Azulejo português: Saiba como utiliza-lo na sua decoração!

Azulejo português: Saiba como utiliza-lo na sua decoração!

Há muito tempo o azulejo não é usado apenas proteger as paredes da cozinha, da área de serviço e do banheiro contra a umidade. Se você está construindo, decorando ou reformando sua casa, com certeza está pensando em deixar ele funcional e bonito ao mesmo tempo, fazendo parte da decoração.

Por causa da colonização, o azulejo português é muito popular no Brasil, mas de uns tempos pra cá, o seu estilo também tem servido de inspiração para a estampa de roupas e de tecidos usados para a decoração de casa, como cortinas, capa de sofá e de almofada, e também está presente nas porcelanas e em vários outros itens de decoração.

Nesse texto vamos contar a história do azulejo português e dar dicas de como usá-lo para dar mais personalidade e estilo à sua casa.

História do azulejo português

 

Especialistas no assunto dizem que a produção de azulejos começou em Portugal, e muitas pessoas acreditam que a palavra azulejo venha do azul dos azulejos portugueses, que é a cor predominante nos azulejos desse estilo, mas o nome azulejo vem do árabe azzelij, que foi onde começou a produção de azulejos no mundo.

Inicialmente o azulejo português era usado nos painéis que cobriam igrejas, conventos e jardins, com temas que falavam de episódios históricos, cenas mitológicas ou do cotidiano, e eram inspirados nas artes decorativas, nas gravuras, e nas viagens que os portugueses faziam pelo oriente, podendo contar histórias e sátiras com animais como galinhas e macacos substituindo o homem, entre outros.

Esses painéis também podiam decorar os palácios contando a história das famílias que faziam parte da nobreza e do clero, que eram os únicos que podiam encomendar esse tipo de serviço até o final do século XVIII, quando a burguesia fez as primeiras encomendas. Só no século XIX os azulejos são vistos também na fachada de edifícios e torna-se ainda mais popular.

Como usar o azulejo português na cozinha

 

Não dá pra falar de decoração da cozinha sem falar em azulejo, porque desde que o azulejo foi inventado, é usado para revestir as áreas molhadas. São muitas as possibilidades, e além das dicas que vamos dar aqui, você pode se inspirar em revistas especializadas para escolher como usar o azulejo português na sua cozinha.

Não existe uma regra, e você pode aplicar os azulejos do jeito que mais gostar, ou que o seu orçamento permitir. Pode usar o azulejo português para cobrir a parede toda do chão até o teto, ou apenas um espaço específico (normalmente atrás da pia), cobrir apenas uma parede e pintar as outras, usar azulejos em todas as paredes só até uma certa altura, misturar o azulejo português com alguns lisos, etc.

Os modelos também variam, e você pode escolher um azulejo português com temas de cozinha, como frutas, xícaras de café, vegetais, etc., além de várias outras opções de desenhos.

Hoje também é possível não aplicar azulejos na cozinha, graças às tintas impermeabilizantes, e se você preferir ter as paredes pintadas, mas gosta do azulejo português, você pode até emoldurar alguns azulejos e espalhar os quadrinhos pela cozinha, como parte da decoração.

Como usar azulejo português em áreas externas

 

Na hora de escolher o revestimento da área externa da sua casa, você também pode usar o azulejo português, para decorar a área da churrasqueira, ou o chuveiro próximo à piscina, o balcão onde os convidados vão servir a comida e a bebida, no hall de entrada, ou perto do jardim, podendo combinar ou não com o azulejo da parte interna da casa na cor ou no estilo.

Azulejo português adesivo

 

Reformar ou decorar a casa não é barato e pode interditar a sua cozinha ou banheiro por muito tempo, além de fazer uma bagunça danada. Mas esse processo pode ser mais rápido, mais barato e deixar menos trabalho depois que acaba: Basta colar o azulejo português em adesivo por cima do azulejo atual ou da parede.

Assim como o azulejo português em revestimento, o adesivo de azulejo também tem uma grande variedade de desenhos e cores, e apesar de o tamanho tradicional ser de 15cm x 15cm, você também pode comprar em outros tamanhos pela internet ou em lojas de decoração ou construção. A aplicação do azulejo português em adesivo é simples e você pode fazer sem ajuda de um profissional.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *