Piscina de vinil: Será que vale a pena investir? Quanto custa?

Piscina de vinil: Será que vale a pena investir? Quanto custa?

Verão tá aí e nada melhor do que aproveitá-lo com uma boa piscina. Ótimas para as crianças se divertirem e para os adultos fazerem uma festinha, um dos tipos de piscina mais usado é a de vinil (material com revestimento de filme em PVC). Tendo o vinil como o próprio material de acabamento estético e funcional, diferente da de concreto, não precisa de revestimento e nem da impermeabilização. Pois o material faz ambas funções por um produto impermeabilizante e de acabamento.

Com o tempo de execução de 15 a 20 dias, tem uma das construções mais rápidas e baratas. Para a compra é necessário escolher uma boa loja e um profissional especializado para a sua instalação.

piscina de vinil

Vantagens de ter a piscina de vinil

A piscina de vinil oferece vantagens sobre as outras em muitos sentidos:

  • Tem menor custo inicial (mas em contrapartida tem alto custo de vida);
  • O próprio vinil é o material impermeabilizante;
  • Oferece muitas opções de cores, estampas e tamanhos. Assim você pode ter a piscina do jeitinho que quiser, até com desenhos exclusivos;
  • Por ter a superfície lisa, não precisa do uso de rejuntes e não existe muita proliferação de algas, sujeira, fungos e bactérias;
  • Se precisar trocar o vinil é bem fácil de fazer e barato.

Veja também: Piscina de fibra


Cuidados com a piscina de vinil

Há alguns cuidados especiais para que sua piscina de vinil dure por mais tempo em boas condições:

  • O forro é mais sensível e suscetível a cortes e rasgos, então tem que ter extremo cuidado com objetos na piscina, unhas etc. Geralmente deve ser trocado a cada 10 anos;
  • Alguns problemas ocorrem pelo uso indevido de produtos químicos. O uso excessivo de cloro por muito tempo desbota a cor do material e faz com que a superfície do vinil se resseque. Então o indicado é sempre diluir os produtos na água antes de jogar na piscina;
  • Logo que instalado o vinil, a piscina deve ser enchida rapidamente para evitar ocasionar rugas;
  • Não é indicado esvaziar a piscina sem orientação de um profissional, pois esvaziá-la completamente de forma inadequada por causar rachaduras e trincas no vinil e na estrutura de concreto.
piscina de vinil
Instalação de uma piscina de vinil
piscina de vinil
Instalação de uma piscina de vinil

Piscina de vinil com deck

Uma ótimo aproveitamento para fazer junto da piscina, é a área com deck. Para a área de lazer há várias opções de materiais, fica a seu critério e seus gostos. É importante pensar na estética do lugar, como a piscina está posicionada, pois alguns materiais ajudam a realçar mais o ambiente. Independente do material, lembre-se sempre que ali perto da piscina é um local que molha bastante e o perigo de alguém escorregar e sofrer algum acidente é grande. Opte por materiais antiderrapantes e peças certificadas para áreas molhadas.

Piscina de vinil com deck de madeira:

Um dos materiais mais charmosos e rústico. A madeira sempre dá uma cara boa ao ambiente e traz uma sensação de contato com a natureza que muito gente adora. Se o local tiver árvores, flores, etc, ainda fica mais bonito. Pois faz um encontro de natureza que enrique o ambiente. O material ainda oferece vários tipos de madeira e tons do marrom que você pode escolher conforme seu gosto. Fica lindo com móveis no deck também de madeira!

Piscina de vinil com deck de porcelanato: 

Alguns com uma tonalidades mais claras (em tons pastéis), deixa o ambiente mais clean e sofisticado. Também há a possibilidade de ser um porcelanato amadeirado, que é mais leve que a madeira em si. São para ambientes mais suaves e aconchegantes.

piscina de vinil

Dicas para limpar sua piscina de vinil

Piscina é um ótimo investimento, mas precisa ser limpa sempre para evitar o acúmulo de sujeiras. É necessário ter em casa rede para folhas, aspirador de piscina, escovas de nylon e os produtos químicos adequados .

  • Comece tirando as sujeiras maiores com a rede para folhas. Esse hábito é bom ter semanalmente para manter a piscina sempre limpa.
  • Limpe todo o contorno da piscina com a escova de nylon. Sempre limpe e retire a sujeira no sentido oposto à localização da piscina.
  • Aplique algumas gotas de qualquer produto específico para o rebordo da piscina.
  • Esvazie o depósito do filtro e limpe bem para não entupir. Aproveite e veja se o conjunto de filtragem está funcionando bem.
  • Verifique nos filtros do fundo da piscina se não há folhas ou sujeiras maiores que possam prejudicar o fluxo da água.
  • Mesmo que a piscina de vinil não atraía muitos algas pelo seu material, é importante sempre escovar as paredes da piscina para evitar que se torne um lodo. Esses lodos que atraem a proliferação das algas.
  • Para manter a água limpinha, use o aspirador e remova do fundo da piscina aqueles pedaços pequenos de sujeira que se acumulam durante a semana.
  • Por último aplique o cloro. Lembre-se de diluir na água antes de aplicar para evitar que o vinil desbote com o uso do produto.

piscina de vinil

Quanto custa uma piscina de vinil?

As piscinas de vinil variam de lugar para lugar, mas saem em torno de R$7 mil a R$10 mil reais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *