Como lavar sofá a seco: receitas caseiras, com vinagre, com bicarbonato e amaciante e outras dicas!

Como lavar sofá a seco: receitas caseiras, com vinagre, com bicarbonato e amaciante e outras dicas!

Lavar sofá pode ser um verdadeiro desafio. Dependendo do produto que se utiliza, pode manchar ainda mais o tecido, desbotar a cor e ainda estragar o revestimento. Além disso, quando você deixa secar, se o processo não ocorrer de modo rápido, seu sofá pode ficar mofado e inutilizável. Por isso, uma das técnicas mais utilizadas é a lavagem a seco, reduzindo ao máximo o uso da água.

Se você quer achar uma solução sobre como lavar sofá a seco, não se preocupe! Aqui vão dicas muito simples, com receitas fáceis de fazer e que funcionam. Continue a leitura e confira!

Sofá: o carro-chefe dos lares brasileiros!

Pare para pensar um pouco sobre os móveis que você tem em casa. Certamente o sofá está entre aqueles que você mais usa, não é mesmo?

É nele que você recebe visitas, onde costuma tirar um cochilo, sentar para ler ou descansar e ainda tem aquele momento de relaxamento quando vai ver um filme com a família.

Por ser protagonista da sua sala de estar ou de TV e sua utilização constante, uma coisa é fato: ele vai sujar e está sujeito a diversos tipos de acidentes.

Pode ser um sapato com lama que encostou no tecido, um bichinho de estimação que fez xixi, uma criança que deixou cair suco ou até você que estava com a mão imunda e encostou no braço do sofá.

Por isso, em algum momento você vai passar pela situação de ele estar encardido ou manchado. Nessas horas vem aquele pensamento: como lavar sofá a seco?

Passo a passo de como lavar sofá a seco

Diante das sujeiras que aparecem nesse tipo de móvel, talvez o sonho de muita gente é que existisse uma máquina de lavar sofá a seco, resolvendo esse tipo de problema de modo muito mais simples. No entanto, essa não é uma realidade e ainda é necessário buscar soluções sobre como limpar sofá de tecido encardido ou como lavar sofá a seco.

A boa notícia é que há produtos para lavar a seco que se encontram na sua própria casa e você nem sabe. São, na verdade, ingredientes que você usa para outros fins e que também são grandes aliados na hora da limpeza.

Além de conseguir tirar pequenas manchas e limpar a sujeira mais comum, fazer esse tipo de higienização ajuda a se livrar de micro-organismos que são nocivos à sua saúde.

Com o passar do tempo seu sofá se torna no ambiente perfeito para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias que podem causar doenças respiratórias, assim como alergias, em todos que frequentam a sua casa.

Seguem duas dicas para resolver como lavar sofá a seco!

homem descansando no sofá

Como limpar sofá com vinagre

O vinagre que você utiliza para lavar hortaliças e em algumas receitas na cozinha é de grande ajuda na hora de fazer diversas limpezas. Ele é indicado para lavar superfícies como inox, azulejos e até para desentupir ralo.

Veja como utilizá-lo quando o assunto é como lavar sofá a seco de tecido:

Materiais necessários

  • 3 xícaras de vinagre
  • 1 litro de água morna
  • 2 colheres de sopa de detergente neutro
  • 1 borrifador
  • 1 pano limpo

Modo de fazer

  1. Misture a água morna com o detergente neutro.
  2. Adicione o vinagre.
  3. Coloque a mistura no borrifador.
  4. Borrife a solução na superfície, de maneira que não ensope, apenas deixe úmido.
  5. Faça uma leve esfregada com as próprias mãos.
  6. Deixe agir por 10 minutos.
  7. Utilizando um pano limpo úmido, passe no sofá retirando a solução.
  8. Deixe secar e só utilize o sofá novamente quando estiver seco.

Pronto! Agora você já sabe como lavar sofá a seco utilizando vinagre!

Como limpar sofá com bicarbonato e amaciante

O bicarbonato também vai te ajudar na hora de saber como lavar sofá a seco. Basta fazer uma simples mistura com poucos ingredientes. O melhor dessa receita é que leva amaciante e isso ajuda a deixar um ótimo cheiro quando acaba!

Materiais necessários

  • 1 litro de água
  • 1 colher de sopa de bicarbonato
  • 1/4 de copo de álcool
  • 1 colher de sopa de amaciante
  • 1/2 copo de vinagre branco
  • 1 borrifador
  • 1 pano seco e limpo

Modo de fazer

  1. Em um recipiente, misture todos os ingredientes.
  2. Coloque a mistura em um borrifador.
  3. Borrife no local do sofá que você quer limpar.
  4. Com um pano seco, dê uma esfregada rapidamente.
  5. Espere secar (o que será rápido pois o álcool vai evaporar).

Obs: caso o local manchado ou sujo seja pequeno, polvilhe apenas um pouco de bicarbonato, deixe agir alguns minutos e faça uma aspiração. Costuma dar certos para manchas mais fáceis!

Viu como é simples usar o bicarbonato quando o assunto é como lavar sofá a seco?!

Outros cuidados para a limpeza

Saber como lavar sofá a seco é ótimo, mas você também pode tomar outros cuidados com a limpeza, de forma a prevenir que a sujeira se acumule. Dessa forma, você mantém o móvel limpo por mais tempo e também prolonga sua vida útil.

É importante sempre fazer aspirações na superfície do seu sofá. Você pode incluir esse hábito no dia da semana em que faz a limpeza mais pesada. Assim, diminui a sujeira superficial, bem como o acúmulo de poeiras.

Evite consumir alimentos e bebidas próximo ao sofá e não se esqueça que as almofadas também precisam de atenção.

Periodicamente, também é importante que você contrate uma empresa de higienização profissional. Embora os cuidados diários e as receitas caseiras façam a diferença, uma limpeza profunda só pode ser feita por especialistas. Eles contam com técnicas, produtos e maquinários que permitem que manchas saiam completamente e a higienização seja profunda, ficando apenas aquele cheiro de limpeza.

Veja como é feito esse tipo de serviço

Além disso, para saber exatamente qual o tipo de produto deve evitar o contato no tecido do seu sofá, consulte o manual do fabricante que vem junto com o móvel. Ali estão especificações a serem seguidas e que te ajudam a evitar estragos.

Curtiu esse artigo? Teste as receitas e conte pra gente os resultados!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *