Reformar um imóvel: Saiba quais são os erros mais comuns!

Reformar um imóvel: Saiba quais são os erros mais comuns!

Reformar um imóvel dá trabalho e também pode dar muita dor de cabeça, principalmente se você precisar ficar em casa durante a obra, mas listamos nesse artigo os erros mais comuns na hora de reformar um imóvel para você se planejar e tentar evitá-los.

Para evitar erros na hora de reformar, algumas atitudes devem começar bem antes da obra, o que pode evitar dores de cabeça e também prejuízo financeiro, e por isso reunimos nesse artigo algumas dicas e informações necessárias para que a reforma aconteça de forma tranqüila e com segurança.

Falta de planejamento

Como o planejamento começa antes da reforma, vamos começar a lista dos erros mais comuns na hora de reformar um imóvel falando sobre a importância de planejar a reforma, que vai desde juntar dinheiro suficiente para não comprometer o orçamento mensal da casa, até a contratação de profissionais especializados, como um arquiteto ou um designer de interiores, por exemplo, pois eles podem ajudar a pensar no melhor projeto e os melhores materiais de acordo com o seu orçamento e as suas necessidades.

Não contratar um arquiteto

Muita gente deixa de contratar um arquiteto para economizar e tenta resolver a reforma do imóvel só com um pedreiro (ou um mestre de obra e sua equipe), mas como são profissionais diferentes, eles têm habilidades e responsabilidades diferentes. O arquiteto vai ser responsável pelo projeto da reforma, além de te acompanhar durante a compra dos materiais (e evitar que você compre materiais ruins por falta de conhecimento técnico) e acompanhar o serviço dos pedreiros para que as mudanças na estrutura do imóvel sejam feitas sem comprometer a sua segurança, porque vai ter estudado a planta da sua casa.

Contratar um arquiteto também é importante para conseguir manter o planejamento, pois ele cuidará tanto do seu orçamento quanto do cronograma da reforma.

Não ter autorização da prefeitura

Dependendo do tamanho da reforma que você for fazer no seu imóvel, é necessário ter uma autorização da prefeitura, que o arquiteto saberá como conduzir.

Geralmente a autorização da prefeitura é necessária quando for de grande porte ou se alterar a estrutura do imóvel, mas vale certificar-se antes de começar a reforma.

Entulho

Saber o que fazer com o entulho acumulado no final do dia também é importante, principalmente se você morar em um condomínio, pois pode acabar gerando uma multa por ter descartado o entulho no lugar errado ou fora da hora permitida, por exemplo.

Rebaixamento de gesso

Os imóveis mais novos não têm o pé direito muito alto, e por isso, na hora de fazer o rebaixamento de gesso, vale evitar muitas camadas ou detalhes, para não dar a sensação de “sufocamento” ou claustrofobia.

Pintura das paredes

Um erro muito comum na hora de reformar um imóvel é pintar as paredes de cores muito fortes ou cansativas e só perceber depois que todo o cômodo foi pintado. Também vale evitar pintar a amostra da tinta diretamente na parede.

Erro com os materiais

A oferta de revestimentos é enorme, e às vezes gostar de um material não é o suficiente para decidir comprar, porque pode não funcionar. Assim como é errado usar carpete no banheiro e piso de madeira na cozinha, usar piso na parede também é errado e pode prejudicar o resultado final, tanto por conta da parte estética quanto pela resistência do material.

Você também deve evitar usar mármore em áreas de muita circulação, como escadas, onde é melhor usar o granito, já que o mármore arranha com facilidade.

O erro com os materiais é ainda pior quando falamos de comprar quantidades erradas. Você precisa comprar pelo menos 2 metros a mais de cada tipo de revestimento, para evitar que ele tenha saído de linha quando você precisar fazer outra reforma no futuro, seja para trocar um revestimento que quebrou quanto para fazer reparos na tubulação, por exemplo.

reformar um imovel

Parte elétrica e iluminação

Colocar tomadas de mais ou de menos ou colocá-las no local errado são erros muito comuns na hora da reforma, assim como não pensar quantas lâmpadas vai ter em cada cômodo, onde vai colocar um lustre ou uma luminária, a inclinação das lâmpadas no gesso, entre outros cuidados.

Caimento dos ralos

O caimento dos pisos perto dos ralos vai evitar o acúmulo de água na hora de lavar o quintal ou a cozinha, assim como pequenas infiltrações.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *