Piscina com borda infinita: O que é? Como ele é feita? Veja imagens!

Piscina com borda infinita: O que é? Como ele é feita? Veja imagens!

Não é de hoje que as piscinas deixaram de seguir apenas o modelo tradicional retangular e com fundo azul. Atualmente, ter uma piscina em casa não significa apenas a utilização de um item de diversão e lazer, mas também de uma ótima peça para decoração. Por essa razão, é possível encontrar piscinas nas mais diversas cores e estilos.  A piscina com borda infinita é uma tendência que se tornou objeto de desejo de muita gente, justamente por seu aspecto diferenciado, capaz de deixar qualquer ambiente mais bonito e marcante.

Afinal, o que é piscina com borda infinita?

A piscina com borda infinita é uma técnica de projeção e construção que permite que uma das laterais da piscina seja construída de modo que pareça estar desprendida do solo e que se misture com a paisagem do ambiente.

Por isso, é normal esse tipo de projeto seja feito em terrenos nos quais seja possível se observar lagoas, mares, lagos ou, até mesmo o céu azul. Caso o tom da água seja o mesmo tom da paisagem que estiver no pano de fundo, a sensação de infinito fica ainda maior.

Piscina com borda infinita vista pro mar

Piscina com borda infinita com vista para o mar

Como fazer uma piscina desse jeito?

Embora cada arquiteto aplique técnicas diferentes para o projeto de uma piscina com borda infinita, existem algumas dicas gerais e importantes para uma boa construção desse tipo de piscina.

Como dever ser o espaço para uma piscina de borda infinita

Para que o efeito infinito seja aplicado com sucesso, é necessário a escolha de um espaço do terreno em que a paisagem ficará realmente visível. Caso seja o céu, é necessário que a piscina seja projetada na altura ideal para que somente ele seja percebido.

Outro item é importante é que o terreno seja desnivelado e a piscina fique na parte superior, isso ajudará na visão panorâmica e na sensação de borda continuada. Caso o terreno seja plano, será necessário que o projeto considere a elevação de uma parte do terreno para a instalação da piscina.

O ideal é que a construção de uma piscina com borda infinita seja planejada por um profissional, já que se trata de um projeto complexo, com alguns pormenores.

Piscina com borda infinita com vista para mata

Piscina com borda infinita com vista para um lago

Piscina com borda infinita

Dicas

Caso você mesmo queira construir sem a ajuda desse especialista, é necessário se atentar às seguintes dicas:

  • Escolha um terreno que possua certo declínio e que possua uma paisagem que você queira que se misture com a sensação de borda infinita.
  • Faça um desenho do projeto, considerando todas as medidas do terreno. Isso ajudará na compra dos materiais e permitirá que possíveis problemas sejam percebidos com antecedência.
  • Planeje o encanamento e instalação das calhas considerando as configurações das instalações da casa. Lembre-se de fixar bem as barras e vergalhões com concreto.
  • Por questões de segurança, é necessário que a parte externa da calha tenha cerca de vinte centímetros de extensão, para que se evite os riscos em possíveis acidentes em que alguém resolva sair da piscina por esse lado (embora isso não seja recomendado de forma alguma).
  • Depois que estrutura estiver pronta, basta instalar ou construir a piscina na parte mais elevada da estrutura, de acordo com o projeto desenhado.
  • Uma dica de ouro é dar um acabamento especial para as bordas, principalmente para aquela que se pretende dar o efeito de infinito. É sempre bom observar as cores do ambiente e escolher a cor ideal da cerâmica ou da pintura, de modo que fique quase no mesmo tom dos outros elementos do ambiente.  

Piscina com borda infinita com vista para mata
Piscina com borda infinita vista pro mar

Piscina com borda infinita com vista para mata e montanhas

Piscina com borda infinita é perigoso?

Apesar de possuírem acabamentos e efeitos que, quase sempre, dão a ideia de que a piscina de borda infinita está em um local de perigo, geralmente, esse tipo de construção não é perigosa e oferece quase os mesmos riscos em relação às outras piscinas comuns.  

O risco maior fica por conta se o nivelamento do solo for muito grande, nesse caso é necessário orientar que as pessoas que utilizarem a estrutura não saiam pelo lado da borda com efeito infinito.

Se a casa tiver crianças, o cuidado com a borda especial deve ser redobrado! Principalmente, se a parte debaixo do desnível estiver em uma altura perigosa. Nesse caso, é recomendável que a criança não utilize a piscina ou, caso entre, faça isso apenas na presença de um adulto.

Piscina com borda infinita com vista para a cidade

Piscina com borda infinita para cidade

Piscina com borda infinita com vista para mata e montanhas

Talvez você se interesse também por: Piscina de fibraPiscina aquecida.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 3,50 out of 5)
Loading...

Comments (2)

  • Que maravilha esse lugar!!!
    Onde encontro um paraíso desse?

    Reply
  • Muito legal… no meu caso como ainda não tenho o terreno, assim que o tiver estudarei melhor. Mas com certeza não terei água no pano de fundo, no meu caso o momento IMPAR provavelmente seria a noite, com vista da cidade com luzes acesas… acho que ficaria legal também.

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *