Grafiato: Saiba tudo sobre essa técnica!

Grafiato: Saiba tudo sobre essa técnica!

Existe uma infinidade de coisas rápidas, baratas e simples que você pode fazer para mudar um pouco a sua casa e deixar o ambiente mais interessante, e uma delas é o grafiato, que vamos apresentar nesse artigo.

O grafiato é uma técnica artística para decoração e correção de paredes e pinturas através de texturas mais marcantes ou mais sutis, de acordo com a sua preferência, para deixar o ambiente com aspecto mais rústico e elegante ao mesmo tempo.

Separamos algumas ideias para te inspirar, e vamos ensinar como você pode fazer essa técnica sozinho, sem precisar contratar ninguém e economizar ainda mais. Veja a seguir:

Grafiato para a sala

Assim como acontece com a pintura em uma cor diferente ou mais forte que a cor predominante da casa, o indicado é que se faça texturas como o grafiato em apenas uma das paredes do cômodo, para não sobrecarregar o ambiente com muita informação.

O grafiato é uma das texturas mais bonitas, e deixa um efeito de ranhura na parede, e vai deixar a sua sala mais estilosa, sofisticada e moderna, ou mais rústica, de acordo com a gramatura que você escolher: O Malha 10 é o mais utilizado no grafiato para a sala e também o intermediário em termos de rugosidade. O Malha 8 é o mais rústico, com rugosidade mais forte, e ambos ficam muito bons com cores mais fortes e escuras.

Você pode escolher a parede que fica de frente para a porta principal, para criar um impacto logo que as suas visitas chegarem, a parede de trás do sofá, ou a parede que vai ser decorada com algum item especial, como um quadro, grupo de espelhos ou o painel da TV, por exemplo.

Se a sala fizer divisória com a cozinha ou com o banheiro, além de decorar, o grafiato pode impermeabilizar a parede, ajudando a impedir a infiltração e a umidade.

grafiato textura na parede

Grafiato para o quarto

Se você está pensando em fazer grafiato para o quarto, indicamos usar o Malha 12, que produz riscos mais finos e suaves, e é ideal para cores mais claras, para ajudar a manter o ambiente propício para o descanso.

Experimente fazer o grafiato na parede que fica atrás da cabeceira da cama, para dar destaque e não te distrair enquanto tenta dormir ou ver TV, por exemplo.

Grafiato no muro

As texturas são muito indicadas e usadas em áreas externas, e você também pode aplicar o grafiato no muro da sua casa, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora, para proteger contra a infiltração e fatores externos como a umidade da chuva, por exemplo.

Para áreas externas, a gramatura mais utilizada é o Malha 8, que deixa a textura mais rústica, mas você deve evitar esse acabamento se for usar tintas de cores claras.

Grafiato caseiro

Se você quiser fazer o grafiato sozinho, seguindo o nosso passo-a-passo, você vai precisar comprar a massa em uma loja de materiais de construção, já na cor que você deseja, ou na cor branca, para aplicar a tinta por cima depois, e escolha a gramatura de sua preferência.

Como dissemos, existem 3 tipos de grafiato que dão um toque de rugosidade à sua parede. O Malha 10 é o mais utilizado e também o intermediário em termos de rugosidade. O Malha 8 é o mais rústico, com rugosidade mais forte e o Malha 12 produz riscos mais finos e suaves.

Para fazer o grafiato caseiro você vai precisar de:

  • Fita crepe;
  • Plástico ou lona para proteção do piso;
  • Espátula;
  • Balde;
  • Mexedor;
  • Ferramenta risca fácil (pente para fazer a textura);
  • Primer acrílico;
  • Rolo de pintura de lã;
  • Massa própria para grafiato (de acordo com o efeito que você quer dar);
  • Desempenadeira plástica.

Agora basta seguir o passo a passo:

  • Proteja molduras de gesso, rodapés e as outras paredes com fita crepe, para não sujar de massa e de tinta;
  • Limpe a parede;
  • Num balde ou bandeja, dilua o primer acrílico com cerca de 5 a 10% de água e mexa até virar uma mistura homogênea. Aplique com o rolo de lã e espere de 4 a 6 horas para que ele seque;
  • No balde, dilua a massa própria para grafiato com 5 a 10% de água;
  • Coloque uma camada de massa sobre a desempenadeira de plástico, e comece a aplicação na parede de maneira uniforme e mantendo a mesma espessura;
  • Em seguida, passe a ferramenta risca fácil de cima para baixo, sempre mantendo a direção;
  • Passe a desempenadeira, deslizando verticalmente e no mesmo sentido em que foi utilizado o pente, para retirar o excesso de massa;
  • Deixe secar por cerca de 48 horas.

Se você tiver aplicado a massa branca e for pintar, espere secar completamente antes de aplicar a tinta por cima.

Veja também um vídeo de aplicação de grafiato:

Preço

O preço do grafiato pode variar bastante, porque você pode fazer sozinho em casa seguindo o nosso passo-a-passo ou contratando um profissional especializado, e o preço do material também pode variar bastante, dependendo da loja de materiais de construção que você escolher, e a região que você mora, por exemplo, mas podemos garantir que

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *