Aspirador de pó central: Que tecnologia é essa? Explicamos aqui!

Aspirador de pó central: Que tecnologia é essa? Explicamos aqui!

A tecnologia está sempre pesquisando e produzindo itens que facilitem a nossa vida, e para as mulheres que têm jornada dupla, ou seja, chegam do trabalho à noite e ainda vão cuidar da casa e da família, qualquer coisa que otimize o tempo e deixe a rotina mais simples é importante.

Uma das novidades mais desejadas atualmente é a aspiração central, ou o aspirador de pó central, que vamos apresentar no artigo de hoje para você saber o que é, como funciona, quanto custa a instalação e se realmente vale a pena trocar o aparelho portátil tradicional por esse modelo mais moderno.

aspirador de pó central

O que é?

O aspirador de pó central é muito mais que um aparelho, e sim um sistema que proporciona a limpeza dos ambientes sem que a sujeira coletada continue circulando dentro de casa, já que são coletadas através de uma mangueira acoplada às tomadas e enviadas para o aspirador central, que geralmente fica na garagem ou na área de serviço, para que o ambiente realmente fique livre de ácaros e bactérias que ficam nas partículas de poeira.

Como funciona o aspirador de pó central?

O aspirador de pó central funciona através de uma mangueira fixada nas tomadas distribuídas pela casa, que aspira o pó e envia para o aparelho central, localizado na garagem, no quintal ou na área de serviço.

Esse sistema é feito através da instalação de tubulações de PVC sob o piso e dentro das paredes, no ato da construção ou da reforma de casas e apartamentos, que ligam as tomadas ao local que vai ficar o aparelho responsável por guardar o pó aspirado, como funciona com os aparelhos portáteis, mas fora de casa, o que é muito melhor para a saúde dos moradores – principalmente os que têm algum tipo de alergia, já que o pó coletado não fica em contato com o ar respirado pelos moradores.

As tomadas podem ser colocadas em vários cômodos (até mesmo nos cômodos que não têm tapetes, como a cozinha), e quando não estiverem sendo usadas, elas ficam tampadas, para não ficarem expostas e evitar que crianças joguem algum objeto, por exemplo. Quando você for usar, basta destampar a tomada do cômodo que vai ser limpo e acoplar a mangueira para que o aparelho seja acionado.

aspirador de pó central

Assim como o aparelho portátil, o aspirador de pó central também vem com diversos bicos, para que você consiga limpar os cantinhos da parede, o sofá, as cortinas ou persianas e superfícies diferentes, fazendo a remoção total e irreversível da sujeira. Alguns modelos também permitem fazer uma aspiração molhada, para recolher a sujeira molhada de pisos e lavar tapetes e cortinas.

Com o aspirador central você não precisa ficar carregando ou arrastando o aparelho pelos cômodos, possibilitando que essa tarefa seja feita pelos seus filhos adolescentes, que podem limpar os seus quartos para ajudar na limpeza de casa, e além disso, ele é muito mais seguro e silencioso que os aparelhos portáteis tradicionais.

aspirador de pó central

Quando a instalação do sistema de aspiração central é feita em prédios, a poeira de cada apartamento é recolhida e centralizada em um aparelho separadamente.

Quanto custa a instalação?

O valor da instalação do aspirador de pó central vai depender do tamanho da casa ou apartamento e da quantidade de tomadas que você precisar ou quiser (vale lembrar que a mangueira tem em média 9 metros, e que isso permite que não precise de tantas tomadas), mas como ainda existem poucas empresas oferecendo esse serviço, ainda é considerado um serviço caro (uma média de 4 mil reais para uma área de 150 m2, com 6 tomadas).

Além do preço da instalação, vale também contar com o valor gasto na manutenção do sistema, que custa em média 300 reais por ano, para a limpeza dos filtros e da tubulação.

aspirador de pó central

Aspirador de pó central realmente vale a pena? 

Sim, o aspirador de pó central realmente vale a pena porque além de manter o ambiente livre de ácaros, poeira e bactérias, e como a potência do aspirador de pó central é muito maior que o aparelho portátil, ele facilita e agiliza a limpeza sem aumentar o gasto com a energia.

Além disso, vale a pena lembrar que ter esse sistema instalado valoriza o imóvel na hora da venda ou do aluguel, já que é um sistema de tecnologia de última geração.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *