Como limpar prata: Montamos um passo a passo para você!

Como limpar prata: Montamos um passo a passo para você!

Chegou a hora da limpeza de seus utensílios de prata? Entenda o porquê que eles escurecem e saiba como limpá-los com facilidade

Muitas pessoas acham que para uma limpeza bem feita de objetos e utensílios de prata é necessário levar em algum estabelecimento para fazer uma limpeza profissional e que isso irá lhe custar muito dinheiro, e os objetos ficam cada vez mais escuros e manchados, mas isso não é necessário, você mesmo poderá fazer uma limpeza em sua prataria sem a necessidade de utilizar produtos caros, é possível fazer a limpeza e dar brilho com soluções caseiras.

Se você tá com objetos de prata em casa já feios, manchados e escurecidos, não se apavore, isso tudo pode mudar com soluções simples feitas de produtos que você tem aí na sua cozinha, serve tanto para joias feitas de prata quanto para utensílios como bandejas, talheres e prataria.

Geralmente prataria e utensílios de prata são relíquias e objetos de família, que carregam uma história e muito apreço pelo dono, por isso devem ser limpos e conservados com frequência para que não percam sua beleza. Objetos de família devem receber uma atenção ainda maior em sua limpeza e conservação.

Para resolver todos esses problemas de limpeza da prata com produtos corretos e uma conservação adequada, elaboramos um artigo especial para o assunto. Aqui vamos ensinar como preparar as soluções caseiras para deixar cada tipo de objeto limpo, sem machas e com brilho original. Se você se interessou e tá precisando dar um trato na sua prataria, não perca mais tempo e veja tudo isso a seguir!

Passo a passo de como limpar prata

Vamos fazer tópicos aqui das soluções caseiras com produtos diferentes para cada tipo de objeto de prata que você possa ter.

Separe os produtos:

  • Flanela ou tecido de algodão como fralda. Escolha tecidos delicados e que não irão arranhar sua prata
  • Bicarbonato de sódio
  • Sal
  • Vinagre
  • Água morna
  • Pasta de dente branca
  • Sabão de coco
  • Detergente neutro
  • Papel alumínio
  • Esponja macia
  • Escova de dente macia

Para limpar corrente de prata

Sabe aquele seu cordão de prata que está já com uma aparência feia e empretecido? Poderemos salvar ele agora com uma simples solução de água morna e detergente neutro. Leve 500 ml de água ao fogo até que fique morna, retire do fogo e acrescente duas colheres de sopa de detergente neutro, misture até que o detergente se dissolva na água. Molhe a esponja na solução e esfregue no cordão de prata por alguns minutos, até perceber que está limpando o metal. Enxágue bem o cordão e seque cuidadosamente com a flanela ou uma toalha macia.

Seu cordão estará livre de manchas e bem brilhante, como novo.

Se necessário, repita o processo. O ideal é que a prata seja limpa pelo menos uma vez ao mês.

Para limpar aliança de prata

Como as alianças costumam ser objetos menores e mais frágeis, para limpá-las é necessário o uso de uma escova de dente de cerdas macias. Prepare a solução de água morna com sabão de coco, esfregue com a escova de dente até que a aliança fique limpa e sem manchas. Seque bem com uma flanela ou toalha, delicadamente.

Caso o anel ou a aliança contiver pedras ou brilhantes, a limpeza desses adereços será de forma diferente.

É importante ressaltar a secagem correta dos objetos de prata após a limpeza, porque se não forem bem secos e ficarem úmidos, isso faz com que fiquem manchados novamente e oxidados.

Para limpar talheres de prata

Talheres de prata são utensílios muito nobres e devem ter todo o cuidado na hora de limpar para que não arranhem e estrague a sua beleza.

Para limpar o talher de prata é recomendado que você faça uma solução, coloque 500 ml de água para esquentar, após isso, desligue o fogo e acrescente três colheres de sopa de vinagre branco e três colheres de sopa de detergente neutro, misture bem todos os ingredientes, em cima de uma toalha com os talheres dispostos, molhe a esponja na solução e vá limpando um por um. Se necessário repita, até que fiquem limpos e brilhantes. Enxágue com água corrente e seque bem um por um com uma flanela.

Para limpar bandejas e travessas de prata

Esses dois utensílios costumam ser presentes ou objetos de família e por isso merecem ter um tratamento especial.

Esquente até ferver 500 ml de água, após isso pegue uma barra de sabão de coco e raspe como lascas e dissolva na água quente, isso vai virar uma pasta. Com a esponja macia passe essa pasta nas bandejas e travessas até que fiquem limpas, após isso enxague com água abundante e seque bem antes de guardar.

Dicas para manter a prata limpa

Uma boa dica para sua prata não escurecer e ficar manchada é você fazer um uso diário dos seus objetos.

Para evitar manchas mais difíceis e muito escurecimento da prataria, faça uma limpeza de tudo pelo menos uma vez ao mês.

Se os objetos ficam guardados, certifique-se que estão muito secos. Você poderá embalá-los com papel de seda, ou junto a eles colocar um saquinho com giz, isso inibirá a umidade na prata, que é o que faz ela ficar manchada e escura.

Para mais informações veja este vídeo:

Gostaram das dicas de hoje sobre como limpar prata? Nos deixe comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *