Mármore e granito: Saiba qual é o mais barato e qual o melhor para sua casa!

Mármore e granito: Saiba qual é o mais barato e qual o melhor para sua casa!

Tanto o mármore quanto o granito são pedras naturais, e apesar de os dois poderem ser usados para a mesma finalidade (bancadas e revestimento), têm algumas diferenças entre elas. Se você está construindo, reformando ou redecorando a sua casa e ainda não sabe se vai usar mármore ou granito, esse texto pode te ajudar!

Qual a diferença entre Mármore e granito?

As maiores diferenças entre mármore e granito são a porosidade e a resistência da pedra. O mármore é mais mole (tem “dureza Mohs” baixa – entre 3 e 4) e mais poroso, e por isso é menos resistente que o granito, podendo riscar e manchar facilmente, além de ser mais suscetível  ao desgaste. Por causa dessas características, o ideal é usar o mármore em lugares mais secos porque absorve muito a água e menos expostos (a pessoas e à substâncias químicas, por exemplo) para não riscar ou manchar com facilidade.

O granito é uma pedra mais dura (tem “dureza Mohs” alta – entre 6 e 7) e menos porosa, e também é mais resistente à ação de substâncias químicas e não mancha e nem quebra tão facilmente quanto o mármore. Pode ser usado em locais onde há grande circulação de pessoas e contato com água e substâncias químicas, e também em locais mais quentes.

Muitas pessoas usam um objeto cortante ou pontiagudo sobre a pedra para descobrir se é mármore ou granito, pois devido à dureza Mohs, se riscar, é mármore.

Além disso, o mármore tem menos brilho que o granito, e no granito tem pequenas pintinhas enquanto no mármore as marcas são mais parecidas a veias.

Qual é o mais caro? Mármore ou granito

Tanto o preço do mármore quanto do granito pode variar bastante. O preço dos mármores e granitos varia de acordo com a sua raridade, e quanto mais raro, mais caro eles são.

Os granitos mais caros são o preto e o branco, e o mais barato é o cinza. Além dessas cores, você pode encontrar granito amarelo, azul, creme, rosa, verde, vermelho e marrom.

A composição da pedra (o granito é formado por três minerais – quartzo, feldspato e mica, e calcário com dolomita no mármore) não interfere apenas no aspecto visual e na resistência da pedra, mas também no preço, deixando o granito mais barato em geral.

Entre os mármores, os nacionais são os mais baratos, mas em geral as lojas vendem mais os importados, porque a produção nacional é menor que a do granito. O preço também pode variar de acordo com a cor e com as características da peça. Quanto mais liso e claro for o mármore, mais caro.

Os mármores brancos importados costumam ser os mais caros, seguidos do mármore travertino e do marrom com veias douradas (marrom imperador). O mármore branco nacional é bem barato (menos da metade do valor do branco importado)!

No banheiro, para pia, para a escada

Como vimos, existem diferenças entre o mármore e o granito que podem ajudar a escolher o que usar no banheiro, para pia, para a escada e para outros lugares da sua casa ou empresa.

No banheiro não há restrição do uso do mármore no piso, mas deve ser evitado no chão do box. O tipo travertino (bem poroso, de cor bege clara) é muito usado no banheiro, tanto na bancada da pia quanto revestindo a parede ou a área da banheira.

Para pia da cozinha o mais indicado é o granito, já que a porosidade do mármore faz com que ele absorva as substâncias e gordura muito facilmente. Os granitos de cor vermelha e preta são mais resistentes que os de cor cinza, e são muito usados em bancadas. Se for para pia do banheiro, o mármore também pode ser usado.

Para a escada o mais indicado é o granito, porque, como vimos, essa pedra é mais resistente que o mármore, que arranha com mais facilidade. Mas, a sua casa precisa ter a sua cara, e caso prefira o mármore mesmo sabendo dos riscos que corre, também terá um ambiente bonito!

Como limpar mármores e granitos

Independente de você ter chegado ao fim desse texto escolhendo mármore ou granito, é importante saber que a limpeza e a manutenção de ambas as pedras precisa ser feita com pano úmido com detergente neutro incolor, se necessário, para não riscar ou manchar a pedra. Você também deve evitar passar produtos químicos muito fortes, como água sanitária, cloro ou ácidos, para não causar danos irreparáveis.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Comments (2)

  • Muito legal as dicas, bem completo.
    Informação muito valida ao consumidor saber diferenciar entre os dois tipos de pedra, e saber na hora da compra onde será utilizada para cada ambiente e os cuidados que deve ter. Abs

    Reply
  • Oi
    Quero vender uma pedra de marmore de 60cm por 50cm escura mais nao faco ideia de quanto vale!
    Podem me ajudar

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *