Limpeza da piscina: Ensinamos passo a passo como fazer!

Limpeza da piscina: Ensinamos passo a passo como fazer!

Tem piscina em casa e não sabe como limpar? A água está ver e não sabe o que é? Veja a seguir dicas de como limpar sua própria piscina

Com o verão no auge, muitas pessoas se animam de alugar casas com piscinas ou de colocarem piscinas em suas residências, mas antes de toda a diversão que uma piscina no verão pode causar para você, deve-se pensar que ela demanda certo trabalho para mantê-la limpa e banhável.

Algumas pessoas acham que a limpeza de uma piscina consiste em apenas passar a peneira em sua superfície e jogar cloro para matar os microrganismos, e se espantam quando a piscina fica esverdeada com frequência, mesmo fazendo os procedimentos citados. Cuidar de uma piscina demanda tempo, paciência, produtos e utensílios certos.

Pensando em nossos leitores que adoram piscina e querem aprender como limpar uma, elaboramos um passo a passo com diversas dicas para você seguir e deixar sua piscina limpa e com água cristalina. Não perca mais tempo e veja a seguir!

Passo a passo de como realizar a limpeza da piscina

Para você que faz questão de ter uma casa com piscina para receber amigos e familiares, é necessário entender um pouco de como é o processo de limpeza, não precisa se tornar um profissional na área, mas só de saber qual é a ordem dos processos de limpeza já irá ajudar muito no resultado final.

Primeiro passo: parte externa – limpeza da piscina

É de extrema importância que limpe o ambiente em volta da piscina, se for um deck de madeira, um piso frio ou outro material, limpe tirando a sujeira com um aspirador ou vassoura, removendo a sujeira sempre da borda para fora, com cuidado para que a sujeira de fora não caia na água da piscina, o que irá prejudicar os seus próximos passos.

Manter a área em volta da piscina sempre limpa, sem folhas, areia, grama, terra e outras sujeiras é essencial para que a sua piscina se mantenha mais limpa por mais tempo.

Segundo passo: limpeza do skimmer

Skimmer para quem não sabe, também é conhecido como “coadeira”, é aquele pré-filtro da motobomba, geralmente fica num canto da piscina, como uma caixinha que fica peneirando sujeiras que podem estar na superfície da água.

Caso sua piscina possua o skimmer (nem todas tem) remova a coadeira e limpe a tela que costuma filtrar a sujeira, mantenha o local e a tela sempre limpos, para que não acumule a sujeira e ela volte para a água da piscina.

Antes de começar a limpeza do skimmer, lembre-se de desligar o sistema de filtração antes.

Terceiro passo: limpeza com a peneira

Chegou a parte que todo mundo conhece e pode-se dizer que é até um pouco terapêutico passar aquela grande peneira por toda a superfície da piscina, retirando folhas, insetos e outras sujeiras que podem cair eventualmente na água.

É um trabalho minucioso, mas que não demora tanto, tem que ter paciência para passar em toda a superfície da piscina e dar bastante atenção aos cantos, que é onde a sujeira fica mais acumulada por causa do movimento da água e do vento.

Quarto passo: escovação da piscina

Depois da limpeza da piscina com a peneira, deve-se acoplar ao cabo extensor uma escova com cerdas de plástico macias para fazer a escovação do revestimento de toda a piscina. Não use uma escova com cerdas metálicas, isso danificará o revestimento de sua piscina de forma permanente.

A escovação das paredes e do fundo da piscina são de extrema importância, porque assim você evitará o acúmulo de fungos, bactérias, sujeira, manchas e algas no revestimento. Faça isso em todas as paredes e em todo o fundo dela, pare que não haja nenhuma parte sem escovação, quanto mais liso estiver o revestimento sem sujeira, menos sujeira acumulará ali.

Quinto passo: decantador e aspiração

Após passar a escova nas paredes e fundo da piscina, muito dessa sujeira ficará boiando na água e a água ficará mais turva e mais suja, para facilitar o trabalho da aspiração você deve jogar um produto químico conhecido como decantador, esse produto específico para sujeiras de piscina irá fazer com que as particular de sujeira se juntem e fiquem mais pesadas, indo parar no fundo da piscina.

Ao jogar o decantador na água da piscina, a dica que damos é revolver bastante a água da piscina, até que toda a sujeira se encontre com o produto, após isso é necessário aguardar 12 horas, assim o decantador fará todo o seu efeito de levar a sujeira até o fundo.

Após as 12 horas você deve passar o aspirador com muito cuidado e sem grandes movimentos bruscos por todo o fundo da piscina, removendo a maior parte da sujeira que ficou decantada no fundo.

Último passo: tratamento químico da água

Agora chegou a fase final, após retirar quase toda a sujeira da piscina, você deve analisar p PH da água, meça a alcalinidade da piscina e, se necessário, corrigir o desequilíbrio.

Logo após, meça também o PH da água e, se necessário também, corrija-o.

Agora depois desses dois já equilibrado é hora da clorificação da água, ou seja, adição do cloro para que fique em condições ideais de banho. Siga as instruções do rótulo do seu cloro específico para a manutenção de piscinas.

Assista este vídeo para mais informações:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *