Como afiar facas: Veja dicas e os melhores utensílios para este procedimento!

Como afiar facas: Veja dicas e os melhores utensílios para este procedimento!

Se você gosta de cozinhar e investe nos seus utensílios de cozinha deve saber que saber cortar uma carne é mais importante que saber escolhê-la. Para isso, você precisa de uma boa técnica e de uma faca afiada, que vai fazer com essa tarefa seja mais fácil. Se você já tentou cortar um tomate com uma faca cega sabe da importância de afiar facas. Nesse artigo vamos falar de como afiar facas, das opções de equipamentos próprios para isso e dar dicas simples e baratas.

Dicas que vão ajudar a manter as suas facas afiadas:

  • Vire uma caneca de cerâmica sobre um pano de prato seco (para a caneca não correr) e segure com firmeza com uma mão. Depois raspe a lâmina da faca de inox com a outra mão. É necessário usar força e firmeza para fazer atrito entre o contorno áspero do fundo da caneca com a faca, passando da ponta ao final do corte. Depois, passe a faca numa lixa de ferro fina 1200 para finalizar o processo.
  • Você também pode repetir esse processo de afiar facas no mármore da pia ou na pedra do tanque.
  • Para afiar facas de inox com uma pedra de amolar: deixe a pedra de molho de cinco a dez minutos. Depois deslize a faca com firmeza por toda a pedra, como se estivesse tirando uma fatia fina da pedra (num ângulo de 15 a 20 graus). Se a faca foi afiada a pouco tempo, você pode usar o lado mais fino da pedra. Porém, se a faca estiver cega, você deve usar o lado mais poroso da pedra. Depois repita o processo no lado mais fino, para assentar os fios.

Como afiar facas

Como afiar facas com um afiador ou amolador

O afiador ou amolador de facas (elétrico ou manual) é o equipamento mais usado para afiar facas. Eles custam barato, podem ser encontrados em lojas de eletrodomésticos e utilidades domésticas e o uso é muito simples. Basta encaixar a faca, e deslizá-la pra frente e pra trás, até que ela fique afiada.

Existem modelos de afiador que servem tanto para facas de inox quanto para facas de cerâmica. Fique atento para comprar o modelo que atenda melhor às suas necessidades.

Como afiar facas

Na Fast Shop você encontra vários dos utensílios utilizados para afiar facas. Se você tem interesse em adquirir um afiador ou uma chaira, você pode verificar as opções CLICANDO AQUI! Agora se você tem interesse em comprar um esmeril na Leroy Merlin você encontra modelos e opções de preço. Para conferir CLIQUE AQUI!

Como afiar facas usando a chaira

A chaira (também conhecida como fuzil) também é muito usada. Para afiar facas com a chaira basta segurá-la firme com uma mão, passar a faca como se estivesse tirando uma fatia da chaira, repetindo o movimento de 5 a 10 vezes de cada lado, dependendo do estado da faca.

O processo é parecido com o da pedra de amolar, mas a pedra fica apoiada na horizontal, e a chaira na vertical, apoiada numa superfície que não escorregue.

Além de afiar facas, a chaira também é usada para o acabamento, assentando os fios que ficaram virados ou amassados. O preço da chaira pode variar de acordo com a sua espessura e marca, tendo opções que custam até 10 vezes mais que um modelo mais simples.

Como afiar facas

Como afiar facas no esmeril

Esmeril é uma roda de pedra que funciona com um motor. Para usar um esmeril você precisa ter habilidade e muito cuidado para evitar ferimentos. Se você quiser afiar facas com um esmeril, você vai precisar lubrificar a lâmina da máquina com óleo, e movimentar a faca da base até a ponta num ângulo de 45 graus. Dependendo do estado da faca, 3 a 4 movimentos de cada lado são o suficiente para afiar a sua faca.

Veja neste vídeo como afiar faca com este equipamento:

Como afiar faca de cerâmica

Para afiar uma faca de cerâmica em casa, você vai precisar de uma pedra diamantada, que custa em média R$120,00, e fazer o processo que descrevemos no começo do texto para afiar facas de inox com pedra.

Como saber se a faca está afiada

Para saber se a faca já está afiada, não passe os dedos na lâmina, principalmente se não assentou os fios. Aponte a faca em direção à luz e observe: Se refletir, a faca está cega. Se não tiver nenhum ponto brilhante nos fios, a faca está afiada.

Você tem alguma dica sobre como afiar facas? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!

Quer mais dicas sobre como afiar facas em casa? Indicamos o vídeo abaixo:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *