Banheiro planejado: Saiba as vantagens de planejar o seu banheiro!

Banheiro planejado: Saiba as vantagens de planejar o seu banheiro!

Muita gente acha que ter um banheiro planejado é caro ou dá muito trabalho, mas a verdade é que pode ser mais barato e mais simples do que você pensa, e o resultado vale a pena, afinal, não dá pra ter uma casa toda bonitinha e um banheiro desorganizado, né?

Vamos te dar dicas para ajudar a fazer o seu banheiro planejado independente do tamanho do cômodo e do orçamento que você tem disponível, independente de você contratar um profissional para fazer um projeto especial, comprar os móveis planejados em empresas especializadas ou montar com módulos comprados separadamente.

Banheiro planejado pequeno

Ter um banheiro pequeno é a realidade da maioria que mora em apartamento (principalmente em prédios mais novos) e isso não pode ser motivo para deixar a decoração e a organização desse cômodo de lado. Aliás, muito pelo contrário! Ter um banheiro planejado pequeno é possível e vai ajudar a otimizar o espaço, afinal, você vai precisar guardar seus produtos de higiene pessoal (sabonetes, shampoo, condicionador, perfumes, maquiagem, pasta de dente, papel higiênico, etc.) além de produtos de limpeza, toalhas e tapetes, itens que precisam estar a mão tanto para os moradores quanto para quem for te visitar.

Para montar o seu banheiro planejado pequeno sozinho, você precisa medir bem os espaços que poderá utilizar (paredes, espaço embaixo e em cima da pia, área do box, etc) para saber o tamanho dos módulos que vai comprar. Você pode optar por armários, nichos e prateleiras, de acordo com o seu gosto pessoal para a decoração e as suas necessidades. Caso não encontre móveis e prateleiras nas medidas que precisa, procure uma marcenaria ou empresas especializadas em móveis planejados.

Usar o espaço vertical (paredes) é a melhor opção para espaços pequenos, e você pode colocar armários ou prateleiras em baixo da pia e em cima da pia (existem versões com portas de correr) e prateleiras estreitas atrás do vaso (principalmente se ele tiver caixa), que pode servir para guardar pequenos objetos e para decoração, como vasinhos de planta, por exemplo.

Banheiro planejado grande

Quem tem mais espaço pode fazer um banheiro planejado grande, com mais armários e prateleiras, e até investir mais na decoração, deixando o cômodo funcional, organizado e bonito, independente de ser o banheiro social ou da suíte.

Ainda que você tenha mais espaço, é bom saber quais são as suas preferências e necessidades. Tem quem prefira um armário com mais gavetas, e quem prefira mais prateleiras. Tem quem goste de deixar os produtos expostos, e tem quem prefira um visual mais clean, com as portas “escondendo” tudo.

Quem tem um banheiro grande na suíte do casal pode investir em uma bancada maior, com duas cubas (bancada dupla). As mulheres que moram sozinhas ou tem suíte individual podem colocar luzes em cima do espelho, transformando a bancada em um camarim, para se maquiar melhor. Além disso, podem investir em uma bancada mais larga, para deixar os produtos de maquiagem expostos.

Para quem está construindo ou reformando, o ideal é fazer o projeto com um arquiteto ou designer (ou os dois juntos) para aproveitar melhor os espaços. E já que você tem espaço, pode aproveitar para pensar em ter um jardim de inverno no banheiro também! Existem plantas específicas para dentro de casa, e você pode ter pequenos vasinhos em prateleiras ou em cima da bancada, ou ter plantas maiores embaixo da pia ou num canto do cômodo, deixando o seu banheiro ainda mais bonito.

Qual é o preço de um banheiro planejado?

O preço do banheiro planejado vai depender do espaço que você tem, do material dos armários e prateleiras (os mais usados são o MDF, o MDP e a madeira), além da quantidade de itens. Também vai variar de preço se você montar o seu banheiro planejado em uma empresa especializada, se vai mandar um marceneiro fazer ou se você comprar os módulos em lojas de móveis.

A vantagem em fazer o seu banheiro planejado numa empresa especializada é poder escolher o material, a cor e o modelo dos móveis, como vai ser o puxador das portas e gavetas e deixar tudo com a sua cara, mas pode ser mais caro que comprar móveis prontos em lojas ou mandar fazer numa marcenaria.

Se a sua opção for mandar fazer e o projeto inicial ficar muito caro, fale com o projetista responsável para sugerir outros materiais, outros puxadores, ou faça pequenas modificações no projeto, como tirar prateleiras e gavetas, por exemplo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *