Cantinho do café: Veja modelos simples, rústicos, na cozinha, sala de jantar e muito mais!

Cantinho do café: Veja modelos simples, rústicos, na cozinha, sala de jantar e muito mais!

Se você é um apaixonado por café, que tal separar uma área da sua casa só para celebrar esse produto tão maravilhoso, não é mesmo?! Pensando nisso, muitas pessoas têm criado um cantinho do café na casa delas. Um lugar de encontro, de conversa, de tomar um bom café e de se divertir.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é o cantinho do café, onde ele pode ser feito, o que deve ter em um, entre outras dicas importantes para você investir nessa ideia de decoração. Confira!

O que é o cantinho do café?

O cantinho do café é o que o próprio nome já diz. Um lugar específico na sua casa que você vai por todos os objetos, móveis, equipamentos para preparar um bom café. Pode ser uma cafeteira elétrica, daquelas de cápsula, ou até mesmo da forma tradicional, com moedor de café e tudo mais.

Esse cantinho é seu, então a forma como você vai fazê-lo e decorá-lo também é uma opção 100% sua. Pense se prefere algo mais moderno ou mais clássico, combine com a arquitetura do cômodo ou da casa e elabore o seu cantinho do café.

Como fazer um cantinho moderno?

O cantinho do café mais moderno é aquele que usa a máquina de café de cápsula. Além disso, ele pode ter xícaras coloridas ou em formatos diferentes, como em formas geométricas, penduradas em um porta copo também futurista, assimétrico, diferente do tradicional.

Você também pode misturar o novo com o clássico e colocar, por exemplo, xícaras coloridas e modernas junto com um moedor de café manual e uma cafeteira tradicional. Esse contraste cria um design agradável ao olhar e surpreendente, ficando muito legal também.

Uma decoração muito usada no estilo moderno para o cantinho do café é colocar vários quadros acima da mesinha, de cores e imagens diferentes, alguns com frases motivacionais, como o exemplo abaixo:

cantinho do cafe moderno

Nesse outro exemplo, o suporte para as cápsulas e as cafeteiras coloridas deixaram o ambiente cheio de cores fortes e muito lindo:

cantinho do cafe moderno

E para quem é mais fã de amarelo, o cantinho da imagem abaixo ficou lindo com um suporte suspenso para as xícaras e outros utensílios com detalhes na mesma cor para contrastar.

cantinho do cafe moderno amarelo

No exemplo abaixo, várias plaquinhas sobre o tema café complementam um cantinho aconchegante e ao mesmo tempo moderno, lembrando as decorações de cafeterias.

cantinho do cafe moderno


📌 Veja também: Como decorar sua cozinha!


Como fazer um cantinho do café na sala de jantar?

Existem diversos lugares da casa que você pode criar o seu cantinho do café. Se tiver uma varanda, um jardim, uma área externa bem relaxante, arbórea, você pode pôr o seu cantinho lá que vai ficar bem legal.

Caso você prefira fazer o cantinho do café dentro de casa, um cômodo que fica perfeito para isso é a sala de jantar. Lá é onde as pessoas fazem as refeições, sentam, conversam por horas, em que a família se reúne nas poucas horas que têm juntos em um dia. Por isso, é um local excelente para essa ideia de decoração e arquitetura.

Veja algumas fotos para te inspirar a decorar o seu:

cantinho do cafe na sala

Se na sua casa, você possui uma cozinha americana, é ainda possível deixar os utensílios e acessórios do café na bancada de divisória. Isso facilita para as visitas se servirem e já deixa a louça suja na cozinha. Veja como fica:

cantinho do cafe na sala de estar

Nessa outra decor, o cantinho ficou bem simples, sendo montado em cima da própria bancada da sala de jantar:

cantinho do cafe na sala de jantar

Esse outro cantinho ficou diretamente na parede com uma decoração maravilhosa, cheia de contrastes:

cantinho do cafe na copa

Como é um cantinho rústico?

Caso você queira fazer o seu cantinho do café em uma área externa da sua casa, um jardim, uma varanda, a ideia de planejar esse pequeno cômodo de forma rústica é uma ótima opção.

Você pode investir em um porta copos de madeira, uma xícara bem tradicional, branca, sem nenhuma estampa e um moedor de café manual. Muitas pessoas adicionam ainda a leiteira para esquentar a água, a garrafa de café de metal, enfim, toda uma decoração que vai deixar o seu ambiente ainda mais bonito e aconchegante.

Na inspiração abaixo, os utensílios de madeira e ainda as xícaras de cor bege lembram muito bem uma aconchegante casa de vó, veja:

cantinho do cafe rustico

Já nesse design com a cor branca ficou lindo também com algumas plantinhas de enfeite e um pedaço bruto de madeira:

cantinho do cafe rustico

A opção de fazer o cantinho rustico também inclui utilizar um barril como assento para os convidados:

cantinho do cafe rustico


📌 Gostou dessa decor? Leia mais sobre móveis rústicos!


E se você quiser modernizar um pouco o cantinho rústico, uma opção é colocá-lo em uma parede com quadro negro adesivo e fazer alguns desenhos para complementar:

cantinho do cafe rustico

É possível fazer uma decoração simples?

A forma mais simples de você fazer o seu cantinho do café é já pegar uma mesa ou balcão que tem na sua casa e transformar parte dele nesse ambiente de descontração, conforto e diálogo.

Basta separar um cantinho dessa mesa ou balcão, colocar uma toalha, um cafeteira, umas xícaras e pronto. O seu cantinho do café está preparado para a família e também amigos.

Nesse exemplo mais moderno, uma bandeja simples com os utensílios já monta o cantinho:

cantinho do cafe simples

Ou você pode apenas fazer uma bancada e deixar dois banquinhos para as visitas:

cantinho do cafe simples

Veja como fica o cantinho em uma bancada simples:

cantinho do cafe simples

Você também pode dar um toque de classe. Usando utensílios um pouco mais rebuscados, o cantinho do café já fica bonito e simples:

cantinho do cafe simples

Como fica um cantinho do café pequeno?

O cantinho do café, como o próprio nome diz, tem que dar uma ideia de aconchego, de proximidade, de intimidade, por isso ele pode com certeza ser pequeno. Até porque, fazer algo grande demais perde totalmente a ideia desse ambiente mais íntimo.

Por isso, prefira fazer o seu cantinho em um local de maior proximidade, em que as pessoas podem sentar ou ficar em pé próximas, batendo um bom papo e tomando um excelente café.

Veja alguns exemplos de cantinhos menores, ideais para quem tem pouco espaço em casa:

cantinho do cafe pequeno

Como você pode ver abaixo, apenas com uma tábua para os utensílios, um quadro decorativo e a cafeteira em si, você já monta um lugar muito fofo e sem ocupar muito espaço:

cantinho do cafe pequeno

Já esse modelo lindo é ideal para quem não quer ocupar a bancada. Basta fazer uma pequena prateleira com suportes para pendurar as xícaras e decorar do seu jeitinho!
cantinho do cafe pequeno

Como você viu, se você quer economizar espaço, a dica é fazer um cantinho suspenso em uma prateleira, ou pelo menos pendurar as xícaras em algum suporte na parede.

Quer fazer um cantinho do café chique? Saiba como!

Se o seu desejo é criar um ambiente mais chique e sofisticado, a ideia é colocar tudo que há de mais novo, moderno e caro no seu cantinho do café.

Uma máquina da Dolce Gusto, com várias cápsulas espalhadas de forma organizada pela mesa, velas, talheres, molduras, xícaras de marcas consagradas ou bem bordadas… Enfim, misturar esses objetos de alto valor comercial irão deixar o seu ambiente plenamente luxuoso.

Além disso, nessa decoração a cor branca tomar um papel importante, pois dá mais luxo e requinte ao local.

Veja algumas inspirações para o seu canto:

cantinho do cafe chique

Nessa outra decoração abaixo, uma pequena guirlanda de flores em volta da placa de café já deixou o ambiente mais requintado.

As xícaras bem ornamentadas também lembram as épocas coloniais e dão muito luxo à decor.

cantinho do cafe chique

Mais uma inspiração cheia de branco e tons de bege, que combinam muito bem:

cantinho do cafe chique

Mas se no final das contas, você não gosta tanto de branco assim, mas quer deixar seu cantinho chique, escolha sua cor favorita.

Nessa decor, o rosa foi o escolhido com a guirlanda e xícaras ornamentadas, ficou uma mistura de chique e fofo muito agradável. Veja!

cantinho do cafe chique rosa

E com bar? Como fazer?

É possível criar o cantinho do café em conjunto com outros elementos, como se fosse um coffee shop mesmo.

Você pode fazer um balcão, colocar umas prateleiras com outros elementos e bebidas, espalhar copos, taças, cafeteiras diversas, enfim, se sentir um barista de verdade.

No design abaixo, o cantinho ficou bem definido, mas com taças e bebidas ao lado, além da mini geladeira retrô que não só é útil como fica linda no espaço.

cantinho do cafe e bar


📌 Gostou da geladeira retrô? Veja mais modelos de geladeiras coloridas aqui!


Ou ainda sendo um pouco mais despojado e ideal para quem tem filhos em casa, seu cantinho pode manter o café no balcão e deixar as taças e bebidas nas prateleiras, de forma segura para os pequenos, veja!

cantinho do cafe com bar

E se você é mineiro e não perde uma cachaça ou a famosa caipirinha, esse cantinho rústico é ideal por deixar o café de um lado e os utensílios para tomar uma cachaça à disposição do outro:

cantinho do cafe com bar e cachaca

E essa inspiração que lembra as prateleiras de um pub? Tomando um espaço um pouco maior, você pode fazer seu cantinho com taças e xícaras à disposição e guardar as bebidas no balcão.

Veja como lembra um bar:

cantinho do cafe com bar

Como é o cantinho do café com espelho?

O espelho pode ser usado no seu cantinho do café, a depender da decoração que você quiser colocar no ambiente.

Se você juntar algumas poltronas, pufes, etc no local e colocar um espelho em cima da prateleira que está a cafeteira e os elementos do café, fica bem legal.

cantinho do cafe com espelho

São diversas as ideias para criar um cantinho do café perfeito para a sua casa.

Se você tiver alguma outra, deixe no comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *