Jardim de Inverno: Veja opções para montar o seu em qualquer lugar da casa!

Jardim de Inverno: Veja opções para montar o seu em qualquer lugar da casa!

Jardim de inverno é um jardim interno, muito usado em casas e apartamentos por pessoas que gostam de planta mas não tem quintal ou espaço na área externa, ou por quem quer deixar a área interna mais bonita e aconchegante.

Algumas opções remetem mesmo a um jardim, com bancos, esculturas e árvores, mas existem versões de jardim de inverno menores para espaços bem pequenos como apartamentos, varandas e até para levar um pouco de natureza para o banheiro.

Fazer e cuidar do seu jardim de inverno é muito simples, e se você quer saber como ter o seu, veja as dicas que preparamos nesse texto para te ajudar a escolher o melhor local, que elementos paisagísticos usar e que tipos de planta comprar.

Veja como fazer um jardim de inverno pequeno

jardim com cactos

Para fazer o seu jardim de inverno em ambientes pequenos, como varandas, uma boa opção é fazer um jardim vertical, colocando as plantas em vasos na parede ou fazendo pequenos quadros vivos. Use um revestimento poroso na parede para absorver melhor a água, ou faça textura na parede. Outra opção é forrar a parede com madeira como um painel de pinus escurecido, para pendurar melhor as plantas. Você também pode pendurar os vasos de plantas em uma escada de madeira, ou em garrafas pet, fixar tiras de madeira na parede, entre várias outras maneiras de ter o seu jardim de inverno mesmo num ambiente pequeno.

Outro lugar muito usado para fazer um jardim de inverno pequeno é embaixo da escada, quando você pode abusar de elementos paisagistas como um pequeno chafariz, fontes, pedras (as mais usadas são os cascalhos, pedra rolada, pedra brilhosa e brita colorida), cascas de árvores e vasos, além de uma boa iluminação para destacar o seu jardim de inverno no meio da decoração e deixar o espaço mais sofisticado.

Nesse caso, você deve optar por plantas de sombra, como Antúrio, Babosa de pau, Cactos, Jade, Jibóias, Lança de São Jorge, Lírio da paz, Pacová, Palmeiras Camedória, Palmeiras Piticosperma, Palmeiras Ráfis, Pata de elefante, Pau d’água, Rosa de pedra, Singônios e Violetas, entre outras.

Jardim de inverno no quarto

Quem tem varanda no quarto também pode fazer um pequeno jardim de inverno, mas se não é o seu caso, não precisa desanimar porque também dá pra ter o seu jardim de inverno no quarto mesmo assim, optando por plantas mais resistentes, já que não vão estar expostas ao sol.

Algumas plantas melhoram a qualidade do ar e ajudam a respirar melhor na hora de dormir, porque aumentam os níveis de oxigênio. Algumas opções são:

  • Lavanda: alivia a ansiedade e ajuda contra a insônia;
  • Babosa: purifica o ar;
  • Jasmim: melhora a qualidade do sono e alivia a ansiedade;
  • Espada de São Jorge: Ótima para quem tem problemas respiratórios e alergias. Essa planta absorve o dióxido de carbono e emite oxigênio durante a noite e por isso melhora a qualidade do sono e ajuda a respirar melhor durante a noite.

O seu jardim de inverno no quarto pode ser vertical atrás da cabeceira ou numa outra parede qualquer, num cantinho no chão, na varanda, no cantinho de leitura do escritório, entre outros.

jardim de inverno no quarto

O lugar mais comum para se instalar esse jardim

Como a sala é a área mais social da casa, é o lugar mais comum para instalar o seu jardim de inverno.

Você pode separar um pequeno espaço na sala para fazer o seu jardim e separar do resto do ambiente com uma parede de vidro. Quem mora em casa pode deixar esse espaço sem cobertura (teto) para que as plantas fiquem expostas à luz solar e à chuva, mas quem mora em apartamento pode separar um cantinho próximo à janela ou optar pelas espécies de plantas que sobrevivem à sombra, como já citamos no início do texto.

Algumas pessoas estão optando também por usarem plantas artificiais, para reduzir o custo com a manutenção do seu jardim de inverno.

jardim embaixo da escada

Jardim de inverno no banheiro

O banheiro costuma ser a área mais negligenciada na hora da decoração, mas se você tem um espaço bacana e quer deixar o local mais revigorante, o jardim também é uma boa opção.

Aqui você também pode usar as opções de plantas que já demos, fazendo um jardim vertical ou embaixo da bancada, por exemplo. Quem não tem muito espaço pode colocar suculentas em pequenos vasos em cima da bancada.

jardim no banheiro

Se você ainda trem alguma dúvida sobre o post deixe um cometária abaixo que nós vamos te responder!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *