Sanca de gesso: Dicas para você se inspirar!

Sanca de gesso: Dicas para você se inspirar!

A sanca de gesso é um elemento decorativo em tetos e paredes, podendo variar no formato, no tamanho e na cor, criando efeitos diferentes na iluminação e na decoração da sua casa.

A sanca de gesso é diferente de rebaixamento ou forro de gesso, que é uma cobertura total do teto abaixo da altura inicial, enquanto a sanca de gesso parece com uma moldura e pode ser feita de três formas diferentes: aberta, fechada ou invertida, todas sem a necessidade de rebaixamento.

Nesse texto vamos falar de todos os tipos de sancas de gesso, como ela pode deixar a sua casa mais bonita, moderna e sofisticada e destacar alguma parte interessante do cômodo, além de mostrar projetos para te inspirar na hora de construir ou reformar.

Sanca de gesso aberta

A sanca de gesso aberta é ideal para criar um ambiente mais intimista e acolhedor, com luz mais indireta, e por isso fica muito bem tanto no quarto do casal quanto na sala, mas também é usada em closets e em projetos de iluminação para cozinhas.

Nesse tipo de sanca de gesso, existe uma abertura central no teto, ou seja, existe uma moldura em volta do teto mais baixa que a área central. Essa moldura pode ser de um tamanho só ou ter vários degraus entre o teto e a parede, como uma escada invertida, até a altura final desejada.

Para a iluminação, existem várias possibilidades. Você pode colocar spots de luz embutidos nas molduras em volta do teto e colocar um lustre centralizado, pode usar outros spots de luz no vão central da sanca de gesso aberta, ou pode usar a iluminação feita com fita de led, em cores e intensidades diferentes, como mostramos aqui.

sanca de gesso

Sanca de gesso fechada

A sanca de gesso fechada não tem a abertura nas laterais como na sanca de gesso aberta, e geralmente esse projeto tem um acabamento que vai até a parede.

A iluminação com a sanca de gesso fechada normalmente é feita com spots de luz embutidos, que são instalados nas molduras e criam uma iluminação mais direcionada, mas você também pode optar por um lustre centralizado.

Para um resultado mais minimalista e moderno, opte por um acabamento nas laterais com menos detalhes e spots com formato quadrado, ao invés das tradicionais, que são redondos.

sanca de gesso

Sanca de gesso invertida

A sanca de gesso invertida se parece um pouco com o tipo de sanca de gesso aberta, mas a maior diferença entre elas é que aqui a abertura é perto da parede (geralmente uma distância de 15 cm) e não no centro.

Esse afastamento do teto com a parede dá a impressão que o teto está “flutuando”, o que garante um visual moderno e clean.

A iluminação também é feita com spots embutidos ao longo do teto, e nas laterais, geralmente é usado fita de led, para a luz bater direto na parede. Existem fitas de led em cores e intensidades diferentes, além de modelos com controle remoto.

A sanca de gesso invertida é uma ótima opção para quem quer destacar o papel de parede, texturas na pintura ou revestimento de madeira, por exemplo, já que a iluminação foca a atenção para a parede.

Você pode usar a sanca de gesso invertida em todos os cômodos, sendo também muito recomendada para o banheiro, criando um ambiente relaxante para um banho de banheira.

sanca de gesso

Sanca de gesso na sala

Apesar de você poder usar sanca de gesso na casa toda, a maioria dos projetos é na sala, para deixar o cômodo mais receptivo e aconchegante.

Os modelos ideais de sanca de gesso na sala são a aberta e a invertida, e você pode usar a iluminação direta dos spots para destacar um quadro na parede ou um objeto específico na decoração, por exemplo.

sanca de gesso

Sanca de gesso com led

Como mostramos, tanto no modelo de sanca de gesso aberta quanto no modelo de sanca de gesso invertida é usada a fita de led para uma iluminação mais indireta.

A lâmpada de led é muito econômica e a sua durabilidade é maior que as lâmpadas comuns, então, você também pode usar lâmpada de led nos spots embutidos na sanca, independente do seu modelo preferido. Você encontra tanto a fita quanto as lâmpadas em lojas de decoração e construção como a Leroy Merlin.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *