Segurança em apartamentos: Saiba como não correr mais riscos em casa!

Segurança em apartamentos: Saiba como não correr mais riscos em casa!

As cidades se tornam cada dia mais perigosas, e o noticiário nos deixa aflitos com o aumento de roubos e homicídios. Com uma sociedade cada vez mais preocupada em como se proteger, o número de soluções para sua segurança e de sua família são cada vez maiores. Mesmo com os condomínios oferecendo alguma proteção, seus moradores estão procurando cada vez mais dicas de segurança em apartamentos. Neste artigo separamos algumas formas de garantir uma vida mais tranquila e sem preocupações com esses perigos. Confira abaixo:

Morar em apartamento é mais seguro?

Mesmo com as vantagens de áreas de lazer, quadras e salões de festa, e com alguns serviços personalizados de proteção, muitos moradores buscam maneiras de se proteger mais ainda, já que todo cuidado é pouco nos dias atuais.

A primeira das dicas de segurança em apartamentos é pedir que o porteiro de seu prédio/condomínio nunca deixe ninguém subir sem a sua autorização, o que já é regra em muitos lugares.

Ao notar sinais de arrombamento na sua casa entre em contato com a portaria e a polícia e não entre no seu apartamento,  percebendo alguém suspeito andando no elevador ou perto de seu apartamento, não entre em casa e avise a portaria. Evite expor quando for realizar viagens, principalmente em redes sociais, ou contando para pessoas desconhecidas, já que bandidos costumam aproveitar de situações em que o apartamento esteja vazio.

Cobre identificação de qualquer pessoa que entre no prédio, prestadores de serviço, visitantes, etc. Mantenha suas portas e janelas sempre bem trancadas ao sair de casa. Receba encomendas na portaria para evitar que desconhecidos aproveitem disso para subir para o prédio.

segurança em apartamento

Normas de segurança em apartamentos

Todo condomínio, independente de ter porteiro ou não, tem suas normas próprias de segurança em apartamentos,  e também os seus deveres para garantir a segurança dos moradores.  Confira abaixo algumas dicas fundamentais:

  • O condomínio deve ter uma iluminação que permita visualizar a rua, acessos à garagem e corredores;
  • O apartamento deve contar com um equipamento básico de comunicação entre todos, como o interfone;
  • Não deixe a chave na portaria ao ficar fora por muito tempo, entregue a alguém que confie, e deixe uma autorização para que essa pessoa possa entrar nas datas marcadas;
  • Use sinais de identificação com porteiros e seguranças do prédio para avisar de possíveis perigos;
  • Não deixe o controle da garagem dentro do carro;
  • Se tiver crianças em casa, ensine-as a não abrir a porta ou conversar com estranhos;
  • Certifique-se da procedência dos empregados que irão trabalhar em seu apartamento;
  • As guaritas e portaria devem ser bem visíveis e iluminadas, além de conterem câmeras que vigiem todos os espaços públicos do prédio;
  • Ao sair, deixe o alarme do carro e da casa sempre ligados;
  • Não deixe objetos de valor à vista, como perto de janelas, por exemplo;

Outras dicas de segurança em apartamentos:

Além das dicas acima, existem outros cuidados que devem ser feitos para que você tenha mais segurança em seu apartamento, como fazer um seguro para seu imóvel, comprar de câmeras e alarmes para seu apartamento. Faça caminhos diferentes ou observe se está sendo seguido.

No prédio você pode aproveitar as reuniões de condomínio para levar seus questionamentos e sugestões para melhorar a segurança nas reuniões do condomínio. Além disso, os porteiros e seguranças devem ser extremamente capacitados para perceber uma movimentação suspeita, e para tomar as providencias necessárias em uma invasão. É recomendado que se instale grades em suas janelas, principalmente em apartamentos mais baixos. É interessante também manter formas de ligação entre vários prédios ou condomínios próximos, para avisar sobre situações de perigos;

segurança em apartamentos

Em resumo é importante dizer que muitas dessas medidas não devem ser tomadas sozinhas e sim decididas e votadas em reunião com o consenso de todos os moradores.

E se por fim você infelizmente for vítima de um assalto, prese pela sua vida e de sua família em primeiro lugar, não reagindo e respondendo apenas o necessário ao assaltante. Se possuir um sistema de seguro de bens e do imóvel, conseguirá substituir o que for roubado mais facilmente.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado. Não deixem de nos contar suas experiências e se colocaram essas dicas em prática. Até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *