Casas pré-fabricadas: Saiba o que são e como ter uma dessas para chamar de sua!

Casas pré-fabricadas: Saiba o que são e como ter uma dessas para chamar de sua!

A arquitetura em todo o planeta tem ganhado muito com o advento da tecnologia. Atualmente, até mesmo casas feitas em impressoras 3D são realidade em vários países. No Brasil existem as chamadas casas pré-fabricadas que estão fazendo o maior sucesso.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer e entender o que são as casas pré-fabricadas. Ver as vantagens, as desvantagens e escolher se é esse tipo de residência que deseja ter para ser o seu lar. Confira!

O que são?

As casas pré-fabricadas são casas que parte do processo de construção delas é feita dentro de uma indústria e a outra parte no próprio local da construção. Isso agiliza bastante a entrega dessas residências.

É fato que elas possuem um design muito parecido umas com as outras e isso pode fazer com que muitos as rejeitem, mas a parte do acabamento, da decoração, da finalização do imóvel é exclusiva sua. A empresa não entrega a casa 100% pronta. Você vai ter direito de colocá-la com o seu estilo.

Casas pré-fabricadas de madeira

casas pré fabricadas

Existem diversos tipos diferentes de casas pré-fabricadas, as mais comuns e também mais baratas são as feitas a partir de madeira legal. Quando se fala nesse tipo de casa, pode saber que a primeira ideia é ter uma casa de madeira.

Isso porque a construção dessa casa pode ser feita em qualquer lugar, inclusive dentro da fábrica e depois ela é transportada quase pronta para o local em que vai ficar. Agiliza bastante o processo.

O problema é que casas de madeiras podem trazer diversas complicações, principalmente a depender do lugar que elas são instaladas. Fogo, chuva, sol, insetos, enfim, vários problemas podem ocorrer com esse tipo de construção.

Casas de concreto

casas pré fabricadas

A melhor forma de você fazer uma casa pré-fabricada é com o bom e velho concreto. A casa vai ficar como se fosse uma variedade de encaixes, como um brinquedo de criança. É super segura, resistente, fica bem bonita e existem diversos estilos diferentes para você escolher.

As paredes são feitas na indústria, levadas para o local da casa e encaixadas até formar a residência. Muito rápido de ser feito, dura, no máximo, 90 dias para que a sua casa esteja prontinha para você usar, isso incluindo o acabamento e a decoração final.

Casas pré-fabricadas alvenaria

casas pré-fabricadas

Outra possibilidade mais barata de casa pré-fabricada é usar a alvenaria. Para quem não sabe, alvenaria é o nome que se dá ao encaixe de partes para a construção de determinado prédio, sem a necessidade de usar argamassa, cimento, etc.

É a forma mais prática de você fazer a sua casa pré-fabricada e ela vai ficar do jeitinho que você quer. Claro que se a sua ideia for ter um lar original, diferente de tudo que existe, esse tipo de construção não deve ser a sua escolha.

As empresas que fazem casas pré-fabricadas utilizam modelos já prontos. Com isso, a sua casa vai ser bem parecida com outras espalhadas pelo país.

Porém, nas empresas que fazem casas de forma tradicional, as famosas empreiteiras e construtoras, a maior parte das casas que eles constroem também seguem um padrão. Para ter algo diferente de verdade, é preciso que você contrate um arquiteto fora das empreiteiras e que siga o que exatamente você quer para a sua residência.

Preços

Os preços variam bastante a depender do tipo de material e também do tamanho da estrutura da casa. Tem opção de pré-fabricada que fica por apenas 10 mil reais, mas é bem pequena, normalmente com um material não tão resistente assim.

O preço médio de uma casa de alvenaria, concreto, bem feita, de um tamanho médio, é de 60 a 80 mil reais. Um preço bom para quem deseja ter um lar confortável, resistente e bonito.

Prós e contras

As principais vantagens são o tempo que a casa tem para ficar pronta, não passa de 90 dias, muito difícil isso acontecer. Além disso, são casas bonitas, bem construídas, resistentes e que vão durar centenas de anos.

As desvantagens têm a ver, principalmente, com o estilo. As casas pré-fabricadas seguem um padrão. Se você quiser algo original, vai precisar buscar a forma tradicional mesmo de construir residências.

É segura?

Sim. Essas casas pré-fabricadas são super seguras, têm garantia e tudo mais. Claro que você precisa buscar uma empresa conceituada que tenha o nome reconhecido no mercado. Nada de comprar a sua casa no Mercado Livre, não é mesmo?!

Se tiver ainda alguma dúvida sobre as casas pré-fabricadas, deixe o seu comentário aqui embaixo!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *