Área de serviço planejada: Saiba quais são as vantagens!

Área de serviço planejada: Saiba quais são as vantagens!

Seja na hora de construir a sua casa, reformar ou decorar, a área de serviço normalmente é esquecida, já que é uma área de pouca circulação de pessoas, geralmente o espaço é pequeno, e dificilmente as visitas vão conhecer, mas assim como a roupa que você veste, a sua casa fala sobre quem você é, e por isso, fazer uma área de serviço planejada pode ser a solução.

Além disso, a área de serviço não precisa ser um espaço apenas funcional, mas sim um cômodo bonito e agradável. Nesse texto vamos te dar algumas sugestões, independente do espaço e do orçamento que você tenha disponível para fazer a sua área de serviço planejada.

Área de serviço planejada pequena

Se a sua área de serviço é pequena, mais motivos você tem para fazer uma área de serviço planejada, para otimizar o espaço. As empresas especializadas podem montar um projeto específico para você, de acordo com o espaço que você tem e as suas necessidades, mas vamos te dar algumas idéias, caso você queira montar a sua área de serviço planejada comprando modulados separadamente, já que costuma ser uma opção mais barata.

  • Peça para colocar armários suspensos, nichos ou prateleiras no alto das paredes, para manter os produtos de limpeza fora do alcance das crianças e animais de estimação. Além disso, não vai atrapalhar na circulação de pessoas e ocupar muito espaço;
  • Usar o espaço embaixo da prateleira para colocar um varão onde você poderá pendurar as roupas passadas penduradas em cabides também otimiza o espaço;
  • Ao invés de usar tábua de passar, pense na possibilidade de pedir uma bancada para passar as suas roupas, com gavetas e prateleiras embaixo, ou uma sapateira;
  • Instalar a secadora em cima da máquina de lavar (com abertura frontal) pode ajudar a economizar espaço;
  • Coloque ganchos na parede atrás da máquina de lavar para pendurar as vassouras;
  • Aproveite o espaço embaixo do tanque para guardar objetos grandes, como baldes e bacias.

Área de serviço planejada em apartamento

Se o seu apartamento é pequeno (o que é a realizada da maioria das pessoas que moram em apartamento, já que só os mais antigos ou os que são realmente grandes têm uma área de serviço grande), você pode utilizar as mesmas dicas para área de serviço planejada pequena.

Como a ideia é fazer desse espaço aconchegante e funcional e em apartamento não existe quintal, pensar em opções de decoração para a área de serviço planejada em apartamento como usar pequenos vasinhos de planta sobre os móveis ou no beiral interno da janela, ou quadrinhos decorativos temáticos.

Cozinha e área de serviço planejada

Muitas casas e apartamentos (principalmente os menores) têm a cozinha integrada à área de cozinha, e nesses casos, a probabilidade de uma visita conhecer a sua área de serviço é muito maior, e não dá para deixar a arrumação e a decoração dessa parte da casa em segundo plano.

Nesse caso, é comum separar os dois cômodos por uma porta de correr ou uma porta camarão, que também economiza espaço por causa do seu sistema de abertura, que consiste na divisão de duas partes, ficando uma sobre a outra. Aqui, você precisa considerar a iluminação da cozinha, já que na maioria dos espaços onde a cozinha e a área de serviço são integradas só existe uma janela (que fica na área de serviço), e caso você use uma porta de madeira, vai deixar a sua cozinha sem iluminação natural (além de prejudicar a circulação de ar) e a organização da área de serviço, já que uma porta de vidro não vai esconder esse ambiente.

Outra opção é colocar uma meia parede separando os dois ambientes sem prejudicar a luminosidade e a circulação de ar, mas delimitando onde começa a área de serviço e onde termina a cozinha.

Outra dica é pensar em separar a cozinha da área de serviço planejada usando revestimentos e móveis diferentes (como madeira na área de serviço e MDF branco na cozinha, por exemplo), ou mantendo uma base neutra, tanto nos móveis quanto no revestimento do chão e da parede, para os dois ambientes ficarem com a mesma linguagem e parecerem unificados.

Use armários aéreos e gabinetes para acolher os utensílios da cozinha e os produtos da área de serviço e emoldurar a  geladeira e o microondas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *