Cozinha planejada: Saiba como fazer uma na sua casa!

Cozinha planejada: Saiba como fazer uma na sua casa!

Ter uma cozinha planejada por muito tempo foi um sonho distante, já que os projetos eram muito caros. Hoje isso já é uma realidade para a classe C, que além de poder contratar uma empresa especializada para fazer um projeto personalizado, pode comprar os móveis separadamente para montar a sua cozinha planejada por um preço ainda mais baixo.

A vantagem de ter um designer projetista fazendo o projeto da sua cozinha planejada é justamente poder ter um projeto exclusivo e do seu jeito, com o material que escolher, as cores que mais gostar, poder escolher os puxadores das portas e gavetas (o que pode interferir muito no orçamento), além, é claro, de poder otimizar ainda mais o espaço que você tem na cozinha, já que os armários, módulos, nichos e prateleiras são desenhados especialmente para a que a sua cozinha planejada seja funcional, bonita e aconchegante, para você se sentir num comercial de margarina quando sentar-se com a sua família em volta da mesa para tomarem o café da manhã.

A desvantagem é o custo de uma cozinha planejada, porque ainda que esteja mais acessível e seja mais barato do que a maioria das pessoas pensa, comprar os módulos em lojas de móveis pode sair ainda mais em conta.

Quem prefere os móveis de madeira ao invés de MDF e MDP, que são os materiais mais usados por empresas especializadas para fazer uma cozinha planejada, existe a opção de mandar fazer os móveis e prateleiras em uma marcenaria, de acordo com o seu gosto pessoal, com o seu espaço e suas necessidades.

Independente de qual vai ser a sua escolha, nesse artigo vamos te dar algumas idéias e explicar tudo que você precisa saber para montar ou comprar a sua cozinha planejada.

Cozinha planejada com ilha

A cozinha planejada com ilha (ou a famosa ilha na cozinha) é um projeto que inclui um móvel centralizado, que pode ser uma bancada com cadeiras para pequenos lanches ou sem cadeiras para apoio no preparo dos alimentos. Pode ser uma mesa para as refeições, o móvel de apoio do fogão e até mesmo ser um móvel mais largo com gavetas e prateleiras para guardar louças, toalhas de mesa, panos de prato, talheres, panelas, ou decoração.

Para ter uma cozinha planejada com ilha o seu espaço precisa ser um pouco maior, já que o ideal é que tenha um espaço de pelo menos 60 cm entre a ilha e os móveis que ficam encostados nas paredes, para a circulação de pessoas e para abrir a porta de armários, forno e geladeira, por exemplo. Caso a ilha sirva de bancada ou mesa para refeições esse espaço precisa ser de pelo menos 1,20m, para que uma pessoa consiga passar por trás de quem estiver sentado.

Cozinha planejada em apartamento

Alguns empreendimentos novos já vêm com a cozinha planejada em apartamento, e isso se dá porque os apartamentos estão cada vez menores, e quanto menos espaço você tiver, mais vai precisar planejar como manter tudo organizado. Se você está pensando em reformar ou redecorar a sua cozinha e isso inclui contratar uma empresa especializada para o projeto da sua cozinha planejada, saiba que eles vão medir todo o espaço (paredes e chão) para indicar as melhores opções, e você vai poder escolher todos os detalhes dos móveis, a quantidade de portas ou prateleiras, a cor dos móveis e até os puxadores, e se o projeto ficar caro demais para o seu orçamento, você pode fazer modificações. Uma boa opção é substituir armários por nichos e prateleiras, que são mais baratos.

Quanto custa uma cozinha planejada

Como dissemos, quando você contrata uma empresa especializada em móveis sob medida, cada detalhe pode deixar o projeto mais caro ou mais barato, e para saber quanto custa uma cozinha planejada é necessário saber o tamanho do espaço, o material utilizado, a quantidade de móveis, nichos e prateleiras, o tipo de puxador, entre outros elementos que influenciam no custo do projeto para mais ou para menos.

Comprar os módulos em lojas de móveis costuma ser mais barato, mas pode ser difícil encontrar exatamente do tamanho ou do estilo que você gosta ou precisa.

Cozinha planejada americana

A cozinha planejada americana está na moda porque ao contrário de antigamente, quando a comida era preparada na cozinha enquanto a visita estava na sala (ou antes de ela chegar), hoje cozinhar é um evento social, e isso inclui ter uma bancada na cozinha para a interação entre quem cozinha e quem está ali observando enquanto come ou bebe.

A bancada da cozinha planejada americana também pode servir de bar ou para expor itens de decoração.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *