Terrário: O que é? Como fazer? Veja aqui um passo a passo!

Terrário: O que é? Como fazer? Veja aqui um passo a passo!

Os aquários foram por muitos anos utilizados por quem desejava ter um ser vivo em casa, porém não possuía muito espaço para isso, porém com o passar dos anos os aquários foram perdendo espaço para o terrário, um espaço ideal para quem deseja ter algum ser vivo, principalmente terrestre e não possui muito espaço.

Ainda não sabe o que é um terrário? Então continue lendo esse artigo e veja a seguir tudo sobre ele e como você pode fazer um.

O que é Terrário?

Para quem ainda não conhece,  é um recipiente onde você poderá construir as condições ideias para que algum ser vivo se habite. Existem terrários de diversos materiais e de diversos tamanhos, sendo que eles deverão atender as necessidades do ser que você deseja ter.

A ideia do terrário é que ele seja exatamente como um habitat normal daquele ser vivo, sendo que ele também é um excelente objeto de decoração, e por isso pode ser feito em vidro ou em qualquer outro material, mas o ideal é que ao menos uma de suas paredes seja de vidro para facilitar que você enxergue o interior dele.

Alguns materiais mais comuns são: Vidro, madeira, rede metálica, PVC, acrílico ou plástico. Gostou do terrário e deseja ter um? Então veja a seguir como fazer o seu.

Como fazer?

Fazer um terrário é bem simples e você poderá fazer o terrário dos seus sonhos sozinho. Veja a seguir o passo a passo.

Escolha o local que você deseja fazer seu terrário

Como disse anteriormente, existem diversos materiais que podem ser usados, então escolha o que achar melhor e coloque um de seus lados de vidro, escolha também o tamanho do recipiente conforme o que você deseja nele e conforme seu espaço.

Escolha as plantas

Você deverá optar por plantas que são mais resistentes, assim elas irão conseguir sobreviver nesse novo habitat que você desenvolveu.

O ideal é que você escolha plantas que possuem características similares, assim elas irão se desenvolver juntas e terão os mesmos cuidados.

exemplo de Terrário

Separe os materiais necessários

Para a criação de um terrário é necessário que você providencie alguns materiais como:

  • Solo;
  • Musgo;
  • Pedrinhas;
  • Cascalho;
  • Enfeites;
  • Luvas;
  • Regador;
  • Carvão ativado (este deverá ser usado em terrário sem local para drenagem).

Montando o seu terrário

O último passo é montar. Veja o passo a passo de como fazer isso:

  1. Lave bem o recipiente onde você deseja montar o seu terrário, e em seguida enxague-o bem.
  2. Faça uma drenagem, para isso é necessário que você coloque as pedrinhas, o cascalho e um pouco de carvão ativado. Estes deverá formar uma camada de aproximadamente 3 cm de altura.
  3. Em seguida coloque uma camada com os musgos;
  4. Feito isso é a hora de colocar a terra. Você deverá colocar uma camada de terra que possua cerca de 6 cm para que tenha espaço para as raízes das plantas que você escolheu. Quando estiver colocando a terra vá apertando-a levemente a fim de eliminar o ar.
  5. Faça os buracos para colocar suas plantas;
  6. Agora você deverá plantar com cuidado as plantas escolhidas, você deverá tomar cuidado para que a raiz não quebre enquanto você a planta.
  7. Enfeite o seu terrário, para isso você poderá usar pedras, musgos, conchas, anões e o que mais desejar.

Agora que você já possui o seu terrário, cuide bem dele e regue-o diariamente, não deixe suas plantas em local que bata muito sol para que elas não morram e assim você terá o seu terrário por muito tempo.

Decorativo

Os terrários também tem sido muito utilizados para a decoração, e por isso se você deseja ter um para deixar o seu ambiente ainda mais bonito é indicado que você opte pelo terrário de vidro, e coloque-o em um canto de sua sala de estar.

E se você deseja um decorativo, porém não tem tempo para cuidar das plantas, optar por um terrário artificial é uma excelente opção, assim você irá usar algumas plantas artificiais e ele irá parecer realmente ser de verdade.

exemplo de Terrário

exemplo de Terrário

exemplo de Terrário

exemplo de Terrário

Manutenção

Para que o seu terrário seja bonito é necessário que você regue com a ajuda de um spray cerca de 250 ml de água em sua raiz 4 vezes por semana, deixando o vaso em exposição ao sol.

Vale lembrar que se você não tem muita prática você deve optar por plantas mais simples como o cacto e as suculentas.

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *