Cozinha Americana: Dicas para otimizar o espaço!

Cozinha Americana: Dicas para otimizar o espaço!

A cozinha americana é um projeto onde existe a conexão de dois cômodos por um balcão ou meia parede, integrando tanto os ambientes quanto quem está neles, enquanto alguém está preparando os alimentos.

Você também pode definir o quanto esses dois cômodos ficarão integrados, com uma bancada maior ou menor, a parede completamente derrubada ou com apenas uma janela no meio da parede e qual a função que a bancada terá.

Fazer uma cozinha americana é uma ótima opção para quem cansou da decoração atual da casa ou apartamento e está pensando em reformar sem gastar muito, e pode deixar o seu espaço maior e mais funcional.

Nesse texto você vai ver dicas de como montar uma cozinha americana pequena, com ilha, integrada à sala ou planejada, além de ter algumas inspirações que podem deixar a sua casa muito mais bonita.

cozinha americana pequena

Cozinha americana pequena

Se você tem pouco espaço, não precisa se desanimar. Também é possível montar uma cozinha americana pequena, sem sentir falta do espaço perdido na parede, já que você vai ganhar em circulação. Além disso, o fato de integrar dois cômodos vai causar uma sensação de amplitude, ou seja, vai parecer que o seu espaço é maior.

A maioria dos apartamentos novos têm a cozinha tipo corredor, quando o cômodo é mais estreito e comprido, e isso torna impossível ter armários nas duas paredes, já que o espaço de circulação é reduzido. Uma bancada pode funcionar tanto como um espaço extra para eletrodomésticos como a cafeteira, como um espaço para preparar os alimentos (já que a bancada da pia também costuma ser pequena) ou para fazer pequenos lanches ou até mesmo uma refeição rápida.

Para otimizar ainda mais o espaço, faça um balcão vazado na parte de baixo, para que os bancos não ocupem muito espaço, e coloque uma prateleira ou armário na parte de cima do vão feito na parede derrubada (como uma janela entre os dois cômodos).

cozinha americana planjeada

Cozinha americana planejada

Ter uma cozinha americana planejada pode ser mais barato do que a maioria das pessoas pensa. Contratar uma empresa especializada para fazer um projeto especial de acordo com o tamanho do seu espaço e as suas necessidades é uma ótima maneira de deixar a sua cozinha funcional e bonita ao mesmo tempo, pensando na quantidade de nichos, prateleiras, armários, gavetas e módulos você precisa.

O segredo para economizar na hora de fazer uma cozinha americana planejada é pensar nas várias possibilidades disponíveis no mercado, como o material principal dos armários (que pode ser madeira, MDF ou MDP) quanto no material, tipo e modelo dos acabamentos, como os pegadores das gavetas e portas, por exemplo, que podem variar bastante de preço.

Outra opção para montar uma cozinha americana planejada sem gastar muito é comprar os módulos separadamente, em lojas de móveis e utilidades domésticas, como a Ricardo Eletro por exemplo.

cozinha americana com sala

Cozinha americana com sala

A maioria dos projetos de cozinha americana é interligado a outros cômodos, como a sala, tanto para otimizar o espaço e para fins decorativos quanto para permitir uma maior interação de quem está preparando o alimento com os convidados, por exemplo.

Para ficar mais harmonioso, cuide para que a decoração dos dois ambientes combine entre si nos detalhes, materiais e cores, mas isso não é uma regra, porque o que importa é que fique com a cara dos moradores, afinal, a nossa casa fala muito da nossa personalidade.

Também vale delimitar o espaço da cozinha e da sala com pisos diferentes, usar móveis brancos na cozinha e em cor de madeira na sala, entre várias outras possibilidades.

Veja também um vídeo sobre decoração de cozinha americana:

Cozinha americana com ilha

Dizemos que um projeto tem uma ilha na cozinha quando existe um móvel centralizado, que pode ser a mesa onde são feitas as refeições, ou uma bancada (com ou sem cadeiras ou bancos) para pequenos lanches ou para o preparo de alimentos, por exemplo.

Se você quer uma cozinha americana com ilha precisa se certificar que tem espaço suficiente para a circulação e para abrir portas de armários, do fogão ou da geladeira, por exemplo. O recomendado é que você tenha um espaço de pelo menos 60 cm entre a ilha e os móveis que ficam em torno dela, e se a ilha for uma mesa de refeições, esse espaço precisa ser de pelo menos 1 metro, para que uma pessoa consiga passar por trás da cadeira ocupada com outra pessoa sentada.

Fotos cozinha americana

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *