Cacto: Conheça suas características, tipos, cuidados e mais..

Cacto: Conheça suas características, tipos, cuidados e mais..

Um cacto é uma ótima planta para usar de decoração dentro de casa. Como não precisa de água e pode ser criada em praticamente qualquer lugar que continua saudável e viva, ela tem sido cada vez mais usada por quem ama colocar plantas como uma forma de decorar o próprio lar.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer cada tipo de cacto que você pode usar como decoração na sua casa, além de entender as características dessa importante planta muito rica no solo brasileiro. Confira!

Características

cacto

Os cactos são conhecidos popularmente como as plantas suculentas, aquelas que parecem ser secas, mas são recheadas de água pelo seu interior. Esse fato do cacto em guardar água por longos períodos de tempo é que faz dela um símbolo de resistência e também de resiliência.

Ele é comum em regiões mais desérticas, que têm pouca chuva, como o sertão nordestino brasileiro. Ele também é protegido por uma série de espinhos bem pontudos, o que até impede alguns animais de o comerem.

Outra característica importante tem a ver com as raízes do cacto. Diferente de outras plantas, ele não se fixa no fundo do solo, elas são mais superficiais e isso é muito importante, porque fica mais absorver água nos poucos períodos de chuva.

Existem diversos tipos e espécies, uns bem pequenos e outros que podem ultrapassar os 1,5 metro de altura.

Cacto estrela

cacto estrela

O cacto estrela é uma das espécies mais bonitas dessa planta que significa resistência. Ele cresce como um cacto normal, mas com o passar do tempo, as flores do cacto ganham um aspecto bem parecido com o desenho popular de estrela.

Esse tipo tem sido muito usado como objeto de decoração nas partes internas e também externas das casas das pessoas, além de escritórios, consultórios, etc. E isso não só apenas por ser uma planta bonita, fácil de ser cuidada, mas pelo próprio significado que ela traz.

Parafuso

cacto parafuso

Outro tipo de cacto muito bonito, mas que é um pouco mais difícil de encontrar para colocar na sua casa é o chamado parafuso. Ele parece, realmente, um parafuso e as flores se entrelaçam e formam uma bela imagem.

Esses são maiores e ficam lindos em uma área externa, como um jardim, varanda, ou área de piscina. Se você souber onde vende, é uma ótima opção para deixar a sua casa ainda mais bonita e arrumada.

Cacto com flor

cacto de flor

Muitas pessoas perguntam o que é a flor do cacto. O cacto estrela, por exemplo, é uma flor. Assim como podem ter outros tipos de flores em cada espécie de cacto. Existem flores que parecem as tradicionais mesmo, com pétalas e tudo mais, mas o mais comum é o sem esse tipo de flor que é muito buscada ainda por paisagistas e pessoas que querem decorar a própria casa.

Assento de sogra

cacto

Apesar de o nome não ser muito receptivo para as sogras, esse cacto é muito bonito e fica lindo na decoração da sua casa, seja em parte interna ou externa. Ele pode ser plantado diretamente no chão ou em algum vaso. Fica mais bonito direto no solo, já que ganha uma dimensão maior e deixa o formato dele mais belo.

Cacto amendoim

cacto amendoim

O cacto amendoim é um tipo bem tradicional, usado em decorações de casas e também de consultórios e escritórios. Ele é fino, com muitos espinhos, que se assemelha a um montante de amendoim, por isso o nome escolhido.

Fica bonito em um vaso grande, principalmente se misturado com outras plantas mais coloridas e extravagantes.

Cacto artificial

cacto artificial

Se você preferir, também pode comprar um cacto artificial em lojas de decoração. É uma forma, mas não é a ideal. Bonito mesmo fica se você colocar um cacto de verdade, cuidar dele corretamente e deixar a sua casa ainda mais linda.

Pode ficar no sol?

Ele foi criado para ficar no sol. Nos desertos e na caatinga ele fica é no sol mesmo. Então não há problema algum em deixá-lo na parte externa da sua casa.

Como cuidar?

O melhor é deixar o seu cacto em contato com a luz do sol e em solos mais secos, como os de cascalho e de areia. O desenvolvimento dessa planta é lento, então nada de pressa ao esperar que ele cresça rapidamente.

Você pode comprar algum tipo de fertilizante ou adubo para plantas de solo seco. Se for colocar em vaso de argila, escolha aqueles com furos, porque ajudam na drenagem da água e isso é importante. Jamais corte os espinhos, esse ato pode diminuir a vida deles.

Gosta de água?

Se o seu estiver em uma parte externa com contato do sol direto, todos os dias, você deve regar ele um pouco de 15 em 15 dias. Nada mais do que isso. Caso esteja dentro de casa, sem contato com o sol, uma vez por mês no máximo.

Se tiver gostado deste texto, seus tipos e formas de cuidar dele, compartilhe-o nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *