Tijolo de vidro: saiba se vale a pena colocar na sua casa!

Tijolo de vidro: saiba se vale a pena colocar na sua casa!

O tijolo de vidro (ou bloco de vidro) pode substituir o tijolo tradicional, e pode ser feito em vidro liso, fosco ou com texturas (canelado, granulado, ondulado, etc.) e em várias cores, para deixar a sua casa ou empresa mais bonita e iluminada, já que deixa entrar a luz externa natural. Se o objetivo principal for a iluminação do ambiente, o ideal é usar-lo liso e sem cor, já que os coloridos influenciam na luminosidade.

Como ele pode ser usado na estrutura da parede ou como um detalhe arquitetônico ou decorativo em qualquer cômodo, nós vamos dar algumas dicas e falar das principais maneiras de usar esse item para deixar o ambiente do seu gosto.

 

Tijolo de vidro ventilado

O tijolo de vidro ventilado é um modelo vazado (aberto) que além de permitir mais luminosidade ao ambiente, também permite maior ventilação. É ideal para paredes que não tenham janela, mas devem ser instalados onde tenha cobertura, porque a chuva pode entrar pela abertura inclinada do tijolo de vidro ventilado.

Se você mora em casa, pode usar o
ventilado na parede da sala para o jardim ou para a varanda. Em apartamentos, pode dividir a cozinha da área de serviço (quando é um cômodo integrado), para delimitar os espaços sem perder a ventilação e nem a luz da janela.

Tijolo de vidro para laje

Como a maior vantagem do tijolo de vidro é aumentar a luminosidade do ambiente, quem mora em casa tem pensado no tijolo de vidro para a laje para aproveitar melhor a luz solar e gerar economia na energia, e é usado principalmente no banheiro, varanda, corredores e na área do jardim de inverno, e deixa o ambiente mais moderno e elegante.

O uso de tijolo de vidro para laje também é conhecido como laje solar ou eco-laje, porque também é mais sustentável.

Tijolo de vidro na cozinha

Como a cozinha costuma ser um cômodo pequeno e ter apenas uma janela, o tijolo de vidro é uma boa opção para fazer a cozinha parecer maior e mais iluminada. Você pode fazer uma parede inteira na divisória com a sala ou sala de jantar, ou aumentar a luminosidade fazendo desenhos de tijolo de vidro em cima da janela.

Além do uso tradicional na parede, uma boa maneira de usar o tijolo de vidro na cozinha é na parede embaixo da bancada da cozinha americana, ou da bancada do bar, que deixa o ambiente mais leve.

Tijolo de vidro no banheiro

Se você quiser usar o tijolo de vidro no banheiro, uma boa opção pode ser o tijolo de vidro colorido ou ondulado, que vai decorar e iluminar sem tirar a privacidade, já que tira um pouco a nitidez. Quem tem o banheiro grande pode fazer uma parede com tijolo de vidro no lugar da porta de blindex, separando o Box do resto do banheiro.

Tijolo de vidro na sala

Quem mora em casa pode colocar tijolo de vidro na sala na parede que vai para a varanda ou para o jardim, e quem mora em apartamento pode aumentar a luminosidade para ter um jardim de inverno na sala (que geralmente é feito com plantas de sombra), aumentando a variedade de plantas que você vai poder ter.

Outra opção muito usada é usar tijolo de vidro na parede da escada que liga os pavimentos da casa, para valorizar o espaço. Fica ainda mais bonito se o imóvel tiver o pé direito alto, mas nesse caso, esse projeto pode ficar bem caro, já que o tijolo de vidro é bem mais caro que o tijolo ou bloco tradicional.

Quanto custa o tijolo de vidro?

Como falamos, o tijolo de vidro é mais caro que o tijolo ou blocos tradicionais, e pode variar de acordo com a loja (física ou online) e com a região. Como é vendido por unidade, geralmente é usado em pequenas quantidades, para compor detalhes na parede ou fazer uma divisória, mas se o custo não assusta ou você realmente quiser investir, o resultado final vale a pena.

O tijolo de vidro básico (liso e sem cor) é o mais barato, podendo custar a metade do preço do tijolo de vidro colorido ou com acabamentos diferenciados, e até três vezes menos que o tijolo de vidro vazado.

Comments (1)

  • Bom dia,
    Para a laje o bloco de vidro ondulado teria o mesmo efeito do liso quanto a luminosidade? Ou perde-se tendo em vista que acima haverá telha transparente?

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *