Torneira elétrica: São mesmo boas? Como instalar? Quais as melhores marcas?

Torneira elétrica: São mesmo boas? Como instalar? Quais as melhores marcas?

A torneira elétrica na pia da cozinha ou do banheiro pode ser uma solução mais simples e mais barata que colocar um aquecedor central, para garantir o conforto que você precisa nos dias de temperaturas mais frias, quando escovar os dentes ou lavar a louça parece uma tortura.

As marcas de deste tipo de torneira mais conhecidas são a Hydra, Fame, Lorenzetti e a Corona. Porém, existem outras opções com potências, design, materiais, configurações e tamanhos diferentes. Você pode comprar em lojas online ou em lojas físicas de material de construção ou de utilidades domésticas.

A seguir listamos algumas características e dicas úteis para te ajudar a escolher a melhor torneira elétrica. Assim terá conforto sem impactar muito na conta da energia elétrica.

Torneira elétrica é boa?

Sim, ela é boa principalmente em regiões onde a temperatura é mais baixa. Pois, ela proporciona mais conforto às atividades de rotina como lavar a louça e escovar os dentes. Mas esse conforto tem um preço! Você precisa prestar atenção na configuração da torneira que for comprar para evitar gastos extras desnecessários na conta de energia elétrica.

Existem opções de torneira elétrica com o jato de água criado para reduzir o consumo de água. Existem ainda opções automáticas, que fecham automaticamente depois de algum tempo ou quando a mão ou objeto se afasta.

Uma vantagem que a maioria dos fabricantes usa nos seus anúncios é a economia com o detergente. Isso porque a água quente ajuda a desengordurar a louça mais facilmente.

A grande desvantagem deste tipo de torneira é realmente o consumo de energia. Numa pesquisa realizada em 2016 pelo INMETRO com marcas como a Cardal, Corona, Fame, Hydra, Lorenzetti, Sintex, Tramontina e Zagonel, nenhuma delas tinha classe de potência A ou B, que são as que tem o menor consumo de energia. Isso pode impactar bastante na conta, e deve ser avaliado na hora da compra junto com a potência.

Torneira elétrica

Como instalar a torneira elétrica

Para instalá-la a torneira você vai precisar fazer o aterramento do fio terra (que pode ser verde ou verde e amarelo) ao invés do fio neutro. Isso serve para evitar o risco de choque elétrico. Também é necessário ter uma tomada próxima ao local de instalação. Durante a instalação, mantenha a torneira elétrica na posição “fria”, para não queimar a resistência.

Na hora de comprar a sua torneira elétrica, verifique se o modelo tem a mesma tensão da sua casa (110v ou 220v). A maioria dos modelos são vendidos em todas as opções.

A seguir você conhecerá as melhores marcas de torneiras elétricas e seus principais modelos. Se você está interessado em comprar ima torneira elétrica, a Leroy Merlin tem diversas opções de modelos e marcas. Caso deseje verificar as opções e preços CLIQUE AQUI!

Torneira elétrica Hydra

A Hydra tem torneira elétrica multi temperatura ou eletrônica, de bancada e de parede. O modelo Slim é um dos modelos com design mais inovador, inclusive na cor preta, podendo ser uma opção para deixar a sua cozinha ou banheiro mais bonito.

A torneira elétrica eletrônica da Hydra (Lumen) também tem um design bem bonito. Ela vem com um LED para visualizar a temperatura e é mais econômica que os modelos com multi temperaturas, como o Slim e o Hydralar.

Torneira elétrica Fame

A Fame tem opções de torneira elétrica automática de bica reta e bica móvel. Apesar da boa reputação da marca no Reclame Aqui, que é um site que funciona como intermediador entre o consumidor e a marca reclamada, existem algumas reclamações sobre vazamento (fica pingando) e sobre a torneira elétrica não esquentar o suficiente.

Torneira elétrica

Torneira elétrica Lorenzetti

A Lorenzetti tem um dos modelos de torneira elétrica com melhor custo benefício do mercado, que é o Loren Easy. Ela tem uma bica alta e 4 opções de temperaturas diferentes. Além disso, tem uma boa pressão e o selo do INMETRO.

Outras três boas opções de torneira elétrica Lorenzetti são a Clean, que tem a opção de água morna e quente, a Maxi, que é o modelo Lorenzetti de design mais compacto, e a Versátil, que também pode ser encontrada em plástico.

Torneira elétrica Corona

A Corona tem torneiras articuláveis de parede e de bancada, que podem ser reguladas nas versões super econômica, fria, econômica e quente. Essa torneira elétrica Corona é aprovada pelo INMETRO e tem bica móvel com jatos direcionáveis (o que pode ajudar a economizar água) em materiais como ferro, cobre, prata e plásticos, para você escolher a que melhor combina com a decoração da sua cozinha ou banheiro.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (5)

  • Minha torneira não esquetá direito eó fio fica bem quente como fasso pra fazer a instalação

    Reply
  • Olá boa noite contrate um eletricista. Ele vai saber resolver seu problema. Trocar fiação colocar um disjuntor só para torneira es Brizola de fio correto para o modelo de sua torneira

    Reply
  • Para instalação de torneiras elétricas, assim como de chuveiros, se a tensão for 220 Volts, o ideal é fiação de 6 mm² da caixa de disjuntores até a torneira ou chuveiro.
    Se for 110 Volts, a fiação mínima é 10 mm².
    Geralmente os fabricantes indicam bitolas mais finas, o que provoca aquecimentos e desgastes precoces na fiação, conexões, emendas, etc.
    E ligue diretamente na fiação, sem tomadas ou conectores de plástico ou cerâmica e isole muito bem com fita isolante de primeira linha.

    Reply
  • Eu tenho o modelo slim da Hydra e não recomendo. Em pouco tempo de uso começou a gotejar e esquenta muito pouco, uma pena, pois o visual é bonito.

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *