Bonsai: Como cuidar dessas plantas? Em que ambiente colocar?

Bonsai: Como cuidar dessas plantas? Em que ambiente colocar?

No ambiente urbano, é cada vez mais difícil ter um quintal onde a gente possa cultivar árvores e plantas como antigamente, mas se você gosta de estar rodeado pela natureza, existem formas de cultivar algumas das suas plantas favoritas mesmo em espaços reduzidos, como apartamentos.

Uma das opções que permite que você tenha uma árvore em um apartamento ou espaço bem reduzido é o bonsai, e no artigo de hoje vamos mostrar vários estilos para você escolher um que combine com o seu estilo e a decoração da sua casa, além de te ensinar como cuidar, e em que ambientes colocar o seu.

O que são os bonsais?

Bonsai é uma palavra japonesa que significa “árvore em bandeja” ou “árvore em um vaso”, e para ser considerada um bonsai e não uma planta como as outras, ele precisa ter algumas características específicas, como ser uma réplica em miniatura de uma árvore, tendo passado pelas técnicas humanas, que produzem o bonsai inspirando-se nas formas e espécies existentes na natureza.

bonsai

Como cuidar de bonsai?

O bonsai exige cuidados especiais para manter as suas características, e principalmente para que ele não cresça muito, já que para ser considerado um bonsai ele precisa ter entre 5 cm e 80 cm. Veja como cuidar de bonsai a seguir:

  • Controlar o crescimento: Para que o bonsai não cresça, a bandeja ou vaso precisa ser pequeno, para evitar que as raízes cresçam livremente. Para isso, use adubos com menos nitrogênio, já que o nitrogênio ajuda no crescimento de plantas e faz com que as folhas fiquem maiores do que o desejado.
  • Podar para manter a forma: A poda é muito importante para manter a forma do bonsai e fazer com que ela pareça sempre uma árvore em miniatura. Então, se dois galhos crescerem na mesma altura, remova um deles e deixe apenas um, e retire também os galhos que crescem com voltas e formas desproporcionais e que sejam muito grossos.
  • Aramar para moldar a árvore: A técnica chamada de aramação é quando você enrola um arame de alumínio anodizado (ou cobre recozido) em volta dos galhos e tronco para moldar e manter o formato desejado durante o crescimento deles.
  • Fazer a rega na frequência ideal: Se você comprar o seu bonsai em lojas e sites especializados, geralmente ele vai vir com um manual de instruções, já que cada espécie tem uma necessidade diferente, desde a mistura do solo até a quantidade de água e sol que ele precisa, que tipo de fertilizantes usar e a frequência que você deve regar a planta.

bonsai

Estilos de bonsai

Como o bonsai não é uma planta específica, não existem espécies de bonsai e sim estilos de bonsai diferentes, usando espécies de árvores diversas, que ficam de estilos diferentes de acordo com as suas formas.

Esses estilos são modificados através das técnicas de poda e da aramação que falamos anteriormente, que deixam o tronco mais reto, mais inclinados ou mais sinuoso, com mais ou menos galhos, com ramos mais simétricos ou mais balanceados, etc.

Em que ambientes colocar o bonsai?

Assim como todas as outras plantas, existem bonsais que precisam de mais sol e outros que gostam de ambientes de sombra, e é importante se informar sobre a necessidade do bonsai que você quer comprar para saber em que ambiente colocar para que ele possa crescer, florescer e até dar frutos, e fique bonito e saudável.

No manual de instruções dele, em lojas e sites especializados existem todas as informações que você precisa saber antes de decidir se o bonsai vai ficar na varanda, em cima da mesa da sala, no chão do banheiro ou embaixo da escada, por exemplo.

bonsai de jabuticaba

Bonsai de jabuticaba

Como dissemos, o Bonsai é a réplica em forma de miniatura de árvores que já existem na natureza, e uma das mais comuns usadas nessa técnica é o pinheiro, mas também é comum encontrar bonsai de árvores que dão flores ou frutos, como o bonsai de jabuticaba.

O bonsai de jabuticaba precisa de local ensolarado e mais água durante a primavera, verão e outono que no inverno. Use adubos orgânicos ricos em Fósforo durante a primavera e o verão, que é quando ele vai brotar, e faça a poda mantendo a copa numa forma triangular.

bonsai de acerola

Bonsai de acerola

O bonsai de acerola precisa ficar em local que receba sol e vento para poder dar frutos, e o solo precisa ficar úmido durante todo o ano, sendo ideal também molhar a copa e as folhas durante o verão.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *