Luminária de barbante: Veja modelos incríveis e aprenda como fazer uma!

Luminária de barbante: Veja modelos incríveis e aprenda como fazer uma!

Engana-se quem pensa que peças de decoração só podem ser feitas por empresas especializadas no assunto. Na sua casa e com materiais um pouco inusitados, você pode criar peças incríveis e funcionais para deixar seu lar mais bonito. A luminária de barbante é um exemplo disso e se tornaram um verdadeiro sucesso para quem busca peças bonitas e de baixo custo.

Luminária de barbante: Materiais indicados

O segredo para construir uma luminária de barbante está em enrolar o fio em volta de uma estrutura rígida (geralmente balões), aplicar uma substância enrijecedora no material até que ele fique no formato exato e, depois, desencaixa-lo da estrutura.

Apesar do nome, esse tipo de luminária pode ser feito de diversos tipos de materiais, porém, existem certos tipos de fios mais indicados.

Barbante

Esse é o tipo mais comum utilizado para a criação desse modelo de luminária. O indicado é que se use barbantes mais espessos, pois esses tendem a ficar enrijecidos com mais facilidade, além de proporcionarem uma estrutura mais robusta.

Luminária de barbante

A lã também pode ser um material alternativo na construção de luminárias e se difere do barbante por seu aspecto felpudo e macio, além de possuir facilidade na absorção de tinta. O ponto negativo desse tipo de fio fica por conta da estrutura, que nem sempre é tão forte como outros materiais. Esse problema pode ser amenizado com uma boa aplicação da substancia enrijecedora utilizada no processo.

Luminária de barbante feita com Lã

Sisal

O sisal é uma planta originária da américa do Sul e que se tornou matéria prima para a extração de uma fibra resistente bastante utilizada na produção de cordas, barbantes e redes. Ela possui aspecto rústico, boa resistência e fácil absorção de tinta. Luminárias feitas com fibras de sisal são uma ótima opção para quem deseja uma decoração mais rústica e artesanal.

Luminária de barbante de sisal

Tipos de luminárias

Veja agora alguns tipos de Luminárias de Barbates:

Redonda

As luminárias de barbante redondas são bastante populares devido a facilidade de sua confecção. Geralmente, elas podem ser feitas a partir de um balão, o que facilita sua construção, além de deixar o custo mais acessível.

Uma dica legal para quem deseja uma decoração mais despojada é a utilização de várias luminárias redondas com tamanhos distintos. Isso permitirá que a decoração fique mais alegre e, ao mesmo tempo, mais leve.

Luminária de barbante redonda

Quadradas

Quem deseja um ambiente mais moderno e descontraído pode apostar no uso de luminárias com formato geométrico. Uma boa dica é apostar nas luminárias quadradas, que são um pouco mais complexas para serem construídas, mas que podem apresentar um resultado final bem legal.

Para a construção de uma luminária de barbante quadrada, é necessário a utilização de uma estrutura nesse mesmo formato. A opção mais barata e prática são as caixas de papelão. Porém, muitas pessoas utilizam estrutura de arame, pois podem criar uma armação exatamente no tamanho desejado.

Luminária de barbante quadrada

Lavável

Nem todas as luminárias de fios podem ser lavadas. Para quem deseja sempre lavar esse tipo de peça, a dica é utilizar apenas barbante para a construção da estrutura da luminária, além de, posteriormente, aplicar uma cobertura protetora, que, por exemplo, pode de ser feita a partir da mistura entre resina epóxi e resina endurecedora.

Como fazer uma luminária de barbante simples

Existem vários modelos de luminárias de fios, que atendem aos variados tipos de decoração. Porém, existe um tipo de luminária de barbante simples, que pode combinar com diversos tipos de ambiente.

Você precisará de:

  • Uma bola inflável
  • Um rolo de barbante com boa espessura
  • Tesoura
  • Ingredientes para a substância enrijecedora (cola branca, amido de milho e água morna)
  • Plástico filme
  • Lâmpada com estrutura de fioLuminária de barbante como fazer

Como fazer:

Envolva a bola inflável com o papel filme Envolva a bola, que está com o papel filme, com o barbante. Lembre-se: é importante deixar um espaço para encaixar a lâmpada e para retirar a bola estourada. Veja modelos na internet, para escolher o tipo de luminária que você pretende criar (se será totalmente redonda, meia-lua, ou modelos similares).

Misture a cola, amido de milho e água morna em um pote separado e, depois, aplique a mistura sobre o barbante, até envolver completamente os fios. Espere secar por 24 horas.  Estoure a bola inflável e utilize a ponta da tesoura para desprender o plástico do barbante.  Retire a bola da luminária e encaixe a lâmpada no espaço.

Veja também esse vídeo:

Gostou das nossas dicas sobre Luminária de Barbante? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *