Comprar um imóvel: Saiba o que deve ser levado em consideração!

Comprar um imóvel: Saiba o que deve ser levado em consideração!

Está pensando em comprar um imóvel e não sabe por onde começar? Esse artigo traz dicas e informações importantes que você precisa saber antes de comprar um imóvel usado ou novo e evitar maiores dores de cabeça.

Comprar um imóvel é um processo lento, e tentar apressar as coisas pode não valer a pena. Você precisa pesquisar bem, visitar os imóveis (ou plantas) que gostar mais, solicitar uma vistoria detalhada e aguardar com paciência as etapas mais burocráticas, como a avaliação da documentação e aprovação do financiamento, por exemplo.

Veja a seguir o que avaliar em um imóvel antes de comprá lo e as dicas que reunimos.

O que avaliar em um imóvel usado antes de comprá-lo

Se você for comprar um imóvel usado, a sua avaliação precisa ser muito detalhada, e de preferência feita por um profissional especializado (um corretor de imóveis, devidamente registrado no CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis), para evitar que você tenha que fazer pequenos reparos ou até mesmo reformas maiores pouco tempo depois de se mudar.

Essa avaliação precisa ver todas as instalações hidráulicas, elétricas e estruturais, para prever gastos futuros e verificar se vale a pena comprar o imóvel pelo valor pedido ou se cabe pedir um abatimento no valor, alegando o estado do imóvel.

Além disso, fizemos um checklist com os itens que merecem um cuidado especial na hora de avaliar um imóvel usado antes de comprá-lo:

  • Observe as louças para saber se existem rachaduras no vaso sanitário e nas cubas das pias, que podem causar vazamentos ou até mesmo a substituição da peça;
  • Observe se as torneiras estão bem vedadas ou se estão com vazamento;
  • Teste a descarga e o seu tempo de enchimento;
  • Veja como está a vedação do Box;
  • Teste portas e janelas para avaliar o acabamento e o alinhamento, e ver se existem rachaduras, manchas, lascas, etc.;
  • Veja se existem vidros rachados ou quebrados nas janelas, e observe se a vedação deles está bem feita;
  • Veja sinais de infiltração nas paredes (vizinhos do lado), no teto (vizinho de cima) e no chão (vizinho de baixo);
  • Verifique se a campainha e o interfone funcionam;
  • Olhe a situação da caixa de gordura;
  • Meça o imóvel para saber se as medidas informadas estão corretas;
  • Teste as tomadas;
  • Veja como estão os revestimentos do chão e das paredes e o rejunte deles, e não esqueça de verificar se existe desníveis e irregularidades no chão;
  • Jogue água na cozinha, no banheiro e na área de serviço perto do ralo para saber como é o escoamento da água;
  • Observe a presença de mofo ou infestação de cupins;
  • Verifique a sua vaga na garagem, para ver o tamanho e dificuldades de manobra, como pilastras e curvas, por exemplo.

Acrescente a esse checklist outros itens que achar importante. Vale a pena pedir para fazer visitas em horários diferentes, para ver como é a entrada de sol no quarto e na sala, além de barulhos durante a noite, vindo de vizinhos ou de estabelecimentos na rua, como bares e restaurantes, por exemplo.

Não esqueça de avaliar também a localização do imóvel, se existem terrenos baldios por perto, como é a iluminação da rua, se existe comércio e pontos de ônibus por perto, e se possível, fale com outros moradores para saber mais sobre a segurança da região.

Também é importante saber a saúde financeira do condomínio para evitar surpresas com cotas extras, inadimplência e obras.

O que avaliar em um imóvel novo antes de comprá-lo

Comprar um imóvel novo pode evitar várias dores de cabeça que os imóveis usados podem causar, mas ainda assim, demanda muitos cuidados na hora de fazer a avaliação.

Alguns imóveis novos são vendidos sem revestimentos e louças, para que você possa decorar de acordo com o seu gosto e orçamento, e isso diminui o número de itens do seu checklist, que vai variar se você estiver comprando um imóvel novo na planta ou um imóvel já construído.

É importante certificar-se da idoneidade da construtora com o pedido do CNPJ e a consulta ao Procon, além de fazer o levantamento da incorporação do imóvel, verificando se o engenheiro e arquiteto estão devidamente registrados no CREA. Consulte também o INSS, as ações cível, trabalhista e criminal, os débitos junto à prefeitura, a situação do corretor junto ao Creci e o memorial descritivo registrado antes de comprar o seu imóvel novo e evite dores de cabeça.

comprar um imóvel

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *