Begônia: Conheça as espécies rex, vermelha, rosa, asa de dragão e muito mais!

Begônia: Conheça as espécies rex, vermelha, rosa, asa de dragão e muito mais!

Para quem gosta de ter uma casa recheada de plantas e de verde por todos os lados, ter uma begônia é sim uma ótima opção. Além dela ser linda, ajuda o ambiente do seu lar a ficar mais limpo, com um ar menos poluído e um cheirinho de natureza super especial.

Para quem não sabe, a begônia é uma planta de origem havaiana, nos Estados Unidos e que ganhou o mundo inteiro pela sua beleza e pelas possibilidades de ornar uma casa. Atualmente, já foram catalogadas mais de 1400 espécies diferentes da begônia. Ou seja, tem begônia para todos os gostos e estilos.

Nos tópicos a seguir você vai aprender como plantar uma begônia na sua casa, além de saber qual a forma correta de cuidar dessa planta tão especial. Confira!

Como devo plantar a begônia?

Primeiro você precisa ter uma área propícia para a plantação da begônia. Ela é uma planta que gosta de sol, de temperaturas mais altas, então, em locais muito frios, é capaz de não dar certo.

Compre uma muda da planta em alguma loja especializada da sua cidade e encontre um solo nessas condições, em uma temperatura próxima aos 25 graus, que esteja no sol ou também na sombra, mas que pegue um pouco de sol durante o dia. Isso é muito importante para que ela se mantenha viva e se desenvolva.

Com o solo e a temperatura certa, é hora de plantar. É bom lembrar que o solo deve ter boa drenagem, sem ficar encharcado e, de preferência, rico em matérias orgânicas que vão ajudar no crescimento da begônia.

Na hora de plantar, basta fazer um buraco no solo, retirar a begônia do recipiente, tampar o solo e jogar um pouco de água de início. Plante-a durante o dia, para já pegar um solzinho quando mudar de ambiente.

Depois disso, basta regá-la diariamente pela manhã, caso fique sempre no sol. Se for um local com sombra, observe se o solo está ficando seco. Quando isso ocorrer, é só molhar para manter o desenvolvimento saudável da begônia.


Você é apaixonada por plantas? Então confira também sobre como cuidar do bonsai!


Como cuidar dela?

Além de regar a planta toda manhã e não deixar o solo ficar encharcado, existem outras medidas que vão te ajudar a cuidar bem da sua begônia.

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da poda. Não é muito indicado podar a planta, pois pode atrair pragas e parasitas, o melhor é deixá-la se desenvolver por completo, sem cortar nada. Mas caso seja uma necessidade, chame algum especialista para fazer esse trabalho.

Se você quiser plantar outra muda, espere o tempo de florescimento da primeira muda que demora uns quatro meses. Depois disso, pode plantar a outra muda com uma distância de 20 centímetros entre uma e outra.

Caso prefira, você também pode plantá-la em um vaso grande que fica bem bonita e até mais fácil de ser cuidada.


Que tal ter um cacto de decoração? Leia mais sobre essa plantinha aqui!


Quais são os tipos de begônia mais comuns?

Como já foi dito, existem mais de 1400 tipos diferentes de begônia, mas há alguns principais que são os mais plantados no Brasil.

begônia rex

  • Rex

Um deles é o tipo Rex. É a espécie mais formosa de begônia que você vai achar por aí por causa das cores das folhas da planta que são lindas, fortes e bem contrastantes.

begônia asa de dragão

  • Asa de Dragão

Outro tipo muito como é o Asa de Dragão e seu nome não é atoa. A flor da begônia é vermelha, forte, bonita, como uma asa de dragão mesmo.

begônia vermelha

  • Vermelha

Há também a begônia toda vermelha, com folhas e flores de cor avermelhada para quem adora essa tonalidade.

begônias brancas

  • Branca

Já a branca é muito bela para quem gosta de plantas com cores e cara de planta. Com folhas verdes bem bonitas e flores brancas, é uma opção ótima para o seu jardim.

begonia rosa

  • Begônia rosa

Por fim, uma última espécie que é muito usada no país é a begônia rosa que, claro, não poderia ficar de fora. Sua cor é um clássico das flores e fica ótima em vários tipos de decoração e até em um buquê de flores.

Posso colocar ela em vasos?

Seguindo as dicas de plantar e de cuidar, você pode sim colocar a sua begônia em uma vaso grande e lindo para decorar a sua casa. Prefira os maiores, para deixar que a beleza dessa planta se espalhe pelo seu ambiente.

E as begônias servem para decorar?

A begônia é uma planta ótima para decoração. Em áreas externas ou internas, ela fica muito bonita, independente da espécie que você adquirir.

Veja como você pode usá-la na decoração de casa:

decoração com begônia

Ou mesmo para uma festa:

decoração de festa com begônia

Se tiver gostado deste texto sobre a begônia, compartilhe-o com seus amigos e amigas que querem conhecer essa linda planta!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *