Filtro de água: Conheça os tipos e descubra qual o melhor para sua saúde!

Filtro de água: Conheça os tipos e descubra qual o melhor para sua saúde!

Filtrar a água que você e a sua família vão consumir é importante para evitar mais de 25 tipos de doenças. Doenças que foram identificadas em um estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde) que são causadas pela ingestão de água contaminada. Por isso o Filtro de água é tão importante!

Quando você for comprar o filtro de água, vale considerar a marca. Isso porque grandes marcas de eletrodomésticos como Brastemp e Cônsul oferecem opções com preços competitivos em relação às marcas tradicionais no segmento, como Europa e Lorenzetti. E pode ser ainda que você troque essas tecnologias pelo já conhecido filtro de barro. Mas é importante saber se está comprando a melhor opção para a saúde da sua família.

Para te ajudar a escolher o filtro de água ideal, vamos começar explicando a diferença entre filtro e purificador de água, porque apesar de os dois servirem para filtrar (barreira que elimina as impurezas da água), eles podem não atender às suas demandas. Veja isso e mais a seguir!

Diferenças entre filtro de água e purificador

Apesar de os testes do INMETRO mostrarem que não existem diferenças entre os dois tipos, os fabricantes dizem que os filtros de água e os purificadores diferem no preço e no tipo de tratamento que eles fazem na água.

Se o preço for uma questão importante para você, opte por um filtro de água. Além de serem mais baratos (podem custar até três vezes menos que a maioria dos purificadores), a maioria também não precisa de energia elétrica para funcionar.

Quanto ao tratamento, os purificadores filtram e purificam a água. Está é a opção ideal para casas que tenham poço artesiano ou que a água da torneira saia com cheiro de cloro acentuado.

Filtro de água

Como escolher o filtro de água ideal

Como dissemos no início desse artigo, a maioria das marcas de eletrodomésticos, como a Brastemp, Consul, Electrolux e Mallory oferecem opções de modelos de filtros e purificadores de água tanto em lojas físicas quanto online. Na hora de comprar o seu, você deve verificar se o produto tem o selo do INMETRO. Isso é o que vai garantir que ele vai filtrar e/ou purificar a água que você vai consumir.

Além disso, você deve ficar atento às informações técnicas do produto: Para a eliminação de partículas, a classificação vai de P1 a P6. Quanto à eliminação de cloro, de C1 a C3. Nos dois casos, quanto menor for a classificação, melhor é o produto. O padrão da maioria dos produtos é C1 e P3. Isso se dá porque o filtro de água funciona como uma barreira para as partículas e os filtros que tem velas com porosidades menores conseguem barrar uma quantidade maior de resíduos. Para eliminar também os resíduos de cloro da água que chega à sua casa, o ideal é que o filtro escolhido tenha a função de carvão ativado.

O melhor purificador no quesito eliminação de partículas é um modelo da Cônsul, chamado Facilite CPB35, mas custa bem mais que o modelo similar da Electrolux. O modelo de parede com melhor custo benefício é o Avanti da marca IBBL, que tem classificação P3.

Você está querendo comprar algum modelo de Filtro de Água? A Leroy Merlin tem diversas opções! E você pode realizar sua compra online. Lá você vai encontrar desde os Filtros para Torneira e Filtros de Pressão, aos charmosos Filtros de Barro! Para conferir CLIQUE AQUI!

Filtro de barro

A eficácia do filtro de barro divide opiniões de especialistas. Alguns dizem que o filtro de barro deve ser usado apenas como um artigo de decoração. Isso porque a vela de alguns filtros de barro são mais grosseiras que a dos filtros mais modernos. Por isso, filtrariam apenas resíduos maiores, deixando escapar resíduos menores, que os outros filtros impediriam de passar. De outro lado, tem quem tenha eleito o filtro de barro em 2013 como o filtro mais eficaz do mundo.

Filtro de água

Algumas empresas têm fabricado modelos de filtro de barro mais modernos. Estes modelos tem a alteração na porosidade da vela e aumento na capacidade de filtrar resíduos menores. Além disso, alguns deles já vêm com o carvão ativado, aliando tecnologia à beleza do modelo antigo.

Se você quiser comprar um modelo de filtro de barro, a recomendação é que você deve optar por um filtro de barro retrô. Ou seja, por um modelo de filtro de barro fabricado recentemente. Não compre modelos da época da sua avó. Assim você junta funcionalidade à beleza! E vai ter um filtro que garanta uma água de qualidade, com o visual antigo.

Filtro de água de torneira

O filtro de água de torneira é o modelo que já vem embutido na torneira de plástico ou de inox. É o modelo mais barato, mas como ele funciona com a pressão da torneira, pode deixar passar alguns resíduos.

E você ? Qual modelo usa? Deixe seu comentário e conte para a gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *