Lavar roupa de bebê: Saiba passo a passo como fazer isso!

Lavar roupa de bebê: Saiba passo a passo como fazer isso!

Sabia que lavagem da roupa do bebê tem peculiaridades? Saiba aqui como é essa lavagem e dicas que irão facilitar sua vida.

Se você já é quase uma mamãe ou quase papai deve saber antes do bebê chegar todos os procedimentos necessários para garantir sua proteção, saúde e conforto. Pais e mães de primeira viagem têm muitas dúvidas de como lidar com essa nova vida que vai chegar à família. Bebês são muito dependentes de cuidados e frágeis também, todo o cuidado é necessário.

As roupinhas do recém-nascido são também um motivo de preocupação e cuidados, porque a pele do bebê é extremamente delicada e ele ainda não possui anticorpos, uma roupa suja, empoeirada ou mal lavada cheia de produtos químicos, poderá causar alergias e brotoejas na pele do seu bebê, causando desconforto logo nos primeiros dias de vida.

Se o bebê está há poucos meses ou dias de nascer, as roupinhas deverão estar devidamente limpas e higienizadas, mas para isso há cuidados a serem tomados, por isso vamos dar as dicas essenciais de como cuidar e lavar das roupas do seu bebê, antes mesmo do seu nascimento. Veja a seguir!

Posso usar as roupinhas do bebê do jeito que vieram da loja?

Essa é uma dúvida que atinge muitas mães e pais de primeira viagem e a resposta é NÃO.

O seu bebê recém-nascido ainda é muito frágil, não possui os anticorpos necessários para lidar com partículas, poeira, ácaros e fungos nos primeiros dias e meses de vida, por causa disso, é necessário que a gestante ou seu companheiro a partir do sétimo mês de gravidez comece a lavar e higienizar com cuidado e delicadeza todo o enxoval do neném.

Lave todas as toalhas, cueiro, fraldas, babadores, lençol, mantas, meias, luvinhas, gorro e as roupinhas de recém-nascido. Não é necessário que você lave todo o enxoval de uma vez, mas sim tudo que vá usar pelo menos no primeiro mês de vida e depois, aos poucos, lave o restante.

As roupinhas do neném podem ser lavadas na máquina?

Nossas mães e tias e pessoas da geração anterior costumam nos ensinar que todas as roupas do bebê devem ser lavadas apenas à mão, por causa da sua delicadeza, mas atualmente com as máquinas de lavar roupa tão modernas, há uma função em praticamente todas ela de “lavagem delicada” algumas possuem no seu menu até a opção “roupas de bebê”, essas funções são para isso.

Pode sim e devem ser lavadas na máquina na função de roupas delicadas, porque na máquina a lavagem é mais completa, não ficam resquícios de sabão na roupa pelo fato do enxágue ser duplo, além do mais, na máquina a centrifugação danifica bem menos a roupinha do bebê do que torcer na mão.

A lavagem à mão das roupas do bebê não tem muitas vantagens, além de você gastar seu precioso tempo, as roupas podem ficar com resquícios fortes de sabão e causar alergia ao neném.

Qual sabão usar? Quais produtos não usar?

Há grandes dúvidas sobre qual sabão deve ser usado, o melhor de todos é o sabão de coco líquido para roupas delicadas, pode ser também a versão de sabão liquido neutro. O sabão de coco e o neutro não possuem agentes químicos fortes que possam prejudicar a pele sensível do bebê.

Todos os outros produtos usados para lavar roupas devem ser evitados, nada de usar sabão em pó, nada de usar alvejantes e clareadores de roupa, não é recomendado também usar amaciante de roupas, principalmente por causa do cheiro que deixa na roupa.

A regra é: para lavar a roupa do seu neném use apenas sabão de coco líquido para roupas delicadas ou o sabão neutro.

Posso misturar as roupas do bebê na máquina junto com as outras?

Em casa temos o costume de juntas as roupas de todos os membros da família e lavar todas de uma vez, para economizar tempo, água, produtos e energia, mas para os recém-nascidos e os bebês com primeiros meses de vida isso não é recomendado.

A roupa do bebê deve ser lavada separadamente das dos outros adultos ou crianças da casa, exatamente para evitar que bactérias possam causar danos ao neném.

Acredita-se que depois de completados três meses de vida esse hábito possa mudar e as roupinhas possam ser lavadas junto com a de outras pessoas.

Lembre-se de estender as roupinhas onde seja arejado e que bata sol, para que não fiquem úmidas nem com cheiro ruim.

Antes do nascimento, após serem lavadas, higienizadas e passadas, vá guardando as roupinhas limpas dentro de sacos de telinha e armazene no armário, esses sacos irão proteger de poeira e outros elementos, até que seu bebê possa usá-la.

Para mais informações assista a este vídeo:

Para outras dúvidas e sugestões nos deixe comentários.

Até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *