Como trocar botijão de gás: Veja dicas e passo a passo seguro!

Como trocar botijão de gás: Veja dicas e passo a passo seguro!

Apesar de muitos apartamentos possuírem gás encanado ou das lojas que vendem gás de cozinha possuírem pessoas treinadas para efetuar a troca desses recipientes, pode ser que em algum momento você precise trocar o botijão de gás da sua casa.  Muitas pessoas se assustam com esse momento, por medo dos possíveis acidentes que podem acontecer, caso o gás vaze ou o botijão exploda. Porém, apesar da troca necessitar realmente de cuidados extras, existem algumas dicas que facilitam a instalação do botijão de gás em casa. Veja agora um passo a passo e dicas sobre como trocar botijão de gás.

Passo a passo de como trocar botijão de gás

A troca e instalação de um novo botijão de cozinha requer alguns cuidados especiais, afinal, trata-se do manuseio de uma substância inflamável. Por isso, é necessário prestar atenção nos procedimentos necessários para uma troca segura. Confira nosso passo a passo de como trocar botijão de gás:

desenho com um passo a passo de como trocar botijão de gás

Passo 1: Desligue o registro e qualquer fonte de fogo e energia

O registro é um tipo de válvula que permite que o gás seja transpassado do botijão até o cano que liga ao fogão. Por isso, antes de retirá-lo, é importante se certificar que ele está fechado. Além disso, é importante que se apague o fogo ou qualquer fonte de energia que possa emitir faíscas.

Passo 2: Retire o lacre do botijão cheio

Basta levantar a aba do anel do lacre e girá-lo em sentido contrário, até que a parte interior do anel seja removida completamente. Lembre-se que esse lacre não pode estar violado, por isso, verifique antes de retirá-lo.

Passo 3: Retire o regulador do botijão antigo e coloque no novo  

Para isso basta desenroscar o regulador de pressão do botijão vazio e encaixá-lo na boca do recipiente cheio. É preciso segurar o regulador de forma que ele fique posicionado na vertical e, depois de encaixá-lo no botijão cheio, é necessário girar a borboleta do regulador até se certificar que ela está inteiramente apertada.

Pronto, o botijão novo está instalado e o gás será transpassado quando a válvula de pressão ser acionada. Mas antes de tudo, é preciso que você se certifique que não há chances de vazamento.

Passo 4: Faça o teste de vazamento   

Uma forma simples, caseira e eficiente para se descobrir se o gás está vazando é o teste da espuma com sabão. Para isso, basta aplicar uma esponja ou algo similar com sabão na liga entre o regulador de pressão e a válvula do recipiente de gás.

Caso comece a surgir bolhas na espuma do sabão, desligue imediatamente o registro de gás e repita o procedimento. Isso significa que o gás de cozinha está vazando do botijão.

Além disso, todo gás de cozinha possui um cheiro forte e característico para ajudar a identificação do vazamento. Embora seja recomendado que se faça o teste da espuma, é bom ficar atento ao cheiro do ambiente.

desenho com um passo a passo de como trocar botijão de gás

Dicas de segurança ao trocar o botijão de gás

  • Compre o gás de cozinha em estabelecimentos de confiança, que vendam seus produtos de acordo com as resoluções de segurança do INMETRO. As mangueiras devem ser confeccionadas em plástico PVC transparente e possuir a sigla NBR 8613 em uma tarja amarela, juntamente com o número de lote e data de validade. O registro também deve ter um código, o NBR 8473, além do selo de segurança do INMETRO.
  • Sempre confira o prazo de validade de todos os itens do produto.
  • Não aceite botijões amassados, enferrujados ou com lacres deteriorados.
  • Antes da instalação, certifique-se que o ambiente está arejado e não há fontes de fogo no ambiente.
  • Nunca utilize ferramentas ou adereços para trocar e instalar o botijão de gás. Todo o processo de troca deve ser feito de forma manual.
  • Nunca role o botijão em qualquer etapa da troca.
  • Nunca passe a mangueira por de trás do fogão, o calor e pressão do eletrodoméstico podem danificar a mangueira, acarretando o vazamento e acidentes maiores.
  • Jamais utilize isqueiros ou fósforos para se certificar que há vazamento de gás. Fique atento ao cheiro do produto ou, se necessário, faça o teste da esponja.
  • Se após várias tentativas de instalação, o gás de cozinha continuar vazando, carregue o recipiente até um local aberto e arejado e chame o estabelecimento responsável pela venda para retirar o produto e trocar por outro em bom estado.
  • O prazo de troca do registro e da mangueira deve ser feito, no máximo, a cada cinco anos.

Veja também este vídeo com dicas de segurança sobre a troca do gás.

Gostou das nossas dicas e informações sobre como trocar botijão de gás? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *