Estilo Kitsch: Saiba aqui tudo sobre este estilo! Com dicas e fotos!

Estilo Kitsch: Saiba aqui tudo sobre este estilo! Com dicas e fotos!

Na hora de decorar e estilizar algo, é comum que as ideias se diversifiquem, justamente pela imensidão de gostos e preferências que as pessoas possuem. Apesar de polêmico, o estilo Kitsch vem se popularizando como opção para a customização de ambientes e objetos.

O que é kitsch?

A palavra Kitsch tem origem alemã e vem do termo “verkitschen”, que significa a arte de “sentimentalizar”. Em outras palavras, o estilo Kitsch consiste na arte de utilizar elementos, cores e combinações que correspondam ao gosto e sentimentos da pessoa que opta por utilizar esse estilo.

Uma característica importante desse estilo é que não existem tantas regras de composição e, por essa razão, é comum que muitas pessoas acabem fazendo combinações com diversos elementos e cores, o que pode ser visto por muitos como “exagero”.

Por envolver muitas combinações de gostos e sentimentos é muito comum que as coisas com o estilo Kitsch sejam coloridas, diversificadas e compostas por muitos elementos. Por essa razão, quase nunca as composições são simétricas ou harmoniosas.

Por mais que divida opções e cause certa polêmica, é fato que o estilo Kitsch vem ganhando popularidade pela possibilidade de trazer mais vida e cor ao ambiente, além de permitir que o seu uso seja altamente customizado e com a cara do dono.

sala Estilo Kitsch

sala Estilo Kitsch

quarto Estilo Kitsch

quarto Estilo Kitsch simples

Estilo Kitsch na arquitetura e decoração

Já existem projetos arquitetônicos para quem gosta do estilo Kitsch. Altamente chamativas, essas construções combinam o uso de materiais coloridos, formas geométricas e peças com tamanhos maiores para que haja uma composição marcante.

Falando da parte externa de construções, já existem edificações que podem ser feitas no formato de algum objeto que seja correspondente ao gosto do dono da casa. É possível também que esses detalhes sejam aplicados em fachadas, janelas ou portas.

Para as partes internas desses projetos, muitas pessoas optam por paredes com azulejos coloridos ou estampados, além de pisos customizados, que, geralmente, podem formar figuras ou paisagens.

Para quem gosta do estilo Kitsch, mas tem algum receio de aplica-lo de forma definitiva na estrutura da casa ou apartamento, uma boa dica é deixar as paredes do lar com cores mais neutras e apostar na decoração, de forma que a composição dos objetos e detalhes sejam os responsáveis pela criação desse estilo.

Para que esse estilo, de fato, surja efeito na decoração da casa, é necessário que se abuse da criatividade e das cores. Para isso, vale apostar em almofadas estampadas, quadro coloridos, tapetes com formas geométricas e objetos com estampas ou detalhes que remetam a elementos que traduzam o sentimento do dono.

poltrona e parede Estilo Kitsch

sala Estilo Kitsch mais simples

sala Estilo Kitsch

sala Estilo Kitsch

Dicas para quem quer decorar a casa no estilo Kitsch

Embora não existam regras para a utilização do estilo Kitsch, visto que ele sofre influência de sentimentos e desejos particulares, existem algumas dicas que costumam funcionar em muitos casos e, por isso, valem a pena conhecer.

Liberdade

Use a liberdade de composição do estilo, sem esquecer que ambientes extremamente complexos, desorganizados ou coloridos demais podem trazer uma sensação de desconforto. O que não é nada legal, para um ambiente de aconchego, não é? Por isso, sempre leve em consideração o que é confortável para você e outras pessoas que utilizam o mesmo espaço.

Não tenha medo

Não tenha medo de misturar cores, mas não se esqueça que cada uma delas possuem outras cores que, quando combinadas, causam um efeito visual mais legal. Por exemplo, amarelo e roxo são cores bastante diferentes, mas que juntas deixam um aspecto vibrante e harmonioso.

Miniatura

Animais em miniatura, como os pinguins de geladeira, são uma das características marcantes desse estilo. Vale a pena investir em alguns deles, caso você goste.

Ousadia

Ousadia é uma palavra que cai bem para esse tipo de decoração. Escolher estampas com texturas diferenciadas, misturar acabamentos diferentes ou pensar em formas de unir objetos contrastantes podem ser bons caminhos. Por exemplo, fica legal uma capa de almofada produzida com vários retalhos de tipos de tecidos diferentes.

Vintage

Os móveis antigos ou sem muita evidência podem ganhar vida com uma pintura com cores que se destaquem e que possam combinar com os outros objetos da casa.

Criatividade

Use a criatividade para utilizar objetos destacados para esse estilo. Brinquedos velhos ou peças antigas, são uma ótima opção para se instalar um clima mais leve ou retrô no ambiente.

Estilo hippie

Dê uma passadinha pelas feiras hippies da sua cidade. Certamente, você vai conseguir encontrar diversos objetos que lhe provoquem bons sentimentos e que vão te ajudar a deixar a sua casa de acordo com seu gosto.

estante a parde Estilo Kitsch
sala Estilo Kitsch

Conheça também: Estilo Minimalista, Decoração com chita e Adesivo de Azulejo.

O que achou das nossas dicas sobre Estilo Kitsch? Deixe seu comentário! Vamos adorar receber sua opinião!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *