Papel de parede para banheiro: Saiba se ele é ideal para você!

Papel de parede para banheiro: Saiba se ele é ideal para você!

Quer dar um ar elegante para seu banheiro? Conheça os papéis de parede próprios para ambientes úmidos.

Antigamente os papéis de parede eram utilizados penas em ambientes como quartos, salas de estar, escritórios e clínicas médicas, ficando longe de ambientes úmidos como cozinha, área de serviço e banheiros. Os papéis de parede comuns e mais tradicionais não aguentam a umidade dos locais, acabam descascando, descolando e perdendo sua cor, a resistência deles nesses ambientes fica deveras prejudicada.

E atualmente?

Com a tecnologia da atualidade, até os papéis de parede ganharam um upgrade, hoje em dia existem papéis de parede laváveis e impermeáveis, devido a essa novidade os papéis de parede ganharam espaço em projetos de decoração de banheiros e cozinhas e estão fazendo o maior sucesso, é a tendência da atualidade.

Você sabia que alguns desses papéis de parede podem ser lavados com bucha e sabão e não vão estragar? O artigo de hoje é sobre essa grande novidade que está fazendo a cabeça de decoradores e designers. Se você quer dar uma cara nova ao seu banheiro ou lavabo sem precisar gastar com reformas, conheça a seguir as dicas e modelos de papéis de parede para banheiros.

Qual papel pode ser aplicado na parede do banheiro?

O papel de parede tradicional, por precaução, não deve ser aplicado em banheiros que tem chuveiro ou banheira de hidromassagem, devido à umidade e água em abundância, os papéis de parede tradicionais irão perder sua cola, descascarem e seu banheiro terá a decoração prejudicada. A umidade estragará a vida útil do seu papel de parede.

Para lavabos o papel de parede tradicional pode ser colocado sem problema algum, o lavabo geralmente é um cômodo pouco utilizado, que contém apenas a pia e um vaso sanitário, sem o chuveiro o lavabo quase não tem umidade. Evite apenas colocar o papel de parede tradicional no lavabo na parede onde fica a torneira, para evitar seu desgaste com os respingos.

O papel de parede ideal para colocar no banheiro que aguenta toda a umidade dele é o vinílico ou o lavável, e ambos contém suas diferenças que vamos explicar a seguir.

O papel de parede vinílico é feito de pvc, sua textura lembra muito uma tela de pintura, lembra muito um tecido grosso. Por ser feito nesse material é muito resistente e suporta toda a umidade do banheiro sem prejudicar as cores e sua estrutura.

O papel de parede lavável é o mais resistente, sua superfície contém uma resina que o torna impermeável, o que dá a possibilidade de você lavá-lo com frequência e ele não ser prejudicado. Esse papel de parede possui uma vasta linha de cores, texturas e estampas. Está sendo a opção mais usada pelos decoradores e designers de interior. Essa opção tem sido usada inclusive em cozinhas, pela facilidade de sua limpeza.

As possibilidades do papel de parede lavável são inúmeras, existem inclusive texturas que imitam pedras, madeira, cobre e couro. Você pode fazer um ambiente ficar muito mais bonito, elegante e com um toque super sofisticado, sem precisar fazer uma grande reforma no seu banheiro. O papel de parede é uma das formas mais simples de dar uma cara nova ao ambiente.

Se molhar pode estragar? Como lavar?

Como dito anteriormente, o papel de parede lavável não estragará, devido à camada de resina que possui em sua superfície, ele aguenta umidade e lavagem, sem nenhum prejuízo.

A lavagem desse papel de parede específico é simples, basta você encher meio balde de água e adicionar 4 colheres de sopa de detergente neutro, molhe uma esponja nessa mistura e retire o excesso de água, passe na parede com o papel com a parte delicada da esponja, com movimentos circulares. Após isso pegue outra esponja limpa e molhe em água pura e passe para retirar o excesso de espuma da parede, logo depois passe apenas um pano úmido e pronto, parede com o papel estará lavada. Se desejar, passe um pano seco por último.

Quais os cuidados na hora de aplicar?

Antes de aplicar um papel de parede você deve observar se a parede está pronta pra isso, se ela não possui infiltração e mofo, porque se contiver, a umidade dessa parede passará ao papel e estragará todo o processo em poucos meses e você perderá toda a beleza.

Antes de aplicar o papel repare também se a parede está limpa e sem gordura, senão a cola do papel não se aderirá com perfeição, prejudicando a vida útil do seu papel de parede.

O papel pode ser colocado por cima dos azulejos?

Não, o papel de parede é próprio apenas para paredes comuns. Para os azulejos já existem os adesivos, que é como um papel de parede, só que mais apropriados. No mercado há vários tipos, cores e estampas.

Para mais informações assista a este vídeo:

Para outras dúvidas e sugestões nos deixe comentários.

Até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *