Decoração com madeira de demolição: Como escolher a ideal? Descubra aqui!

Decoração com madeira de demolição: Como escolher a ideal? Descubra aqui!

Já faz muito tempo que o tipo de madeira escolhido para os móveis da casa influencia na composição e no aspecto desejado para o lar. Seja para um estilo moderno, vintage, rústico ou delicado, a escolha da madeira ideal auxilia e muito no resultado final da decoração.  Um tipo de material muito utilizado para a fabricação de móveis decorativos é a madeira de demolição, que possui características rústicas bem peculiares que podem fazer toda a diferença na customização de um ambiente marcante. Veja neste post dicas e informações sobre decoração com madeira de demolição.

Afinal, o que é madeira de demolição?

Madeira de demolição é um tipo de material resultante do reaproveitamento de madeiras nobres (como Ipê, Peroba, Jacarandá, dentre outras) utilizadas em construções antigas e que foram demolidas.

O processo de reaproveitamento consiste na reciclagem desses materiais, a partir de tiras de madeira retiradas de assoalhos, paredes, portas ou qualquer outro item utilizado em casas, casarões ou fazendas antigas.

No Brasil, existem cidades que são grandes fornecedoras de madeira de demolição, pois possuem grandes construções antigas feitas com esses tipos de materiais nobres. Nas zonas rurais da região Sul, por exemplo, é comum encontrar muitas casas construídas com esse tipo de madeira nas fazendas antigas produtoras de café.

Decoração com madeira de demolição nas paredes e bancada do banheiro

Decoração com madeira de demolição na parede da televisão

Decoração com madeira de demolição na parede e nos armários da cozinha

Decoração com madeira de demolição em todas as parede

Decoração com madeira de demolição na parede

Decoração com madeira de demolição na parede da lareira

Como é feito?

A maioria dos arquitetos e designers de interiores mesclam o aspecto rústico e envelhecido da madeira antiga, com alguns detalhes que sigam alguma tendência decorativa contemporânea. Mas o essencial desse tipo de processo é trabalhar a madeira com máquinas apropriadas, de modo que ela não perca seu aspecto essencial. Depois disso, é aplicado uma camada de verniz selador no móvel.

Como escolher a madeira de demolição ideal?

Por ser tendência e um tipo de material ecologicamente sustentável, já que trabalha com o reaproveitamento de peças antigas, o uso da madeira de demolição em móveis e na decoração de casas tem sido cada vez mais comum, por isso, é normal encontrar uma grande variedade desse material.

Com tantas opções, é normal que algumas pessoas se perguntem: como saber o tipo de madeira de demolição ideal para minha casa? A resposta vai depender do tipo de ambiente que se deseja criar com o uso dela, mas existem algumas ideias que podem inspirar.

Decoração com madeira de demolição para salas

Seja as salas de jantar ou de estar, esses ambientes são o grande alvo quando o assunto é decoração com móveis de demolição. A explicação é básica: a sala, geralmente, é o cartão de visitas da casa. Então, vale a pena investir em uma decoração que deixe o ambiente mais bonito e sofisticado.

Os painéis de TV nesse tipo de material ganham um charme a mais e o grande truque praticado por muitos designers de interiores é construir o painel em tamanho maior, de modo que a cobertura em madeira de demolição pareça a textura a parede.

Se a intenção é utilizar essa matéria prima em móveis menores, como mesas de centro ou painéis, uma dica importante é apostar em madeiras com texturas mais delicadas. Os tons mais escuros são uma opção para quem busca uma decoração rústica, mas sem exageros.

Para as salas maiores, vale a pena apostar em mesas e cadeiras em madeira de demolição ou, até mesmo, detalhes da parede ou teto. E sempre bom tentar harmonizar os outros itens do ambiente, como estofados e tapetes aos tons da madeira.

Decoração com madeira de demolição na parede da televisão

Decoração com madeira de demolição na parede da televisão

Decoração com madeira de demolição em uma parede

Decoração com madeira de demolição em uma parede

Decoração com madeira de demolição na parede

Para quartos

Há quem não abra mão de uma decoração sofisticada em ambientes mais íntimos, como os quartos. Para esse tipo de ambientação, é muito comum que os designers projetem a utilização da madeira nas cabeceiras da cama. Elas também podem ser planejadas em um tamanho maior, para receber quadros ou placas decorativas.

Para quem deseja um aspecto mais vintage, uma dica legal é a utilização de madeiras de demolição em detalhes, como no suporte de espelhos e penteadeiras. A utilização de luminárias nesses detalhes pode fazer toda a diferença.

Decoração com madeira de demolição na cabeceira que vai até o teto

Decoração com madeira de demolição em uma parede do quarto

Decoração com madeira de demolição em meia parede

Decoração com madeira de demolição na cabeceira

Decoração com madeira de demolição na cabeceira

Decoração com madeira de demolição para varandas e halls

A madeira de demolição também é uma ótima matéria prima para decorar ambientes como varandas e halls. Como, geralmente, se tratam de ambientes sem muitos móveis e objetos, o grande segredo é apostar nos detalhes, como faixas em paredes, pequenos móveis ou, até mesmo, um assoalho todo feito nesse tipo de material.

Se a varanda for grande, vale a pena pensar em uma prateleira em madeira de demolição para se colocar vasos de plantas ou pequenos adereços. Se a composição ficar legal, haverá uma combinação perfeita entre um tom rústico e, ao mesmo tempo, natural.

Pequenas bancadas feitas em madeiras de demolição nos halls da casa podem ganhar um ar totalmente retrô e rústico, caso seja combinado com adereços como castiçais ou itens de decoração antigos.

Decoração com madeira de demolição em toda área da piscina

Decoração com madeira de demolição em uma parede e no chão da varanda

Decoração com madeira de demolição na mesa

Decoração com madeira de demolição no chão e nos móveis

Decoração com madeira de demolição na parede

Veja também nosso posts sobre: Grafiato e Papel de parede.

Gostou das nossas dicas sobre decoração com madeira de demolição? Deixe seu comentário e compartilhe suas dúvidas e opiniões com a gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *