Como limpar sofá: Veja dicas importantes para não estragar o material!

Como limpar sofá: Veja dicas importantes para não estragar o material!

O sofá é o móvel essencial de uma casa, uma vez que é nele que podemos passar muito do nosso tempo quando estamos no nosso lar, por isso ele acaba sujando mais do que outros móveis. E quando um sofá está sujo acaba prejudicando todo o ambiente, pois por mais organizado que ele esteja o sofá irá se destacar. Porém limpar sofá pode não ser uma das tarefas mais fáceis, muitas pessoas optam por contratar empresas especializadas em limpeza de sofás, mas nem sempre essas empresas fazer o trabalho como deveria ser feito e sofá não fica tão limpo quanto deveria. Mas apesar de não ser fácil limpar sofá, se você seguir algumas dicas poderá conseguir limpa-lo da melhor maneira possível, sem sujeira e sem gastar muito dinheiro com uma empresa. Confira esse artigo tudo sobre como limpar sofá!

Tipos de sofá

Antes de limpar sofá você precisa saber que existe uma diferença entre cada um deles que vai depender do tipo de sofá, por exemplo, os sofás de couro não podem ser lavados diretamente com água, pois se ficam encharcados podem ter dobras que não saem mais, e isso além de estragar o seu sofá pode também atrapalhar o ambiente e harmonia do seu lar.

Já alguns sofás de pano, dependendo da cor e o material, não podem ser lavados com determinados produtos de limpeza, pois podem ser manchados ou prejuízos maiores.

É sempre bom ter certeza sobre o material que é feito o seu sofá antes limpar ele. se você não sabe qual é o seu, no geral na etiqueta do produto, que fica embaixo dele, constam essas informações.

Outros tipos, como sofá de camurça, é recomendado que a sua lavagem seja feita à seco, para não prejudicar o material e nem a aparência do móvel.

Esse cuidado é necessário, pois os sofá não são produtos tão baratos que podem ser trocados com frequência. É sempre preciso manter ele limpo e conservado para que ele dure por muito tempo.

como_limpar_sofa

Como limpar sofá de couro

Sofás feitos de couros, courino e napa, o mais recomendado na hora de limpá-los é apenas com pano macio e úmido e com água e sabão neutro, que pode ser o detergente que usamos diariamente em casa. Você deve passar o pano em todo o sofá e depois certifica-se de que ele está totalmente seco, e enquanto não estiver é preciso evitar de sentar nele para não causar “rugas” pelo produto.

Para deixar o sofá ainda mais conservado você pode passar silicone líquido ou vaselina a cada dois meses, nesse caso é necessário ficar pelo menos 24 horas sem utilizar o produto.

Como limpar sofá de veludo

Uma grande dúvida é como limpar sofá de veludo, isso porque esse material é um pouco sensível a alguns tipos de produtos de limpeza, que se usados de maneira incorreta podem causar manchas e até mesmo “queimar” o material. O melhor a ser feito é que semanalmente seja passado sobre o sofá uma escova, própria para veludo, para tirar a sujeira superficial, como migalhas e poeira. E no momento de lavar o sofá de veludo você pode utilizar um pano com água e sabão neutro. Não utilize de jeito nenhum produtos de limpeza que contenham cloro, pois ele pode manchar o sofá.

Ao contrário de outros tipos de sofá, o sofá de veludo não suporta líquidos e para evitar manchar sempre que cair qualquer líquido nele segue na mesma hora para evitar manchas.

como-limpar-sofa2

Como limpar sofá a seco

A lavagem a seco de um sofá requer que sejam utilizados produtos e aparelhos próprios para essa função, no geral são aparelhos caros e que não compensam de serem comprados para usar vez ou outra que o sofá estiver sujo. Por isso se você deseja uma lavagem a seco do seu sofá o recomendado é que você procure uma empresa especializada, pois sairá mais barato para você e ainda terá a garantia de um bom trabalho na hora na limpeza do seu sofá.

Como limpar sofá com vinagre

Limpar sofá com vinagre não é o mais recomendado, porém se você tiver muito cuidado o vinagre pode ser uma excelente maneira de limpar o sofá, pois ele além de tirar as sujeiras ele elimina fungos e bactérias que poderiam causar alergias e até mesmo doenças.

Para limpar o sofá com vinagre você vai precisar de colocar o produto em solução com água, depois umedeça uma escova nessa mistura e passe no sofá. É preciso tomar cuidado para não deixar que o vinagre cai diretamente no sofá e manche o móvel.

Tem alguma dica de limpeza de sofá? Compartilhe conosco nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *