para guardar objetos e são bastante úteis quando o canto alemão está instalado em cozinhas ou salas de estar, uma vez que muitas pessoas utilizam esse espaço para guardar objetos como porta-copos, jogos americanos e utensílios domésticos.

O canto alemão com baú também pode ser uma boa pedida para quem deseja utilizar esse móvel como item de decoração. Se o material do móvel for madeira ou algo semelhante, vale a pena apostar em estampas ou pinturas customizadas, para deixar o ambiente mais descontraído.

canto alemão com baú com a tampa levantada

canto alemão com baú com a tampa levantada

canto alemão com baú

canto alemão com baú com a gaveta puxada

Canto alemão em madeira

Apesar de ser um item que quase sempre requer conforto, existem muitas pessoas que optam por esse tipo de decoração sem a utilização de estofados. Existem tipos de canto alemão feitos integralmente em madeira.

Quem deseja um ar sofisticado na decoração, pode apostar em madeiras maciças, com acabamento acetinado ou com certo brilho. Para quem busca um toque mais rústico, a dica é apostar em madeiras de demolição, que possuem variações de tons mais sóbrios.

canto a alemão de madeira acolchoado

canto alemão de madeira

canto a alemão de madeira acolchoado

canto alemão de madeira acolchoado

Canto alemão com mesa de vidro

Pensar em que mesa utilizar nessa forma de decoração é item fundamental para que o ambiente tenha um aspecto agradável e com boa composição. Um dos materiais mais procurados para as mesas utilizadas com cantos alemães é o vidro, uma vez que este possui diversas formas de acabamento.

A mesa de vidro para canto alemão pode ser de diversas formas: redonda, quadrada, retangular e a dimensão dela vai depender do tamanho do tipo de decoração do espaço. Como geralmente as mesas desse tipo de material são em vidro transparente, a dica de ouro é optar por assentos e cadeiras com acabamento mais elaborados ou apostem em adereços, como almofadas coloridas.

canto alemão com mesa de vidro

canto alemão com mesa de vidro

canto alemão com mesa de vidro

canto alemão com mesa de vidro

Pesquisando sobre opções de móveis? Talvez se interesse por nosso post sobre Sofás Modernos!

Gostou das nossas dicas sobre canto alemão? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 4,75 out of 5)
Loading...

Comments (1)

  • Confesso que antes de ler esse artigo, eu jamais saberia do que se tratava, mas agora que sei, tenho certeza que é isso que quero na minha sala! Obrigada pelas dicas, me ajudaram bastante! 😉😘

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *