Patchwork: Saiba o que é e como fazer almofadas, acessórios, embutidos e muito mais!

Patchwork: Saiba o que é e como fazer almofadas, acessórios, embutidos e muito mais!

Se você gosta de artesanato, de trabalho manual, de gastar um tempo do seu dia fazendo esse tipo de atividade, seja para por na sua casa ou até para vender, uma ótima ideia é investir no chamado patchwork.

Apesar do nome estrangeiro, essa prática é muito famosa no Brasil e boa parte das pessoas já sabem trabalhar com esse tipo de artesanato e até ganham um dinheiro com isso.

Para quem ainda não conhece, este texto vai te explicar o que é o patchwork, como ele é feito, no que pode ser usado, entre outras informações relevantes sobre essa técnica. Veja tudo isso e muito mais nos próximos tópicos!

O que é o patchwork?

O patchwork é uma palavra em inglês que em português significa trabalho com retalho. E é exatamente isso que essa técnica faz. A ideia é unir tecidos variados, estampas diferentes, formatos diversos e construir um único objeto de artesanato. Pode ser um pano, uma toalha, uma roupa, enfim, várias coisas podem ser construídas por meio do patchwork.

Como fazer?

Para trabalhar com o patchwork, você precisa dominar algumas técnicas de costura e conseguir juntar tecidos e formas diferentes em um único produto que fique bonito e faça sentido.

Por isso, não é tão simples assim trabalhar com essa técnica de artesanato. Mas, como tudo na vida, com a prática, tentativa e erro, você vai conseguir chegar lá.

Para construir um objeto de artesanato por meio do patchwork você vai precisar de alguns equipamentos importantes, como moldes, placas de corte, réguas, tesouras, cadernos para bolar os projetos e, claro, a máquina de costura.

O ideal é você escolher tecidos 100% algodão que ficam mais fáceis de serem trabalhados. Aí agora é com você. Prepare o projeto, crie os moldes e comece a costura do objeto que deseja fazer.

Como é o patchwork embutido?

O termo embutido é dado para o patchwork que forma imagens e detalhes em alto-relevo. É uma técnica difícil e que deve ser feita por etapas. Primeiro você aprende a fazer o patchwork normal e depois passa para o embutido.

Para dar o efeito de relevo, você vai precisar usar alguma matéria-prima que faça isso acontecer. Pode usar algodão mesmo, isopor, MDF, enfim, existem diversas possibilidades. Aí é só costurar em cima desse material o formato que você deseja que tenha alto-relevo.

É um pouco complicado sim, mas com prática e experiência você vai chegar lá mais rápido do que imagina. E o resultado fica lindo, veja:

patchwork embutidopatchwork embutidopatchwork embutidopatchwork embutidopatchwork embutidopatchwork embutido

Modelos de panos de prato

O patchwork é uma técnica muito comum para fazer pano de prato. Provavelmente, é o objeto mais construído por meio dessa costura de retalhos.

Com certeza, na sua casa tem um pano de prato feito a partir do patchwork. Por isso, uma ótima ideia para gerar uma renda extra é fazer esses panos e vender. Simples, barato, tem uma boa margem de lucro e vai te ajudar bastante nas contas do fim do mês.

Veja alguns modelos para te inspirar:

patchwork em pano de pratopatchwork em pano de pratopatchwork em pano de pratopatchwork em pano de pratopatchwork em pano de pratopatchwork em pano de prato

Como são as bolsas de patchwork?

Caso queira arriscar um projeto mais elaborado e complexo, as bolsas de patchwork estão super em alta, principalmente para levar à praia, um passeio no parque e tudo mais. Com o verão chegando, é uma excelente opção para você mesma, para a sua família ou até para vender.

Entre as bolsas de patchwork mais requisitadas, estão as de maternidade, que precisam ser resistentes, mas muitas mães gostam de decorar com o nome do filho. Veja como fica:

bolsa maternidade em patchwork

Os modelos ficam lindos e a mamãe muito satisfeita em ter uma bolsa personalizada:

bolsa patchwork maternidade

E você pode fazer das cores que a cliente solicitar, podendo explorar todos os tons:

bolsa maternidade de patchwork

Esse outro modelo apostou no marrom e alguns ursinhos mais elaborados para decorar:

bolsa maternidade em patchwork

Além dessas, as bolsas grandes, ideais para ir ao mercado, feira ou para um passeio no parque, também são muito solicitadas.

Os modelos mais comuns são:

bolsa de patchwork grande

É possível fazer almofadas também?

Sim. As almofadas da sala da sua casa precisam de uma fronha para poder ficarem mais bonitas e agradáveis a você mesma e aos seus convidados. Uma forma de fazer belas fronhas é a partir do uso do patchwork.

É até um jeito ótimo de você treinar as suas habilidades na costura e preparar algumas fronhas para almofadas na sua própria casa e, quem sabe, vender futuramente para clientes da sua cidade ou inovar e fazer modelos de puffs.

almofadas em patchworkalmofadas em patchworkalmofadas em patchworkalmofadas em patchwork

E acessórios de patchwork?

Tudo pode ser feito com patchwork, tudo mesmo, até acessórios como colares e carteiras, por exemplo. Claro que é preciso avançar na técnica para conseguir fazer esses objetos que exigem um aprendizado maior, mas se você ficar craque nisso, vai poder até criar uma loja de produtos variados feitos com patchwork.

O patchwork ou costura de retalhos é uma técnica muito importante, um artesanato bonito e que passou a ser feito no país há bastante tempo. Investir nessa ideia pode ser uma ótima forma de suprir seu tempo livre e ainda fazer uma renda extra.

Veja alguns modelos de acessórios em patchwork:

porta acessórios patchworkporta acessórios patchworkporta acessórios patchworkporta acessórios patchworkporta acessórios patchworkporta acessórios patchworkporta acessórios patchworkporta acessórios patchwork

Se tiver gostado deste texto sobre patchwork, compartilhe-o com seus amigos e familiares nas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *