Cabeceira casal: aprenda a usar com vários materiais como: madeira, MDF, capitonê e muitos outros!

Cabeceira casal: aprenda a usar com vários materiais como: madeira, MDF, capitonê e muitos outros!

Na hora de escolher a cama do casal, vocês vão precisar pensar no conforto dos dois, escolhendo o melhor colchão para proporcionar boas noites de sono. Apesar de o conforto ser importante, a cama é o principal elemento do quarto de casal, e por isso escolher a cabeceira influencia tanto no conforto e na proteção da cama quanto na decoração do ambiente.

Existem vários modelos de cabeceira de casal, e além de inspirar a decoração do seu quarto, vamos dar dicas para você escolher o modelo ideal de acordo com o estilo e o orçamento de vocês.

Como fica a cabeceira casal com criado mudo?

cabeceira casal criado mudo

Criado mudo é o nome dado às mesas laterais da cama, que podem ter gavetas ou não. A maioria das camas tem a cabeceira do tamanho da cama, mas também tem modelos extensíveis, que ultrapassam a medida da cama e cobrem o espaço ocupado pelo criado mudo.

Para a cama de casal que fica encostada na parede, você pode ter apenas um criado mudo, e nesse caso, optar por uma cabeceira do tamanho da cama. Se você for mandar fazer uma cabeceira em madeira, vale a pena pedir para montar uma estrutura parecida com os painés para TV, para esconder o fio do abajur ou das luminárias e do telefone que vão ficar no criado mudo. Você também pode comprar uma cabeceira casal com criado mudo fixo, que fica afastado do chão e na altura que você quiser.

Cabeceira casal em feita de madeira é uma boa opção?

madeira

A cabeceira em madeira é o modelo mais tradicional e mais fácil de encontrar, e combina muito com quem gosta de decoração mais rústica e com outros móveis de madeira. A madeira ajuda a deixar os ambientes mais aconchegantes, e além disso, é de fácil manutenção e muito durável.

Você pode comprar a cabeceira casal em madeira em lojas especializadas ou pedir um modelo específico para um marceneiro de confiança. Algumas lojas também personalizam do tamanho da sua parede pra ter uma cabeceira inteira, ou com a quantidade de prateleiras e nichos que você precisar, além de já incluir o criado mudo.

O que é capitonê?

capitone

Capitonê é uma técnica inglesa de estofado muito usada nas décadas de 50 e 60, mas que ainda aparece como opção para cabeceiras e outros itens de decoração, já que não sai de moda nunca.

O capitonê é identificado pelo tecido acolchoado, com fios grossos ou cordões fazendo formas geométricas e saliências com os desenhos feitos ao afundar o acolchoado com uma distância definida, e finalizando com os fios e cordões.

Essas saliências podem ser mais profundas ou mais superficiais, mas o que vai diferenciar é o material usado para fazer os desenhos. Isso acontece porque existe uma técnica parecida que usa botões ao invés de cordões e fios para afundar o revestimento, e é chamada de botonê.

Cabeceira casal com led é uma boa opção?

led

Pensar na iluminação do quarto de casal é muito importante, porque pode ser que as necessidades individuais sejam diferentes, e enquanto você gosta de ler até tarde o seu parceiro prefira (ou precise) dormir mais cedo, ou que um prefira dormir com o quarto todo escuro enquanto o outro goste de ter um ponto de luz no quarto, por exemplo.

A fita de LED é uma boa opção para colocar atrás da cabeceira da cama, pois além de causar um efeito muito interessante e deixar a decoração do quarto mais moderna, tem uma iluminação indireta que não incomoda.

Cabeceira em casal de MDF é ruim?

cabeceira casal mdf

 

O MDF é um material muito parecido com a madeira, porém mais barato e mais acessível, além de ser oferecido em cores diferentes, sendo muito comum na cor branca.

A cabeceira em casal de MDF branca é uma boa opção para quem quer uma decoração mais clean e minimalista, mas é importante se informar sobre a melhor forma de limpá-la.

Cabeceira casal queen é melhor que a MDF?

cabeceira casal queen

Como falamos, independente do tamanho da cama e do material que você escolher, você vai encontrar opções de modelos em vários tamanhos e também dá pra pedir para fazer uma cabeceira sob medida, em lojas especializadas em móveis planejados.

A cabeceira de casal queen pode ser exatamente do tamanho da cama ou um pouco maior, cobrindo o espaço ocupado pelo criado mudo, e ainda existe a opção de uma cabeceira que cubra a parede inteira.

Em que lugar comprar e quanto custa?

As cabeceiras de casal podem ser compradas em diversas lojas no Brasil seja física ou online. Lojas como: Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia são nomes muito importantes na área de departamentos. Elas são facilmente encontrados por todo o Brasil com suas filiais físicas.

A compra pela internet também é muito segura, já que essas três lojas especificamente tem transportadoras próprias e garantem a devolução caso houver alguma avariação no produto.

Recomendo que antes de comprar pela internet ou por alguma loja física, tenha todas as medidas do espaço que você vai incluir a mobília, não queremos que você se fruste depois de comprar e ver que não cabe no espaço que você tem disponível na sua casa.

O preço pode variar entre R$ 139 nas lojas americanas a R$ 739 na Magazine Luiza. Lembrando que o preço varia de acordo com o material que você quer.

Faça, gastando pouco

Você vai precisar:

  • Tesoura
  • Estilete
  • Grampeador comum ou industrial
  • Lápis ou caneta
  • Régua de metal
  • Fita dupla face da 3M
  • Espuma com espessura de 3 centímetros
  • Tecido (o tecido fica a sua escolha)
  • Papel Paraná

Nesse tutorial utilizamos uma porta de guarda-roupa de solteiro na cor branca, fixamos ela na parede com bucha e parafusos de forma que ficou bem firme. Porém você pode comprar a madeira do seu gosto e fixá-la, esse ponto também fica a seu critério.

Iniciando o tutorial:

faça as medidas de quadrados ou retângulos (sua escolha) e demarque sob o papel.  Com as medidas devidamente feitas, corte o papel paraná. Ele irá servir de molde. Faça as demarcações na espuma utilizando o molde já pronto. Use a régua de metal junto com estilete para cortar a espuma.

Com o molde tanto do papel quanto da espuma é hora de encapar isso tudo com o tecido. Nessa situação a tesoura vai te ajudar mais que o estilete. Deixe uma sobra de 4 dedos em cada lado. Para prender o tecido nos moldes use o grampeador. Você irá se sentir um pouco irritado nessa parte da construção porque os grampos vão prender e isso vai te atrasar, porém tenha um pouco de paciência. Caso você fique muito irritada, de uma volta, faça outras coisas e só então volte ao projeto.

Das sobras remanescentes dos cantos eu recomendo que corte com a tesoura,  após isso dobre como se fosse envelope e prenda com os grampos. Foram necessárias 15 placas para a construção desse projeto. Depois disso use 2 pedaços da dupla-face e cole nos retângulos ou quadrados, depois é só tirar o plástico que protege o verso da fita e colar na sua base de madeira. Nesse caso colamos um centímetro acima da base para que os leds não aparecessem. Cole a manguerinha de led no vão deixado. Ligue os leds na tomada e pronto!

👇Esse foi o nosso resultado👇

quarto decorado

Compartilhe nas suas redes sociais e comente abaixo se você gostou desse post!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *