Cristaleira antiga: Confira como customizar e restaurar a sua!

Cristaleira antiga: Confira como customizar e restaurar a sua!

A cristaleira antiga é um móvel usado para guardar peças de cristais (como o próprio nome sugere), e provavelmente a sua avó tinha uma na sala ou na cozinha.

Porém, com o passar do tempo, os móveis foram sendo substituídos de acordo com a moda e com a necessidade das famílias, e o que era guardado na cristaleira hoje é colocado em grandes móveis de madeira, MDF ou de aço.

Mas, há quem goste desse estilo antigo de decoração, e se é o seu caso, uma cristaleira antiga pode ser uma boa opção para dar um toque mais interessante à sua casa. Veja no artigo de hoje algumas dicas que reunimos pra te ajudar.

Confira o modelo de cristaleira trazido pelos portugueses

Antigamente, esse móvel era de madeira com vidros nas portas, para deixar à mostra o que tinha nas prateleiras, e você ainda encontra esses modelos mais tradicionais em lojas especializadas em móveis antigos.

Esse modelo é parecido com o modelo trazido pelos portugueses, e onde as famílias mais ricas guardavam os itens de cristal e as louças mais caras, além de fazer parte da decoração da sala de estar ou da sala de jantar dos casarões.

Dessa forma, se a sua casa tem uma decoração mais rústica, esse é o modelo ideal de cristaleira antiga. Você também pode investir em uma cristaleira antiga de madeira de demolição ou com a pintura desgastada, de acordo com o seu gosto pessoal.

cristaleira marrom

cristaleira

Veja como usar uma cristaleira antiga pequena

Atualmente as casas e apartamentos estão cada vez menores, e por isso, uma cristaleira antiga pequena pode ser uma boa opção para não ocupar tanto espaço na decoração.

Na hora da compra, vale pensar no que você vai guardar neste móvel, para saber de quanto espaço você precisa.

Uma cristaleira pequena é ideal para expor livros e pequenos itens de decoração na sala, para guardar toalhas e itens de higiene pessoal no banheiro, ou para guardar as louças e talheres na área gourmet da sua casa ou apartamento, por exemplo.

cristaleira pequena

móvel marrom

Confira como decorar a casa com um cristaleira branca

Para quem gosta de uma decoração mais clean e minimalista, existe a cristaleira antiga branca, que pode ser de madeira, de ferro ou de MDF.

Esse móvel também pode fazer parte da decoração do quarto do bebê, para guardar brinquedos como ursos de pelúcia, ou ser usada como sapateira dentro do closet.

cristaleira branca

cristaleira branca

Saiba como incluir um ponto de cor na sua casa

Investir em uma cristaleira antiga colorida é a opção ideal para quem quer incluir um ponto de cor na casa, ou até mesmo para quem quer uma decoração mais criativa e moderna, apesar do uso de um móvel mais tradicional.

A cristaleira colorida pode ser de madeira (com a pintura desgastada ou não), de MDF ou de aço, e a escolha do material vai influenciar tanto na decoração (deixando o móvel com uma cara mais rústica ou mais moderna) quanto no orçamento, podendo ser mais cara ou mais barata.

Se você tiver habilidades manuais e tempo, vale customizar a cristaleira antiga, pintando da cor que mais combina com o resto da decoração, como falaremos a seguir.

Uma ferramenta que pode te ajudar a decidir que cor pintar a sua cristaleira antiga é o círculo cromático, que é vendido em papelarias e indica que cores combinam melhor entre si.

móvel azul

 

móvel amarelo

Descubra como customizar ou restaurar sua cristaleira antiga

Dependendo do material você vai ter um pouco mais ou um pouco menos de trabalho.

Porém, apenas a cristaleira de vidro não permite intervenções, podendo customizar ou restaurar os modelos de madeira, MDF e ferro.

A forma mais fácil de customizar ou restaurar a cristaleira antiga é lixar e pintar com uma cor diferente, ou envernizando, para quem gosta de usar a madeira na decoração.

Quanto vou pagar?

O preço de uma cristaleira antiga pode variar bastante, de acordo com vários fatores como o tamanho dela, o material que é feita e o estado de conservação dela, além da sua localização geográfica e as lojas (físicas e online) que você pesquisar.

Quem quer economizar também pode comprar uma cristaleira antiga que esteja precisando de pequenos reparos, pois costumam ser mais baratas. Nesse caso, vale a pena calcular quanto você vai gastar com a restauração, para saber se vale a pena ou não.

Mas os preços podem variar um pouco, indo de R$ 300,00 à R$1.000,00 reais.

Se você gostou desse post compartilha-o nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *