Dicas para uma mudança organizada: Como evitar problemas!

Dicas para uma mudança organizada: Como evitar problemas!

 Se você vai se mudar e não sabe nem por onde começar, faz bem começando lendo esse artigo. Aqui vamos dar várias dicas para uma mudança organizada, pra fazer com que o processo seja menos estressante. Independente se for fazer a sua mudança sozinho ou com uma empresa especializada! Confira nossas dicas!

Faça um checklist de tarefas

Checklist é o melhor amigo da organização. Então essa dica não poderia ficar de fora das nossas sugestões para uma mudança organizada.

Faça um checklist de tudo que você precisa fazer antes e durante a mudança, como:

  • Cotar o preço das empresas de mudança ou transportadoras.
  • Conseguir caixas de papelão em supermercados e lojas. Ou comprar em empresas de mudanças ou centros de reciclagem.
  • Comprar plástico bolha para embalar os itens frágeis.
  • Comprar caneta de ponta grossa, caneta “piloto” e etiquetas para identificar as caixas. E fita adesiva, para fechar as caixas
  • Separar as roupas para doação.
  • Ligar para as empresas de energia, água, telefone e internet para desligarem o fornecimento. Elas trabalham com prazos diferentes e devem ser avisadas com antecedência. O mesmo vale para a instalação desses serviços no endereço novo.
  • Ligar para o cartão de crédito e bancos para alterar o endereço de cobrança
  • Etc

Esse checklist vai te ajudar a saber o que já fez e o que falta fazer para a mudança acontecer. Mas você vai ter que ser organizado para não perder o checklist, e para marcar as tarefas que já foram feitas!

Dicas para uma mudança organizada

Dicas para uma mudança organizada: Como embalar as coisas

Embalar as coisas demanda tempo. Quanto antes você começar, melhor! E como embalar e uma das dicas para uma mudança organizada mais importantes. Você pode começar embalando coisas que não vai usar até o dia da mudança. Para facilitar você pode fazer esse processo indo por cômodos. Isso vai facilitar e agilizar o processo, o que é super importante para conseguir ter uma mudança organizada. Veja a seguir algumas dicas sobre como embalar as coisas:

  • Use uma caneta de ponta grossa para identificar as caixas. Ou cole etiquetas dizendo o que tem nas caixas.
  • Não esqueça de colocar de que cômodo aqueles pertences são. Ajuda na hora de descarregar a mudança.
  • Não guarde coisas pesadas junto com objetos frágeis.
  • Embalar objetos frágeis demanda mais cuidado. Nas caixas que guardam objetos que podem quebrar ou amassar, escreva “FRÁGIL”. Mesmo que os objetos estejam embalados com plástico bolha ou jornal.
  • Sinalize as caixas que tenham produtos líquidos (como material de limpeza).
  • Identifique as caixas por prioridade para saber o que deve desembalar primeiro. Principalmente quando tiver mais de uma caixa com os mesmos itens, como roupas e sapatos, por exemplo. Você pode colocar números, sendo 1 as caixas mais importantes, 2 nas de importância média e 3 nas caixas que podem ser desembaladas por último. Vai ser mais fácil conseguir achar a cafeteira para fazer o café na manhã seguinte à mudança, já na casa nova, e não precisar pensar num lugar para guardar os itens de decoração de Natal tão cedo.
  • Use a caneta piloto para chamar a atenção de informações e sinalizações importantes nas caixas, tanto da empresa de mudança na hora de carregar as caixas e armazená-las no caminhão, quanto a sua e de sua família, na hora de desembalar as coisas.
  • Não ultrapasse o limite de peso de cada caixa (as maiores aguentam no máximo 25 kg), porque fica mais fácil para carregar e não corre o risco de a caixa rasgar;
  • Tire as gavetinhas da cômoda ou dos armários e guarde-as como elas estavam, junto com as coisas, dentro das caixas. Isso serve tanto para a gaveta de roupas quanto para a de documentos.
  • Guarde as roupas penduradas em cabides junto com os cabides, assim, quando o guarda-roupas estiver montado, ficará mais fácil pendurá-las novamente para só depois passar.
  • Guarde os sapatos nas suas caixas, ou em sacos plásticos, dentro de uma caixa.
  • Faça uma mala para cada morador da casa com itens de primeira necessidade, com pijama, roupa para trabalhar no dia seguinte, e materiais de higiene pessoal, como escova de dente, xampu, condicionador, escova de cabelo, carregador de celular, maquiagem, etc., porque a mudança é um processo cansativo, e ter roupa passada para dormir e para o dia seguinte pode ajudar bastante.

Tem mais Dicas para uma mudança organizada? Deixe seu comentário e divida com a gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (3)

  • Ótima Dica. Parabens

    Reply
  • Outras dicas: veja os serviços q a empresa de mudanças faz. Tipo tirar cortinas e varões (ou trilhos), guardar quadros, etc, ou se eles tem araras para pendurar as roupas nos cabides, pois existem cxs de madeira e com rodinhas, que abrem pela lateral, com araras dentro, justamente para essas roupas não amassarem. Isso ajuda muito.
    Lembrem-se que as empresas apenas se responsabilizam pela quebra de objetos que eles embalaram. Objetos que vc guardar em cxs, são mais fáceis de achar, mas se vc não sabe bem como embalar objetos frágeis, melhor deixar para q os funcionários da empresa embalem.
    Descarte tudo o que não quiser antes da mudança, pois assim terá menos trabalho antes e após a mudança. 😉

    Reply
  • Parabéns! ótimas dicas, uma mudança residencial ou até mesmo comercial exige bastante planejamento e organização, fazendo com que se concretize sem problemas! Temos uma empresa de mudanças e buscamos sempre melhorar nossa organização! obrigado pelas dicas

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *