Ar condicionado: Quais os tipos? Vale a pena ter um?

Ar condicionado: Quais os tipos? Vale a pena ter um?

É verão e independente do lugar do Brasil que você more, uma coisa é certa: está bem quente e parece que as temperaturas sobem mais a cada ano que passa. Mas, antes de sair correndo para comprar um ar condicionado, leia esse texto para conhecer as vantagens e desvantagens de cada modelo e saber qual o melhor para você, já que podem variar quanto ao design, o espaço que ocupam, a forma de instalação, o valor e o gasto de energia.

Ar condicionado split

O ar condicionado split (ou ar condicionado de parede) é o mais bonito e mais silencioso em comparação com o ar condicionado portátil e o  de janela. Especialistas realizaram alguns testes com várias marcas comparando o gasto de energia do ar condicionado de janela e o split e chegaram à conclusão que o ar condicionado split também é o mais econômico, e essas são as maiores vantagens desse aparelho, que tem como desvantagem o preço do aparelho, e o custo da instalação e a sua manutenção.

Dentre as marcas que vendem esse modelo, o mais recomendado pelos clientes do Reclame Aqui e do Buscapé é a LG (que tem modelos também com ar quente), seguida pela Midea Carrier, que tem versões entre 9.000, 12.000, 18.000 e 22.000 BTUS (para espaços de até 15m², 20m² e 30m² e 35m²,respectivamente).

Ar condicionado portátil

O ar condicionado portátil é uma ótima opção para quem não quer pensar em fazer obra ou para quem não pode instalar um na parede (como o de janela ou o split) por causa das regras do condomínio, por exemplo, que acontece muito em prédios mais antigos. Ele também exige a instalação de um tubo extensor na janela (para fazer a troca de calor entre o lado de dentro e fora da casa), mas é um trabalho muito menor e mais simples de ser feito.

Outra vantagem do portátil é justamente o fato dele pode ser levado para qualquer lugar,  assim você poder usar ele na sala enquanto vê TV, no escritório enquanto trabalha ou levar pro quarto na hora de dormir. É como se a casa toda tivesse ar condicionado, mas com um aparelho só, que apesar de ser pesado, pode ser empurrado pela casa, já que a maioria dos modelos tem rodinhas. Vai viajar pra casa de praia? Pode leva-lo na mala do carro também! Mora de aluguel e está sempre se mudando? Também é uma boa opção!

A desvantagem é que, como o ar condicionado portátil precisa colocar o ar quente para fora do cômodo, ele precisa ficar sempre perto de uma janela. A maioria dos tubos (duto de exaustão) são curtos, então, o aparelho precisa ficar mesmo muito perto da janela. Também não pode ser qualquer janela, e sim uma janela estilo francesa (janela de correr), porque a empresa precisa instalar o suporte (chamado de régua) para a saída do duto (que tem em média 14 cm de largura), e só funciona em janelas desse tipo. Se você quiser usar o ar condicionado portátil em mais de um cômodo, precisa pedir para fazer essa instalação em todas as janelas dos cômodos. Se sua sala ou quarto não tiver janela, o ar condicionado portátil não serve pra você.

Outro ponto negativo é a estética, já que o tubo vai ficar passando do meio do cômodo até sair pela janela.

Alguns especialistas indicam comprar um ar condicionado portátil com a potência maior que a necessária para resfriar o cômodo, porque como o condensador dele fica do lado de dentro do cômodo, ele esquenta e a sua eficácia é menor em até 30%, já que tem mais ar quente para resfriar.

Ar condicionado de janela

O ar condicionado de janela ainda é o mais tradicional e o mais comercializado entre os três modelos, porque é o mais barato dos três e tem a instalação mais fácil (comparando com o split), mesmo se tiver que fazer o buraco.

A desvantagem do ar condicionado de janela é o ruído. Esse modelo é o mais barulhento dos três, e por isso, alguns condomínios fazem restrição e só permitem a instalação do ar condicionado split. Esse modelo também tem uma capacidade menor para a refrigeração (os modelos não ultrapassam 30.000 BTUs) e por isso são indicados para ambientes pequenos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *