Lavar de roupas de bebê: Como lavar do jeito certo

Lavar de roupas de bebê: Como lavar do jeito certo

Os bebês têm a pele muito sensível, isso porque eles ainda estão desenvolvendo os anticorpos e as defesas do organismo, por isso é necessário muito cuidado com eles e principalmente com as suas roupas, pois muitas vezes elas passam por diversas mãos e podem passar para o bebê bactérias, que para os adultos são nocivas, mas para eles podem causar alergias e até mesmo doenças. Mas  lavar  roupas de bebê não se resume apenas a lavar, secar e passar as roupas, é preciso tomar diversos cuidados, que vão desde ao tipo de sabão em pó, até mesmo a temperatura da água. Então nesse artigo vamos mostrar a você as principais dicas para lavar a roupa do bebê de maneira certa. Confira!

Porque é necessário lavar a roupa do bebê de maneira diferente?

Muitas mães, principalmente as de primeira viagem, não sabem da importância da lavagem adequada das roupas dos bebês,  e isso acontece pois sempre acreditamos que para limpar uma roupa só é necessário lava-la com periodicidade, porém quando o assunto são as roupas de bebês, vai muito além de apenas lavar a roupa, isso porque mesmo após a lavagem alguns germes e bactérias continuam presentes, então é preciso tomar algumas precauções para que consiga deixar a roupa dos seu bebê realmente limpas.

Exatamente todas as roupas de bebê, camisas, macacão, luvas meias toalhas, gorros, lençóis, fraldas de pano, tudo deve ser lavado da mesma maneira e de maneira diferente das roupas de adultos, por isso separe um momento para lavar apenas as roupas dos bebês, é aconselhável também evitar de lavar as roupas na máquina, pois além de danificar as peças podem não tirar toda a poeira e sujeira presente.

Se você comprou as roupas de bebê ainda no início da gravidez, a dica é lavar tudo por volta do 8 mês de gravidez e deixar as roupas de recém nascido preparadas para levar para a maternidade.

Como lavar roupas de bebê do jeito certo

 

Primeiramente você vai precisar ter os utensílios corretos para a lavagem das roupas de bebê, então separe uma bacia ou balde exclusivamente para isso, evite colocar roupas com produtos de molho no mesmo recipiente que você utilizada para lavar roupas de bebê. Além disso, você vai precisar também de sabão de coco ou um sabão neutro da sua preferência, pode usar em barra ou líquido. Uma bacia larga e dois baldes comuns, que serão utilizados para enxaguar as roupas, toalhas de banho para secar as roupas e um cesto, ou recipiente, para colocar as roupas depois de lavada, de preferência um que ainda não tenha sido usado.

Nos primeiros meses de vida não é recomendado que você utilize amaciantes, tira manchas ou água sanitária durante a lavagem das roupas.

  • A primeira coisa a se fazer na hora de lavar roupas de bebê do jeito certo é colocar elas de molho na bacia com sabão líquido diluído por um período de 15 a 20 minutos. Se você for usar sabão em barra, antes de colocar as roupas de molho é necessário aplicar o sabão diretamente nas roupas.
  • Após o período de molho é hora de lavar ele de verdade, por isso esfregue as roupas para tirar o pó, mas faça isso com cuidado para não estragar as roupas que são delicadas.
  • Em um balde com água limpa enxágue as roupas até tirar totalmente o sabão delas, não deixando nenhum resquício de produto.
  • Coloque as roupas sobre as toalhas em um local com incidência de luz para que elas sequem, mas não deixe elas por muito tempo secando, pois elas podem adquirir poeira do ambiente e assim ter germes, fungos e ácaros.
  • Depois de secas, passe as roupas em temperatura média e coloque elas em sacos plásticos para serem guardadas e não terem contato com a poeira novamente.

Mais dicas sobre cuidados com roupas de bebê.

Além de lavar roupas de bebê corretamente, é preciso guardar as roupas em um local apropriado, de preferência que seja limpo pelo menos uma vez por semana, e sempre que possível coloque plásticos para isolar a roupa do ambiente e evitar o contato dela com a madeira.

Além disso, corte as etiquetas de todas as roupas, pois elas em contato com a pele podem causar alergias à peles sensíveis.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *