Casa container: Saiba quanto custa e se vale a pena ter uma casa ecológica!

Casa container: Saiba quanto custa e se vale a pena ter uma casa ecológica!

Já pensou em morar em uma casa funcional? Dessas que se você quiser transformar um quarto em sala, uma sala em varanda e vice versa, você pode em apenas alguns minutos? Pois uma casa container permite isso. Os contêineres são muito utilizados para transporte, a maioria das coisas que consumimos, vestimos ou comemos foram transportadas dentro deles, porém esses produtos deixaram de serem apenas meios de transportes para se transformarem em meios de habitação. Isso mesmo, muitas pessoas estão morando em contêineres, mas antes de mais nada é preciso deixar claro que, não é simplesmente pegar um container e morar dentro dele, é preciso que você faça uma reforma para que ele fique de fato semelhante a uma casa. Porém, mesmo assim, uma casa container possui diversas vantagens como veremos a seguir.

O que é uma casa container?

A casa container vem ganhando muita notoriedade nos últimos anos, quando muita pessoas trocaram as tradicionais casas feitas de alvenaria por  contêineres, que além de serem tão bons quanto a alvenaria tradicional, ainda dão um ar mais moderno e até sofisticado para as casas. Porém o motivo para se utilizar os contêineres como habitação não é tão feliz assim, uma vez que ele foi, e ainda é, muito utilizado como abrigo durante a guerra do golfo, e agora para pessoas se abrigarem de terremotos e outras catástrofes. Isso se deve ao fato de os contêineres serem seguros e ao mesmo tempo terem um custo mais baixo, por isso construir casa container é algo que está cada vez mais comum.

casa-container

Modelos de casa container

Com a crescente demanda de casa container muitas são as opções de modelos de casa, casas pequenas, estilo loft, casas maiores, de dois ou mais andares, casa container com piscina, casa com escada, entre muitas outras opções, que vão agradar a todos os bolsos e gostos.  Além disso, o contêineres podem ser comprados usados, o que tem um custo bem abaixo da média e mesmo usados estão em boas condições para serem utilizados na construção de casas.

A casa container é também mais ecológica do que uma casa de alvenaria, isso é outro ponto a favor da sua popularização. A primeira casa, ou melhor cômodo, feito de container que se tem registro é de  Stewart Brand, um futurista que na necessidade de um lugar para guardar seus livros, utilizou um container para construir uma espécie de escritório. Depois disso, em 2006, um arquiteto da Califórnia projetou uma casa container de dois andares, enquanto no mesmo ano um empresa holandesa construiu a maior vila com casas contêineres do mundo, foram mil moradias destinadas a estudantes.

Estrutura casa container

A casa container pode ser muito espaçosa se o futuro morador desejar, algumas pessoas acreditam que por serem feitas a partir de contêineres elas são pequenas, mas é possível construir uma casa no tamanho que você desejar. Algumas das casas mais procuradas possuem quarto, sala de estar, sala de jantar com cozinha americana ou gourmet integradas, três banheiros, escritório e varanda. O que pode ser considerado maior do que muitos apartamentos.

casa_container_9

Vale a pena morar em uma casa container?

Se você cogita a possibilidade de construir ou de adquirir uma casa container, mas ainda tem receio, não se preocupe, ainda é normal que as pessoas tenham receio com esse tipo de casa, se é seguro, se a estrutura é bom, se é aquecida, entre diversas outras dúvidas. Mas sim, vale a pena morar em uma casa container por diversas razões, como a questão financeira, uma vez que no geral construir uma casa com esse material é mais barato, além de ser menos prejudicial ao meio ambiente.

Ao se optar por construir uma casa container, ainda mais com materiais reutilizados como os contêineres marítimos, você está reaproveitando uma material bom, mas que ficaria sem uso e agora pode ser parte da estrutura de uma casa. Além disso, você tem uma obra com menos sujeira do que se usasse areia, tijolo, cimento, ferro, etc. Outro benefícios de uma casa container são:

  • No momento da construção existem no máximo 15% de impermeabilização, preservando assim o solo e o lençol freático, dessa maneira o terreno consegue absorver muito melhor a água da chuva.
  • A estrutura é leve e por isso não é necessário o uso de armação ou ferragens.
  • As vigas podem ser reaproveitadas de ferro velho, pois é possível encontrar bons objetos metálicos nesses locais e que podem ser utilizados nas casas contêineres.
  • Como forma de sombreamento natural utilizam-se árvores em volta da casa, dessa maneira, preserva-se também a natureza.
  • O telhado é capaz de captar a água da chuva para reuso.

Então se você quer uma casa que pode ser versátil, moderna, aconchegante e ainda boa para o meio ambiente a casa container pode ser uma boa opção. O crescimento desse tipo de moradia é tão grande que muitas empresas brasileiras já começaram a se especializar nesse assunto. Assim será fácil de encontrar opções na hora de construir a sua casa. Além disso, você pode conversar com outras pessoas que já construíram uma casa dessas para poder trocar experiências e tirar as dúvidas que ainda restarem.

E se você ainda quer inspirações de casas contêineres veja abaixo algumas fotos para lhe inspirar.

 

casa_container_5
casa_container4

casa-container2

casa-container3
casa_container

casa_container_2

casa-container

casa-container_8

casa-container-3

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *